Como reciclar lixo eletrônico

Como reciclar lixo eletrônico

 

Como Reciclar Lixo Eletrônico

Reciclagem é um assunto que, hoje em dia, todo mundo já se familiarizou: em todo lugar existem as tais latas de lixo coloridas, indicando a separação do lixo por: papel, plástico, metal e lixo orgânico. Aqui no blog também já falamos sobre como transformar o lixo orgânico em adubo para as plantas do seu jardim utilizando uma composteira doméstica.

Mas mesmo com tanta informação, apenas 18% dos municípios brasileiros contam com coleta seletiva de lixo. Graças aos catadores, o Brasil hoje consegue reciclar 98% das embalagens de alumínio, 56% das garrafas PET, 47% das embalagens de vidro e 26% de embalagens tetrapak.

Mas para onde vão as montanhas de baterias de celular, PCs velhos, lâmpadas queimadas e até eletrodomésticos como geladeiras e micro-ondas?

Só no ano passado, os brasileiros compraram 15,4 milhões de computadores novos, e pesquisas indicam que o Brasil está próximo de atingir 100 milhões de computadores nos lares de todo o país. E celulares então, há todo momento são lançados modelos diferentes com novas tecnologias e a preços convidativos? Pois é, cada vez mais geramos mais lixo eletrônico, e muitos desses equipamentos contêm metais pesados, como mercúrio, cádmio e chumbo, que podem poluir o ambiente e prejudicar a saúde das pessoas. A saída para impedir que um monte de entulho eletrônico vá parar nos lixões é recorrer a empresas e organizações recicladoras.

 

Reciclagem de todo o Lixo – Onde Reciclar?

No caso de celulares, antes de ir atrás de um local para reciclagem, veja se a sua operadora presta este serviço. Algumas contam até com postos de coleta para baterias e aparelhos.

Outra alternativa é dar uma olhada no Mapa da Reciclagem do Cempre (O Compromisso Empresarial para Reciclagem), que lista sucateiros e catadores de lixo reciclável por região e municípios, ou então, recorrer a ONGs especializadas da sua cidade que indicam endereços onde você pode dar um fim mais sustentável ao seu lixo.

Ganhe dinheiro com Reciclagem de lixo eletrônico

Se além de reciclar seu lixo eletrônico, você decidir abrir seu próprio negócio neste ramo, saiba que este é um mercado em ascensão no mundo todo. E como esses negócios estão ganhando dinheiro? Entre os serviços que prestam, as indústrias de lixo fazem a coleta dos resíduos, a triagem dos materiais eletrônicos, a reciclagem desses detritos e dão a correta destinação para o que não é reaproveitado. Esses serviços são essenciais para a preservação do planeta e endossados pelas leis ambientais.

Lá no site do Sebrae tem muitas informações para quem quer abrir um negócio de reciclagem de lixo eletrônico.

E você, que fim dá ao seu lixo eletrônico? Indique locais de reciclagem em sua cidade e faça sua parte para deixar o planeta mais saudável para as pessoas que ama!

Agora que você já sabe os meios para reciclar seu lixo eletrônico de forma sustentável, que tal aprender dicas de cozinha para solteiros e recém-casados para deixar a vida mais prática?

 

Compartilhar