Economia no trabalho: dicas para gastar menos

como economizar no trabalho

Às vezes a gente não se dá conta, mas tão importante quanto economia dentro de casa é a economia no trabalho.

É necessário adotar planos e atitudes sustentáveis como reduzir os custos e o uso de alguns materiais que não são tão úteis assim na hora de trabalhar tanto no escritório como no home office. Quer algumas dicas para economizar? A gente Facilita:

Como economizar no trabalho

Uso de Materiais

  • Reutilizar é a palavra de ordem. Então, antes de jogar fora papéis impressos, pense que você pode reaproveitá-los fazendo blocos para recado.
  • Use com moderação os materiais que não são recicláveis, como fitas adesivas, e outros.
  • Antes de fazer impressões, pense se isso é realmente necessário. E utilize, sempre que possível, os dois lados da folha de papel.
  • Prefira grandes blocos de papel ou agenda do que papéis de lembrete, afinal como são maiores, você consegue utilizar melhor o espaço do que usar vários bloquinhos.
  • Use o e-mail se for possível quando for fazer alguma cobrança em vez de papel, é forma de economizar e ser mais sustentável.

Redução de custos

  •  Use a tecnologia a seu favor: abuse do e-mail e de chats online para efetuar os contatos necessários, usando o telefone somente quando for realmente necessário, essa dica vale tanto no escritório como no trabalha em casa. Se possível, faça reuniões de trabalho a distância, por meio de recursos como Skype ou videoconferência.
  •  Evite deixar o monitor do computador ou notebook ligado se ele não estiver sendo utilizado, principalmente no home office, afinal a conta de luz pode ficar mais cara ao trabalhar em casa.
  •  No home office, busca ir ao um lugar iluminado e utilizar a luz natural, se não for possível lembre-se sempre de  apagar as luzes ao sair do local.
  • Uma impressora multifuncional ajuda economizar nos custos, mas só deixe-a ligada quando for usar.

Dicas de como economizar no home office:

Utilize dispositivos econômicos:

Na hora de comprar seu computador e HD externo procure os dispositivos e máquinas mais econômicos, são diversos modelos no mercado que trabalham numa rotação menos agressiva fazendo que o consumo de energia seja menor.

Seja multitarefa 

Além dos seus dispositivos, você mesmo pode adotar esta prática visando consumir menos energia. Por exemplo, caso seu celular descarregue coloque-o no cabo USB e opte carrego-lo diretamente no seu notebook ou computador. Se você é aquele tipo de pessoa que adora ouvir música enquanto trabalha, então a dica é busque ouvir as músicas nas rádios e plataformas online. 

Deixe as tarefas mais pesadas para á noite 

Downloads, updates e backup são tarefas muito pesada para o seu dispositivo, então faça-a quando todo mundo estiver dormindo.  Com as luzes desligadas e o ambiente mais frio, essas pequenas coisas melhora as condições  da máquina e permita que essa tarefa seja feita mais rápidas. 

Evite pedir comida

O home office te permite usufruir mais dos ambientes da sua casa, como a cozinha. Além de economizar cozinhando em casa, essa atividade pode acabar virando um novo hobby.

Otimização do tempo

O tempo também é um recurso muito precioso. Saber administrá-lo é um diferencial que as empresas têm procurado ultimamente nos seus colaboradores. Quem age assim conquista mais qualidade de vida. Para isso, é importante focar nas tarefas, estabelecer prioridades , evitar distrações (como a consulta sistemática ao e-mail pessoal ou o acesso a redes sociais durante o horário de trabalho, que tiram sua atenção e fazem com que você gaste mais tempo para realizar as funções), e evitar conversas sem necessidade. 

Essa dica é fundamental no home office, afinal sabemos que as distrações são maiores, por isso procure criar uma rotina ao trabalhar em casa, estabelecendo o tempo de entrada, do almoço e de saída. Lembre-se de no final do expediente, já anotar as tarefas que serão prioridades no dia seguinte. 

Ah, aqui temos mais um dica para quem estar trabalhando em casa, sabemos que sair de casa, chegar no escritório, sair dele e voltar para casa é algo que toma boa parte do nosso tempo, fazendo com que outras atividades que queremos fazer não sejam prioridades. Então, com o home office você não tem mais esse tempo de deslocamento e você pode usá-lo para fazer um curso de especialização, ler, praticar um exercício ou focar naquele plano de metas que você tinha deixado para depois.

E aí, gostou? Se você terminou de trabalhar e agora só pensa em o que fazer nesse tempo livre. que tal conferir o nosso post de cinco filmes mais vistos que você precisa assistir? É um bom lazer para quem gosta do cinema nacional.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!