Imagem

Dicas simples para reutilizar a água em casa

Não é mais só em épocas de pouca chuva que devemos poupar água. O que antes era uma medida para não faltar água em casa para cozinhar ou lavar roupas, por exemplo, hoje em dia virou uma preocupação em tempo integral.

Demorou um pouco pra gente perceber da importância desse líquido no nosso dia a dia, mas a boa notícia é que hoje você consegue poupar e reutilizar a água em casa de várias maneiras diferentes, fazendo a diferença no seu próprio lar e no planeta inteiro!

Separamos algumas dicas simples para você adotar nos trabalhos domésticos. Claro que talvez você não consiga fazer todas ao mesmo tempo, mas se você já conseguir adotar uma nova rotina, já vai estar fazendo o seu papel!

Como evitar o desperdício de água

Antes de qualquer mudança dentro de casa, é preciso corrigir possíveis tipos de desperdício de água, com pequenas atitudes simples:

Economia nas torneiras

Se possível instale um aerador nas torneiras. Essa peça, além de ser de fácil manuseio, pois basta encaixar na saída de água da torneira, ajuda a diminuir o consumo de água. O aerador dá a sensação de aumento do volume de água sem aumentar a quantidade de saída da mesma.

Problemas de encanação

Podemos estar jogando água fora sem saber 24 horas por dia e 7 dias por semana. Para isso, cheque toda as saídas de água possíveis. Todas as torneiras, chuveiro, descarga, máquina de lavar, etc. Se você notar que a instalação está danificada ou muito velha, vale a pena substituir as peças. Uma simples vedação nova já resolve o problema. Fique de olho em qualquer sinal de umidade e faça a troca o quanto antes.

Dicas práticas para evitar o desperdício no dia a dia

  • Desliga a torneira ao esfregar a louça, enquanto escova os dentes, fazendo a barba e até mesmo enquanto aplica o shampoo nos cabelos;
  • Antes de lavar a garagem e varanda, procure tirar o excesso de lixo primeiro e depois utilize um balde ou pano para a limpeza;
  • Procure usar o mesmo copo ou até mesmo uma garrafa para beber água durante o dia;
  • Use a quantidade necessária para a lavagem das roupas na máquina, procurando sempre juntar uma capacidade de roupa para lavar;
  • Molhe as plantas com um regador e não com mangueiras.

Como reutilizar a água da máquina de lavar

Quando se fala em reutilizar a água, o primeiro eletrodoméstico que vem em mente é a máquina de lavar. Isso porque, de fato, alguns modelos usam muita água.

Existem algumas práticas que vão te fazer poupar baldes e baldes de água, na hora de lavar roupa. Olha só:

  • Espere acumular uma boa quantidade de roupas para serem lavadas ao mesmo tempo;
  • Escolha o nível correto de água para a quantidade de peças dentro da sua lavadora;
  • Use a quantidade certa de sabão para evitar enxágues desnecessários;
  • Deixar as peças com manchas de molho é mais ecológico do que lavá-la várias vezes.

Máquina de lavar

Dependendo da sua lavadora de roupas, você também consegue reservar a água que seria descartada em baldes ou galões grandes. Essa água, que já está com sabão, é perfeita para lavar o quintal ou outras áreas da casa!

Como reutilizar a água da chuva

A maneira mais simples de reaproveitar a água da própria chuva é usar baldes, bacias ou qualquer recipiente grande. Porém, com um sistema de captação da água da chuva mais

Existem diversas maneiras diferentes de construir esse sistema ou até sistemas já prontos, cabe a você qual é o mais adequado para o espaço que você tem disponível.

Aqui, a nossa dica é tomar cuidado com o armazenamento da água. Sabemos que água parada pode ajudar na proliferação de mosquitos.

A água da chuva é limpa, mas obviamente não é própria para o consumo. Indicamos ela para lavar o carro ou o quintal.

Seguindo essas dicas simples, você já vai conseguir fazer um bem danado para você e para o meio ambiente!

Aproveite que já sabe mais sobre o assunto, e confira mais algumas dicas sobre como economizar água lavando roupas.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!