Imagem

Boca do fogão não acende. Ihhh agora?

É claro que ninguém quer se queimar quando está cozinhando no fogão. Por isso o acendimento automático se tornou uma característica essencial em qualquer fogão, hoje em dia.

Mas, e quando a boca do fogão não acende? Você não pode ficar sem cozinhar, certo? Por isso, selecionamos algumas causas e soluções pra te ajudar, caso isso aconteça. Olha só!

Problemas nos queimadores

Se você tentou acender o seu fogão e não conseguiu, precisa observar alguns detalhes para identificar a causa do problema.

Se você tentou acender outra boca e tudo ocorreu normalmente, vale checar se está tudo bem com a boca que não acendeu. Pode acontecer das peças estarem mal encaixadas ou a saída de gás daquela boca específica estar obstruída.

Para ter certeza se o problema não está no gás, pode tentar acender manualmente. Mas cuidado, hein. Não queremos ninguém queimando os dedos!

Fogão não acende no automático

Agora, se você já fez todos os testes e as bocas estão acendendo manualmente, o problema pode estar no acendimento automático. Aqui, existem duas soluções possíveis:

• A primeira é verificar se a peça de alumínio que fica na boca do seu fogão está muito suja com camadas de gordura, por exemplo. Essa camada de sujeira pode impedir que a faísca do acendimento automático chegue até a boca e, consequentemente, não acenda. Para resolver, você pode usar uma esponja de aço para limpar a área do alumínio que tem contato com a vela. É um trabalho mais delicado, apenas para tirar a crosta de sujeira.

fogão

• A segunda solução está diretamente na vela do seu fogão. Se ele já tem bons anos de uso, é normal que essa peça fique enferrujada ou se danifique. Só de observá-la, já é possível perceber se está danificada demais ou não. Para estes casos, o melhor caminho é contar com uma ajuda profissional e trocar a peça. Assim, você garante uma vida útil maior para o seu fogão.

Com essas dicas, você vai conseguir identificar e resolver os problemas mais comuns com o acendimento automático do seu fogão. Aproveite que já vai estar cozinhando suas receitas novamente e saiba como tirar gordura do fogão depois de cozinhar.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!