Imagem

Como descartar eletrodomésticos corretamente

 

Pouca gente sabe, mas existe uma forma correta de descartar eletrodomésticos. Além de algumas ONGs aceitarem doações de produtos como geladeiras, fogões e micro-ondas em boas condições, alguns aterros sanitários possuem condições preparadas para receber esse tipo de material.

Abaixo você confere tudo o que precisa saber para descartar eletrodomésticos corretamente.

A importância do descarte de eletrodomésticos

As conversas sobre reciclagem, coleta seletiva e descarte correto de lixo não são atuais. Em muitos países, inclusive o Brasil, o descarte correto já existe, porém ainda não faz parte do nosso cotidiano.

Eletrodomésticos são produzidos com materiais duráveis e, embora eles seja descartados por tempo de uso ou por algum defeito específico, seu material pode ser muito poluente para o meio ambiente.

Quanto mais cedo nos importarmos com questões ambientais, mais cedo começaremos a cuidar do nosso planeta.

Como descartar?

O descarte desse tipo de lixo deve ser feito de forma organizada. Se houver partes quebradas e pontiagudas, vale embrulhar esses cacos e sinalizar para quem ninguém se machuque.

Se por alguma razão você ainda tem a caixa do produto, agora é a melhor hora para se desfazer desse lixo também. Guarde o produto a ser descartado na caixa e procure por um local de coleta.

O recomendado é procurar um posto de coleta apropriado para lixo eletrônico. Mas se na sua cidade você não souber de nenhum estabelecimento, uma boa alternativa é tratar os aparelhos descartados como lixo reciclado. Seja na lixeira do seu prédio, ou no dia da coleta seletiva do seu bairro.

Onde descartar?

Produtos eletrônicos e eletrodomésticos precisam de alguns cuidados específicos. Por isso, na cidade de São Paulo, por exemplo, existem algumas empresas cadastradas na própria prefeitura que estão autorizadas a fazer essa coleta.

Caso você seja de outra cidade, vale a pena entrar em contato com a prefeitura da região para se informar sobre os serviços prestados referente à coleta de lixo.

Em São Paulo existem até alguns serviços particulares para a coleta de lixo eletrônico como o Sucata Digital, Recicla Digital e a Sobreira Lixo Eletrônico.

Doação de eletrodomésticos

Também pode acontecer de você simplesmente querer atualizar seus eletrodomésticos. Geralmente nesses casos, os produtos ainda funcionam perfeitamente e, jogá-los fora seria um completo desperdício.

A doação desses produtos é uma ótima alternativa de descarte. Às vezes, algum conhecido precisa do aparelho que você está descartando, ou então você conheça alguma ONG próximo da sua residência que esteja aceitando doações ou até para alguma instituição sem fins lucrativos, como o Exército da Salvação, por exemplo.

Se o eletrodoméstico estiver em boas condições, ele com certeza vai servir muito bem para outra pessoa. Assim, resolvemos dois problemas: não descartamos lixo indevidamente no meio ambiente e ajudamos quem precisa!

Se ainda ficou alguma dúvida sobre o assunto, aqui você confere nossas dicas de como reciclar lixo eletrônico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!