Imagem

Como lavar jalecos

Lavar roupa branca é uma tarefa que exige cuidados especiais e quando se trata de peças como jalecos e outras roupas de médico ou enfermeiro não poderia ser diferente. Além de serem brancas e, por isso, mais propensas a manchas e sujeira em geral, os jalecos dos profissionais de saúde são materiais de trabalho e podem se contaminar com microrganismos e bactérias. Por isso, além de apenas lavar e tirar as manchas das roupas brancas, é fundamental tomar os cuidados necessários para descontaminar as peças.

Saiba como lavar jalecos em 5 passos

1º. Desinfete o jaleco

Antes do processo normal de lavagem, você precisa desinfetar o jaleco e as outras peças de roupa que foram expostas ao ambiente médico. Deixe de molho por meia hora em um recipiente com água fria e hipoclorito de sódio 1%. A proporção recomendada é de seis partes de água para uma parte de hipoclorito.

2º. Tire as manchas à mão

Depois disso, você pode lavar a peça normalmente. Antes de levar o jaleco branco à máquina de lavar, esfregue as manchas à mão. Uma receita caseira para tirar manchas de sangue pode ajudar: depois de desinfetar as peças com o hipoclorito de sódio, enxágue bem e deixe mais meia hora de molho em água com vinagre e bicarbonato de sódio. Esfregue bem o local manchado e enxágue novamente.

Jaleco sujo de sangue dentro de um balde de água onde é adicionado vinagre e bicarbonato de sódio, que tira as manchas

3º. Lave na máquina

Na lavadora, use sempre o programa para roupas delicadas para não danificar o jaleco. Atenção: não lave o jaleco e as outras peças que você usa para trabalhar junto com roupas de uso comum para que uma não contamine a outra. Se a quantidade de peças brancas for pequena, basta usar o ciclo com quantidade mais baixa de água.

Painel da máquina de lavar com destaque para o botão que regula o nível de água

4º. Não use produtos perfumados

Uma dica importante é não usar alvejantes à base de cloro, amaciantes e outros produtos com cheiro muito forte, que vão grudar no tecido. O perfume pode fazer mal para os pacientes.

5º. Deixe secar em ambiente arejado

Outro cuidado fundamental é na hora de secar o jaleco. Estenda as peças em local bem arejado, de preferência com sol, e deixe secar completamente antes de recolher e usar novamente. Se as roupas não secarem corretamente, elas podem acumular mofo.

Pronto: agora é só passar seu jaleco e suas outras peças de roupa branca para trabalhar tranquilamente. Guarde sempre as peças em local livre de poeira e transporte dentro de bolsas ou sacolas para evitar contaminação. E lembre-se que a lei proíbe o uso de jalecos fora do ambiente médico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!