Imagem

Lista de produtos de limpeza que não podem faltar na sua casa

Se você está morando só pela primeira vez ou ainda tem dúvidas sobre estar ou não escolhendo os produtos de limpeza corretos para sua casa, saiba que se trata de um problema bastante recorrente. A quantidade de opções e diferentes funções podem sim confundir muita gente. É por isso que viemos trazer uma lista de produtos de limpezas que são essenciais para sua casa:

Produtos de limpeza para a casa toda

Álcool:

Um ótimo desinfetante, o álcool pode ser usado em vidros e metais e é o produto ideal para as pequenas limpezas do dia a dia. Mas, sempre é bom evitar usar em pisos de madeira.

Detergente:

Esse produto é indispensável quando for fazer sua lista de material de limpeza, pois, além de lavar louças, o detergente é ideal para limpar superfícies de madeira e plástico, os azulejos da cozinha e do banheiro, paredes e mais. Lembre-se sempre de enxaguar e enxugar após a lavagem para evitar manchas.

Sabão neutro ou de coco:

O sabão neutro ou de coco é outro produto de limpeza extremamente versátil que serve para as pequenas limpezas do dia a dia, inclusive quando você precisa lavar os panos de chão na mão.

Limpador multiuso:

Esses produtos têm grande poder desengordurantes e pode ser usado em basicamente todas as superfícies da sua casa: pias, bancadas, vidro, fogão, prateleiras etc.

Limpa-vidros:

Servindo para as janelas, o box, os móveis e os espelhos, o limpa-vidros faz exatamente o que seu nome diz.

Desinfetante:

Desinfetantes são indicados para superfícies de cerâmica e porcelanato, geralmente não precisam ser enxugados e nem enxaguados. Você só precisa diluir em água e passar sobre o piso com um pano limpo.

Limpa pisos de madeira:

Esse produto só será adicionado na sua lista de material de limpeza caso você tenha pisos de madeira em sua residência. O limpa piso de madeira minimizam a necessidade de encerar o piso e pode ser aplicado com a mesma praticidade que o desinfetante.

Luvas de borracha:

São necessárias para evitar que sua pele seja prejudicada pelo contato constante com os diferentes produtos, também são boas para te proteger na hora de limpar áreas como o vaso sanitário (é recomendável, inclusive, ter um par de luvas apenas para o vaso e outro para demais limpezas).

Panos de chão:

Tenha muitos, o quanto puder, até para não ter que acrescentar a correria de lavar e secar os panos de chão antes de usá-los se não tiver tanto tempo disponível. Se possível, separe-os por ambientes da casa, principalmente para não acabar levando resíduos de um para outro.

Baldes:

O balde é indispensável na sua lista de produtos de limpeza, é recomendado que você tenha pelo menos dois baldes de 5 litros para fazer a limpeza da sua casa.

Esponjas:

Use mais de uma ao mesmo tempo. Evite usar a esponja que remove gordura do fogão e da pia em móveis, também não é uma boa ideia usar a mesma esponja do banheiro na cozinha e vice-versa.

Bicarbonato de sódio:

Útil tanto em receitas quanto para limpar superfícies e desentupir ralos. Seu poder desengordurante o torna muito útil na hora de limpar o forno e o fogão.

Vinagre branco:

Outro poderoso desengordurante, o vinagre branco também é um ótimo removedor de limo quando aplicado puro e vai muito bem limpando a pia da cozinha quando usado junto de água quente.

Produtos para limpar o banheiro:

Desinfetante para o vaso sanitário:

Um dos itens mais importantes para a limpeza deste ambiente, o desinfetante para o vaso elimina germes e esteriliza uma das regiões da casa onde eles mais costumam proliferar. Deve ser usado junto com uma escova apropriada para esfregar toda a superfície interna do vaso sanitário antes de ser deixado para agir por alguns minutos.

Dê preferência aos desinfetantes que vêm com um bico especial que alcança cantos difíceis do vaso sanitário.

Tira-limo:

Indicado para limpar rejunte, pisos e azulejos, o tira-limo é sua melhor arma contra o mofo e o limo nas superfícies de uma área muito propícia à formação deles por conta do calor e da umidade.

Produtos de limpeza para a cozinha:

Desengordurante de cozinha:

Desengordurante é um produto que facilita a limpeza das superfícies da cozinha, podendo ser aplicado sobre o fogão, o chão, a tampa de vidro do fogão, exaustor e coifa. Basta aplicar sobre a superfície e esperar agir antes de remover com uma esponja ou pano limpo.

OBSERVAÇÃO: Antes de usar qualquer um dos produtos indicados acima, não esqueça de ler as instruções de uso na embalagem porque diferentes marcas têm diferentes formas de uso e proporções na hora de diluir.

Agora que você já tem a lista de produtos de limpeza em mãos, que tal conferir o nosso guia geral de como fazer faxina?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!