Imagem

Como descongelar alimentos sem estragá-los

Com a rotina ficando cada vez mais corrida, congelar comida tem sido uma ótima alternativa para se economizar tempo e ainda conseguir manter uma dieta balanceada.

Tirar o alimento do congelador pode funcionar, mas nem sempre vai garantir que a comida não estrague ou então que não perca seus nutrientes. Por isso separamos algumas dicas de como descongelar alimentos sem estragá-los:

Como descongelar marmita

O micro-ondas é sua principal ferramenta na hora de descongelar a marmita. Você pode tanto usar o modo de descongelamento do seu aparelho, como colocar a comida congelada ali dentro e ir colocando de 2 em 2 minutos ou 3 em 3, variando a depender do aparelho.

Como descongelar carne

Peças de carne de boi, de porco e de frango cruas passam por um processo diferente de descongelamento. Ele precisa ser mais controlado para evitar a proliferação de bactérias. Peças de carne muito grandes costumam levar mais de um dia para congelarem no miolo e muito tempo para descongelarem.

O ideal é que o descongelamento seja gradual, colocando a peça na geladeira e deixando lá pelo tempo que for preciso. O processo de descongelamento em temperatura ambiente pode acelerar também a proliferação das bactérias, o que não é recomendável.

Alguns cortes e embutidos, entretanto, podem ir direto do freezer para a panela. Salsichas, linguiças, carne moída,  tudo o que pode ser fervido ou refogado antes de frito, assado ou consumido.

Se a carne precisa ser descongelada para ser preparada inteira em seguida, é possível fazê-lo com o modo de descongelamento do micro-ondas ou até colocando a peça em um saco plástico bem fechado e mergulhá-la em água quente até descongelar completamente.

Aqui nós ensinamos o passo a passo de como descongelar carne no micro-ondas de dois modos diferentes.

Como descongelar frango

Um ótimo método para descongelar pedaços de frango é colocá-los em um saco plástico, fechar bem e deixar em uma tigela com água em temperatura ambiente.
O descongelamento é devagar, mas faz com que o frango não perca nutriente e não tenha seu sabor alterado.

Como descongelar legumes

Para descongelar seus legumes, a forma mais prática é cozinhando eles de fato. Assim você não perde tempo e nem faz aquela bagunça na cozinha, sujando muita louça.

Outro método é utilizar o vapor da água. Esse processo é um pouco mais demorado, mas você tem um pouco mais de controle do cozimento dos legumes.

Uma panela abrind e mostrando alguns legumes sendo cozidos

Como descongelar frutas

Congelar frutas é a melhor maneira de garantir que mantenham seus nutrientes, sem correr o risco de apodrecerem na fruteira. Depois de descongeladas, elas ficam ótimas em sucos, vitaminas, sorvetes e geleias.

Assim como existem diversas formas de congelar, elas também precisam de certos cuidados na hora de descongelar. Abaixo você confere o processo de algumas frutas:

  • Banana: descongele na temperatura ambiente ou na geladeira.
  • Maçã: deixe na geladeira
  • Manga: deixe descongelar naturalmente
  • Morango: se for um suco ou um doce, por exemplo, pode usá-lo congelados.

Aqui você confere a lista completa de como congelar e descongelar frutas da maneira certa.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!