Como desentupir vaso com soluções caseiras

Com as pessoas passando mais tempo em casa, situações em que o vaso sanitário fica entupido tornaram-se mais frequentes. Afinal, com mais gente usando o banheiro pode acontecer de o sistema hídrico do banheiro não dar conta de levar todos os dejetos pelos canos, resultando assim em uma privada entupida. Por mais que essa situação não seja nada agradável, existem maneiras simples de resolvê-la.

Por que o vaso sanitário fica entupido

Existem diferentes fatores que podem deixar o vaso sanitário entupido, que vão desde o mau hábito de jogar papéis, absorventes e outros objetos na privada até problemas no encanamento. A seguir mostramos alguns fatores que podem levar a esse tipo de situação.

Baixo fluxo no vaso sanitário

Vasos sanitários mais antigos, muitas vezes, podem apresentar baixo fluxo d´água e não apresentar pressão suficiente para dar vasão e levar os resíduos pelo esgoto. Para saber se o seu vaso sanitário é antigo, você pode olhar na parte de trás e ver se há uma data carimbada.

O sistema hídrico está entupido

Pode acontecer de o problema de entupimento não se restringir ao vaso sanitário, mas também a pia do banheiro e o ralo do chuveiro. Nesse caso, o problema pode não ser o vaso sanitário, mas sim que o sistema hídrico do seu banheiro está entupido. Sendo assim, é necessário contar com ajuda profissional para entender o que está acontecendo.

Mau uso do vaso sanitário

A tubulação que sai do vaso sanitário em direção ao esgoto não conta com um diâmetro muito largo. Sendo assim, materiais que não são solúveis em água tendem a ficar presos nas paredes dos canos ou obstruir o fluxo de água na região, ocasionando os entupimentos. Por isso, é de grande importância evitar deixar cair objetos no vaso sanitário, papel higiênico, absorvente íntimo, algodão,

Como desentupir o vaso sanitário

Agora que você já sabe alguns dos fatores que podem levar ao entupimento do vaso sanitário, vamos te ensinar a desentupir e privada. Mas atenção, se esse problema estiver acontecendo com frequência na sua casa, vale a pena chamar um encanador e pedir uma avaliação profissional.

Água quente

Se houver algo obstruindo o fluxo d’água na sua privada, a água quente pode ajudar a amolecer o que estiver bloqueando o escoamento e também desgrudar resíduos das paredes do cano. Para isso, basta utilizar um balde e colocar água quente nele e ir jogando aos poucos. Vale dizer que o ideal é jogar água quente e não fervendo. Isso porque a água fervente pode danificar o material do vaso sanitário.

Água e sabão em pó

Caso a água quente não seja suficiente para desentupir, é possível adicionar um pouco de sabão em pó para quebrar as partículas dos resíduos que possam estar dificultando o fluxo no vaso sanitário. Para isso, adicione 1 xícara de chá de sabão em pó, diluído na água quente e deixe agir por 30 minutos.

Bicarbonato de sódio e vinagre

Essa combinação é excelente para limpar diferentes tipos de superfícies e também para ajudar a desentupir o vaso sanitário. No entanto, nesse caso, ao invés de misturar os dois ingredientes, o ideal é colocar um de cada vez no vaso sanitário. Sendo assim, despeje 1 xícara de chá de bicarbonato de sódio dentro do vaso, de modo que cubra toda a área da superfície e deixe-o afundar. Na sequência, adicione 2 xícaras de chá de vinagre de vinho branco aos poucos, fazendo movimentos circulares.

À medida que o vinagre começar a se misturar ao bicarbonato de sódio, é esperado que a efervescência dos dois ingredientes ajude a romper a obstrução. É importante deixar a mistura descansar por cerca de 1 hora antes antes de dar descarga novamente.

Caso não funcione da primeira vez, repita o procedimento e deixe a mistura agir durante uma noite inteira.

Cabide de arame

Também é possível utilizar um cabide de arame para desobstruir o escoamento de água na bacia do vaso sanitário. Para isso é necessário esticar o cabide, de forma a deixá-lo o mais alongado possível. Coloque um pedaço de pano preso com uma fita isolante na extremidade do cabide que será introduzida no interior do vaso sanitário. É importante usar um pano para não danificar a bacia.

Em seguida, empurre o cabide no interior do vaso e tente romper a barreira que esteja dificultando a vazão da água. Faça movimentos para a frente e para trás para desgrudar o que possa estar preso nas paredes.

Lembre-se de jogar o cabide e o pano fora depois de usar.

Caso nenhuma dessas sugestões funcione, é importante contar com o auxílio de um encanador para entender e solucionar o problema.

Agora que você já sabe como desentupir vaso sanitário, talvez se interesse por esse guia completo para fazer faxina.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!