Garanta já a sua cervejeira na pré-venda exclusiva

Como reciclar lixo eletrônico

Como reciclar lixo eletrônico

 

Como Reciclar todo o Lixo

Reciclagem é um assunto que, hoje em dia, todo mundo já se familiarizou: em todo lugar existem as tais latas de lixo coloridas, indicando a separação do lixo por papel, plástico, metal e lixo orgânico. Aqui no blog também já falamos sobre como transformar o lixo orgânico em adubo para as plantas do seu jardim lançando mão de uma composteira doméstica.

Mas mesmo com tanta informação, apenas 18% dos municípios brasileiros contam com coleta seletiva de lixo. Graças aos catadores, o Brasil hoje consegue reciclar 98% das embalagens de alumínio, 56% das garrafas PET, 47% das embalagens de vidro e 26% de embalagens tetrapak.

Mas para onde vão as montanhas de baterias de celular, PCs velhos, lâmpadas queimadas e até eletrodomésticos como geladeiras e micro-ondas?

Só no ano passado, os brasileiros compraram 15,4 milhões de computadores novos, e pesquisas indicam que o Brasil está próximo de atingir 100 milhões de computadores nos lares de todo o país. E celulares então, que a cada hora tem um diferente nas lojas e a preços super convidativos? Pois é, cada vez mais geramos mais lixo eletrônico, e muitos desses equipamentos contêm metais pesados, como mercúrio, cádmio e chumbo, que podem poluir o ambiente e prejudicar a saúde das pessoas. A saída para impedir que um monte de entulho eletrônico vá parar nos lixões é recorrer a empresas e organizações recicladoras.

Reciclagem de todo o Lixo – Onde Reciclar?

No caso de celulares, antes de ir atrás de um local para reciclagem, veja se a sua operadora presta este serviço. Algumas contam até com postos de coleta para baterias e aparelhos. Outra alternativa para reciclar eletrônicos é recorrer a ONGs especializadas, como o Lixo Eletrônico, que indica endereços onde você pode dar um fim mais sustentável ao seu lixo.

No mapa da ONG E-lixo, também é possível descobrir onde deixar suas baterias, pilhas, computadores velhos e afins para reciclagem – e que seja perto de onde você mora. Basta digitar seu CEP e o tipo de lixo que pretende descartar, que o mapa indica para você todos os centros de reciclagem de lixo eletrônico próximos à sua casa.

Você também pode dar uma olhada no Mapa da Reciclagem do Cempre, que lista sucateiros e catadores por região e municípios. Em São Paulo, a USP (Universidade de São Paulo) realiza um serviço inédito de separação e remontagem de computadores. O Cedir (Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática) separa todos os componentes plásticos, de metal e vidro, encaminhando para empresas de reciclagem credenciadas à USP. Lá, também são reutilizadas peças que ainda funcionam para a montagem de computadores recauchutados que são usados em iniciativas como as de inclusão digital do governo.

Ganhe dinheiro com Reciclagem de lixo eletrônico

Se além de reciclar seu lixo eletrônico, você decidir abrir seu próprio negócio neste ramo, saiba que este é um mercado em crescimento no mundo todo. E como esses negócios estão ganhando dinheiro? Entre os serviços que prestam, as indústrias de lixo fazem a coleta dos resíduos, a triagem dos materiais eletrônicos, a reciclagem desses detritos e dão a correta destinação para o que não é reaproveitado. Esses serviços são importantíssimos para a sustentabilidade do planeta e endossados pelas leis ambientais.

Lá no site do Sebrae tem muitas informações para quem quer abrir um negócio de reciclagem.
E você, que fim dá ao seu lixo eletrônico? Indique locais de reciclagem em sua cidade e faça sua parte para deixar o planeta mais saudável para as pessoas que ama!

 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!