Imagem

Como tirar manchas de roupas de bebê e criança

Lavar as roupas das crianças pode ser um desafio e tanto. Quem tem filhos pequenos em casa costuma se deparar com todo tipo de manchas que não saem de jeito nenhum. Mas nós vamos facilitar para você! Separamos dicas simples sobre como tirar manchas de roupas de bebês e crianças sem estragar as peças.

Veja como é possível tirar manchas de roupas de bebê

Roupinhas de bebê são uma graça e, geralmente, são feitas de tecidos delicados que exigem maior cuidado na hora de lavar. Portanto, se você for usar a máquina de lavar, lave as peças separadas das roupas dos adultos e sempre no ciclo para roupas delicadas. Se possível, pule a etapa de centrifugação e torça as peças à mão para não danificar as fibras do tecido.

Outro cuidado importante é na hora do enxágue. É necessário remover muito bem os produtos usados na lavagem para que os resíduos não provoquem alergias na pele sensível dos bebês. Pelo mesmo motivo, é recomendado o uso de produtos neutros na lavagem – e é vetado o uso de alvejantes à base de cloro.

Confira nossas dicas para tirar manchas de roupas de bebê e saiba como é simples removê-las:

Leite materno

Molhe o local da mancha com água, cubra com bicarbonato de sódio e jogue por cima um pouco de água com gás. Esfregue delicadamente com uma escova de dentes e repita o processo até que a mancha desapareça.

Roupa de bebê manchada, sendo lavada com bicarbonato e água com gás

Frutas e papinhas

Lave o local da mancha com água morna e vinagre, esfregando delicadamente. Repita o processo até tirar toda a sujeira.

Cocô

Retire o excesso de sujeira o mais rápido possível, antes que a mancha de cocô na roupa seque. Depois, esfregue bem com sabão neutro e deixe a peça de molho. Depois, lave-a normalmente.

Amarelado

Depois de tirar a mancha de cocô, pode ser que a roupinha fique amarelada. Para resolver esse problema, esfregue a peça com vinagre branco, lave normalmente e deixe secar em local ensolarado.

Mofo

Esfregue o local da mancha com uma mistura de suco de limão e sal, que vai absorver o mofo. Depois, enxágue e lave normalmente – separado de outras roupas para não espalhar o problema pelo enxoval inteiro.

Tirando manchas de roupas de criança

As dicas para lavar roupas de bebê também se aplicam para roupas de crianças maiores. No entanto, em caso de peças feitas de tecidos menos delicadas, como jeans e uniformes escolares, você pode lavar na máquina usando ciclos mais pesados que ajudam a remover a sujeira com mais eficiência.

Veja como acabar com as manchas mais comuns em roupas de criança:

Sangue

Se a mancha ainda estiver úmida, deixe a peça de molho na água fria por alguns minutos. Só isso pode ser suficiente para tirar manchas de sangue da roupa, mas, se não for, você pode tentar outro truque: jogue sal sobre a mancha úmida e deixe agir por meia hora; depois, esfregue o local com sabão de coco. Outra receita caseira que costuma funcionar nesses casos é fazer uma pasta com água fria e talco ou amido de milho para esfregar a mancha.

Se a mancha estiver seca, você pode tentar tirá-la esfregando com bicarbonato de sódio e água fria. Vale também deixar a peça de molho de um dia para o outro com alvejante.

Barro

Tire o excesso de sujeira na água corrente e esfregue a peça com detergente líquido. Deixe de molho e observe se a mancha se desfez. Se sim, lave a roupa normalmente; se não, esfregue novamente com sabão neutro.

Caneta

Use álcool de limpeza para “amolecer” a mancha e esfregue com sabão neutro. Repita o processo até sair tudo e lave a peça normalmente.

Mancha de caneta sendo removida com álcool de camiseta de criança

Molho de tomate

Coloque a peça do avesso debaixo da torneira, para que a água corrente ajude a remover e amolecer a mancha de tomate na roupa. Depois, esfregue o local com um pouco de detergente líquido. Enxágue e repita o processo até que a sujeira seja totalmente removida. Se isso não acontecer, deixe a peça de molho por algumas horas com alvejante e tente novamente.

Chocolate

Use água com gás para umedecer o local da mancha. Deixe agir por 15 minutos e esfregue. Se não der certo, tente lavar com detergente líquido e esfregue delicadamente com uma escovinha – com muito cuidado para não estragar as fibras da peça.

Encardido

A melhor maneira de desencardir roupas brancas em geral é deixá-las de molho. Se o encardido das roupas das crianças for mais antigo e estiver muito difícil de remover, use a seguinte receita caseira:

  • Molhe o local encardido e esfregue com um pouco de vinagre;
  • Depois, coloque a peça de molho em um balde de água com cinco colheres (sopa) de sal e cinco de bicarbonato;
  • Espere duas horas e lave a peça normalmente.

Para mais dicas, veja nosso conteúdo exclusivo com dicas para tirar manchas de roupas brancas.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!