Imagem

Guia geral de como congelar papinha de bebê

Ter um bebê é sinônimo de rotina agitada e, para facilitar o dia a dia, armazenar e congelar a papinha do pequeno pode ser muito útil. Você pode fazer isso de maneira simples e prática, sem perder a qualidade dos alimentos, garantindo a boa alimentação do seu bebê e gastando menos tempo na cozinha. Abaixo, tiramos as suas dúvidas e damos todas as dicas que você precisa para armazenar, congelar e conservar a comida do bebê.

Freezer ou congelador: Onde congelar a papinha?

Às vezes saber como congelar não é o suficiente, é preciso também entender o local ideal para congelar as papinhas de bebê. Pois, quando falamos de comida congelada precisamos sempre ter em mente os cuidados necessários para conservar os nutrientes dos alimentos, com isso vale ressaltar que uma geladeira não consegue fazer uma conservação eficiente como o freezer, afinal sua capacidade de resfriamento não passa de 10º graus negativos.

Sendo assim, um alimento para ser congelado e ainda manter seus nutrientes necessita de estar em pelo menos 18º graus negativos, dessa forma o freezer é o local ideal para congelar a papinha do seu filho. Afinal, ele tem a capacidade de chegar até 25º graus negativos.

Como congelar papinha de bebê

Você pode congelar papinha de legumes ou frutas. O ideal é acondicionar o alimento em recipientes de vidro adequados para congelamento ou de plástico, com tampa, que acomodem uma porção individual – assim, você descongela apenas o que o bebê vai comer no dia. Pode usar também sacos plásticos com fechamento à vácuo, próprios para ir ao freezer.

Papinhas de bebê armazenadas em recipientes tampados

Tome cuidado ao congelar papinha de bebê em potes de vidro. Lembre-se que o líquido se expande quando congelado e isso pode fazer com que o vidro estoure dentro do seu congelador.

Depois de preparar a papinha, é importante deixá-la esfriar completamente antes de levá-la ao freezer. Coloque as porções nos recipientes e cole em cada pote uma etiqueta com a data do preparo e os ingredientes da papinha. Antes de servir, deixe a comida descongelar na geladeira ou leve ao micro-ondas, tomando sempre muito cuidado com a temperatura na hora de servir.

Geladeira aberta com papinhas de bebê em uma das prateleiras

Papinhas de bebê feitas apenas com vegetais ou frutas duram até seis meses no congelador. Já as que contêm carne podem ficar congeladas por até dois meses.

Cuidados necessários na hora de congelar:

  • Congele apenas comidas que foram recém preparadas com ingredientes frescos, jamais congele uma papinha que já foi descongelada. 
  • Utilize potes pequenos, recomendados armazenar a quantidade ideal para uma refeição, evitando sobras e desperdício de alimentos. 
  • Etiquetas com datas de preparo são essenciais para ter um melhor controle de quais dias as papinhas foram feitas e saber o que está dando para o seu bebê.

O que você NÃO pode congelar

Todos os alimentos têm uma pequena perda de nutrientes ao serem congelados, além de sofrerem alterações de textura e sabor. Na maior parte dos casos, as perdas são muito pequenas, mas existem alguns ingredientes que podem aparecer nas suas receitas de papinha que não ficam bons depois de congelados. Anote aí:

– Ovos
– Banana
– Pêra
– Manga
– Melancia
– Melão
– Mamão
– Macarrão cozido
– Iogurte
– Folhas de verduras cruas

Leite materno pode ser congelado?

Sim! O leite materno dura 24h na geladeira e até 15 dias no congelador ou freezer. Para isso, é fundamental que o leite seja armazenado em recipientes esterilizados – de preferência de vidro, com tampa. Ele deve ser congelado imediatamente após a coleta. Uma dica importante para não se perder é etiquetar os recipientes com a data do congelamento. Assim, você não corre o risco de deixar o leite passar do prazo indicado.

Na hora de alimentar o pequeno, evite o micro-ondas; descongele e aqueça o leite materno em banho maria para conservar os nutrientes. E nem pense em guardar as sobras: assim como todos os alimentos que já foram congelados uma vez, o leite materno não pode de jeito nenhum voltar para o freezer.

Como descongelar comida de bebê:

Muitos pensam que o descongelamento deve ser realizado pela temperatura ambiente, porém isso pode ser um erro grave, afinal é muito fácil que nesse processo ocorra a proliferação de micro-organismo. Com isso, o ideal é sempre descongelar na geladeira ou no fogão. 

Na geladeira:

Aqui o ideal é ao tirar do freezer colocar diretamente nas prateleiras mais baixas da geladeira, preferencialmente a última, e deixar descongelando por aproximadamente 5 horas, assim que ela estiver completamente descongelada é só aquecer e servir na temperatura correta para o bebê. 

No fogão:

A comida do bebê pode ser descongelada diretamente no fogo, mas só faça isso quando estiver com muita pressa, pois o recomendado é que esse processo seja feito em banho maria para que se conserve os nutrientes, sabor e a sua cor.

Para descongelar em banho maria, você só precisa aquecer uma panela com água que cubra até a metade do pote onde a papinha está e colocar ela assim que tirar do freezer para evitar a contaminação de bactérias.

Agora que você já sabe como armazenar papinha de bebê, veja também como outros alimentos devem ser armazenados na geladeira.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!