Imagem

Dica! Como clarear roupas brancas para o Ano Novo!

As festas de Ano Novo estão chegando e nem sempre dá para comprar uma peça de roupa nova. Nessas horas, vamos até o bom e velho guarda-roupa para encontrar aquela peça branca, perdida e cheia de estilo que vai cair super bem no seu Reveillon.

Mas, o que fazer quando a roupa branca está manchada ou amarelada? Como tirar o tom amarelo de um tecido branco ou o encardido típico de roupa guardada?

Ficou curioso para saber quais técnicas usar para branquear as roupas? Então, confira a lista que fizemos para te ajudar a economizar através de receitas caseiras para clarear roupas e tecidos.

Branca, branquíssima

Dica 1. Sabão em Pó + Bicarbonato de Sódio

Em um panela ferva água suficiente para cobrir as roupas brancas. Acrescente sabão em pó até a água ficar azul, insira 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe de molho por aproximadamente 6 horas. Após esse período, lave a roupa normalmente. Caso seja na lavadora utilize o ciclo longo.

Dica 2. Vinagre Branco

Um grande agente branqueador de roupas é o Vinagre Branco, principalmente aquelas roupas que estão amareladas. Coloque em um balde, água, uma xícara de vinagre branco, um pouco de cândida e bicarbonato de sódio. Deixe de molho durante um tempo, e depois enxague. Para conservar mais tempo a roupa com aspecto branco estenda sempre no sol.

Dica 3. Sabão de Coco

Lave a roupa branca com sabão de coco. Depois coloque dentro de um saco plástico e deixe de molho por 24 horas, em seguida, lave a peça novamente somente com água. Caso esteja utilizando uma lavadora use o programa longo. Essa dica foi inspirada em um hábito antigo da época dos nossos avós, popularmente conhecido como “Quarar Roupa”.

Dica 4. Alvejante + Bicarbonato de Sódio

Em um balde coloque água morna, um pouco de alvejante (sem cloro) e uma colher de bicarbonato de sódio. Deixar de molho durante um período, depois esfregar e lavar separado de outras roupas. Essa é uma forma muito eficiente para desencardir a roupa branca.

Dica 5. Ciclo de Lavagem para Roupa Branca

Para finalizar a lavagem e te ajudar a poupar trabalho, verifique se a sua máquina tem um ciclo de lavagem específico para roupas brancas. Caso sua lavadora seja da Consul, pode ficar tranquilo, pois ela possui essa função.

Vemos uma máquina de lavar selecionando o ciclo de lavagem para roupas brancas e aplicando um pouco de bicarbonato de sódio junto co o sabão em pó.

Manchou, e agora?

Além de branquear a roupa, às vezes precisamos lidar com aquelas manchas inconvenientes que não saem de forma alguma. Por isso, separamos algumas técnicas caseiras que retiram manchas para sua roupa ficar mais branca e perfeita.

Dica 6. Pinho sol para manchas de vinho

Caiu vinho na roupa? Calma, coloque em um balde: um copo americano de desinfetante Pinho Sol e deixe de molho no sol, e depois lave. Essa técnica ainda deixa as roupas mais branquinhas.

Dica 7. Limão + Bicarbonato de sódio para marcas de suor

Sabe aquelas manchas de suor que ficam nas roupas brancas? Para tirá-las você pode colocar uma colherada de bicarbonato de sódio na área manchada e esfregar com metade de um limão. Deixar por cerca de 15 minutos e depois enxaguar com água morna. Se a sua opção é a máquina de lavar adicione uma xícara de bicarbonato de sódio ao sabão (da sua preferência).

Uma camiseta branca manchada. Joga-se um pouco de bicarbonato de sódio em cima da mancha e suco de limão em seguida.

Dica 8. Vinagre para eliminar o mofo

Manchas de mofo? Sim, roupas guardadas por muito tempo podem adquirir o que chamamos de bolor, que é muito perceptível nas peças brancas. Um dica para retirar essas manchas é o uso do vinagre. Você pode deixar a peça de molho em um balde com água e vinagre durante 20 minutos e em seguida lavar a roupa normalmente.
Essa mesma dica é válida para as roupas de cama que estão guardadas a um tempo.

Essas são somente algumas técnicas para clarear, desencardir e tirar as manchas das roupas brancas que estão no armário. O essencial é achar uma dica que se adeque ao que sua peça mais precisa.

Além disso é importante saber o que significam os símbolos de lavagem na etiqueta. É lá que você encontra informações essenciais para lavar a roupa. Evite sempre que possível alvejantes com cloro, pois geralmente esse produto pode amarelar ainda mais a peça. Por fim curta muito as festas de Ano Novo e arrase com sua roupa branquíssima.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!