Descubra como desinfetar roupas

Imagem

Descubra como desinfetar roupas

Nós sempre temos dúvidas sobre como eliminar bactérias das roupas. Qual a frequência ideal de lavagem, que métodos usar para desinfetar as peças e o que mudar na rotina de lavagem quando você ou alguma das pessoas com quem mora está doente. Há algum cuidado especial? Lavar a roupa com água quente ajuda? Água e sabão são essenciais, mas há outros métodos que podem te auxiliar nesse processo. Aqui, te contamos tudo sobre como desinfetar roupas.

Dicas de como esterilizar roupas

Manuseio

Uma instrução para você que quer saber como desinfetar roupas usadas no hospital, máscaras de proteção ou aquelas utilizadas por pessoas que estão doentes, é que o responsável pela lavagem deve manuseá-las usando luvas e mantê-las armazenadas separadas das outras roupas, use recipientes descartáveis como sacolas. Se o tecido contaminado entrar em contato com o cesto de roupas sujas, lave-o frequentemente. De preferência também lave as roupas em momentos diferentes para evitar contaminação.

Lavagem

Lavar suas roupas com água e sabão é o bastante para matar e eliminar microrganismos das roupas. No caso de pessoas doentes, como explicaremos melhor adiante, quanto mais rápido as roupas forem lavadas, melhor. Para bactérias, um bom sabão desinfetante é a melhor opção, seu efeito de limpeza atinge simultaneamente vírus e bactérias. Essa também é uma boa alternativa para higienizar peças compradas em brechó.

Temperatura

Aqui o ferro de passar ganha protagonismo, já que alcançando temperaturas de até 100º o eletroportátil se torna a melhor forma de esterilizar roupas e lençóis. Temperaturas em torno de 30º, o mais quente que a maioria das máquinas de lavar alcançam, não desinfetam os tecidos mais do que a água e o sabão já farão, isso acontece porque o corpo humano já tem uma temperatura constante de 37º em média, então vírus e bactérias que sobrevivem no corpo humano não seriam afetados.

Então se você tinha dúvidas como eliminar bactérias das roupas, já sabe que o ferro é um grande aliado para a esterilização, por isso, é importante que esse passo seja seguido.

Frequência

Se você quer saber como desinfetar roupas contaminadas, primeiro fique atento a frequência, afinal, tanto o enxoval de cama quanto as roupas devem ser lavadas mais vezes por semana. Todos os dias, se possível. Devido ao contato com os óleos corporais e demais secreções, as roupas se contaminam com facilidade e por isso devem ser higienizadas o quanto antes, como já foi dito, com água e seu sabão de preferência, usando o processo de esterilização por calor do ferro por garantia. Roupas do dia a dia devem, de preferências, ser lavadas assim que tiradas do corpo, já roupas de cama usadas por pessoas com doenças contagiosas devem ser lavadas dia sim, dia não.

Profissionais da saúde devem ser ainda mais rigorosos em seguir essa frequência mesmo quando saudáveis, as roupas que usam por baixo do jaleco, os sapatos, tudo deve ser retirado e lavado imediatamente ou deixado separado das demais roupas para evitar contaminação. Para saber mais sobre, confira o nosso post de como lavar jalecos.

Como higienizar travesseiros

Os travesseiros são peças que deveriam ser lavadas com uma frequência parecida a das roupas de cama, mas quase sempre esquecemos. Esses devem, de preferência, ser lavados por profissionais capacitados, principalmente quando usados por pessoas doentes. Nos casos em que isso não é possível, mantenha-os sempre expostos ao sol durante o dia.

Agora que você aprendeu a como desinfetar roupas na máquina de lavar e os cuidados necessário, não esqueça de manter sua lavadora sempre higienizada. Para saber como realizar esse processo, conheça o post como limpar a máquina de lavar.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!