Imagem

O que fazer com as embalagens do eletrodoméstico novo?

Receber um eletrodoméstico novo em casa é muito bom. Mas, assim que ele é instalado, nos deparamos com uma importante questão: o que fazer com as embalagens? Hoje, mais do que nunca, é essencial dar o destino correto para o lixo, para causar o menor impacto na natureza possível.

Plástico bolha é reciclável? Onde eu jogo o isopor? O que fazer com todo aquele papelão? Respondemos essas e outras dúvidas para você.

Para começar: cuidados para descartar recicláveis

Antes de tudo, na hora de descartar lixo reciclável, é importante tomar alguns cuidados, independentemente do material:
– Armazene-os, até a hora do descarte, de forma que eles não sujem ou molhem.
– Deixe-os o mais compactos possível.
– Separe o lixo reciclável do lixo comum e, se possível, separe os materiais (vidro, plástico, metal e papel).
– Caso sua residência não seja atendida pela coleta seletiva, encaminhe os recicláveis para a cooperativa de reciclagem mais próxima.

Plástico bolha é reciclável?

Sim, o plástico bolha, assim como as embalagens de plástico, é 100% reciclável. No entanto, como esses materiais não são considerados muito rentáveis para as empresas que reciclam, uma grande parte do plástico produzido e consumido ainda é descartado em aterros sanitários.

Por isso, antes de encaminhar o plástico bolha para reciclagem, use-o o máximo de vezes possível. Esse material pode ser reutilizado diversas vezes e é sempre útil tê-lo à mão para pequenas ou grandes mudanças.

Onde jogar o isopor?

O isopor é um tipo de plástico e também é 100% reciclável. Por isso, na hora de reciclar, jogue-o na lixeira vermelha, a lixeira destinada aos plásticos.

Como os outros tipos de plástico, o isopor não representa grande rentabilidade para as cooperativas de reciclagem. Isso porque ele é muito volumoso e tem baixo aproveitamento. Assim, o ideal é procurar cooperativas que recebam especificamente esse material para garantir que ele será, de fato, reciclado.

O que fazer com o papelão?

O papelão, assim como o papel, é um dos materiais que mais se recicla no Brasil. Então, pode ficar tranquilo! Basta lhe dar o destino correto para garantir que pelo menos boa parte dele seja reciclada.

A reciclagem do papelão não só contribui para a diminuição da produção de lixo como economiza a água que seria utilizada na produção de papel novo, além de poupar árvores. Consumir papel reciclado também é mais barato para as empresas.

Basta ter um cuidado especial para que eles não sujem ou molhem, já que isso pode dificultar sua aceitação em cooperativas de reciclagem. E antes de jogá-lo no lixo, verifique se é possível reutilizá-lo. Caixas sempre são úteis e também podem se transformar em outros objetos, com um pouco de criatividade.

E os adesivos, etiquetas e fitas adesivas?

Esses materiais devem ser descartados com o lixo comum porque não são recicláveis.

E aí, foi contagiado pela onda da sustentabilidade? Então, aprenda como reutilizar a água da máquina de lavar.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!