Imagem

Dicas práticas para não desperdiçar alimentos

Você sabia que é possível evitar o desperdício de alimentos mudando alguns hábitos do seu dia a dia? Claro que ninguém gosta de jogar comida fora, mas muitas vezes erramos na quantidade do que compramos e preparamos e, hora ou outra, alguma coisa acaba indo para o lixo.

Para evitar esse desperdício, selecionamentos algumas dicas práticas e fáceis de serem inseridas na rua rotina que vão fazer uma grande diferença na quantidade de comida que acaba sendo jogada fora. Olha só:

No mercado

Uma boa estratégia é você se programar antes de ir ao mercado. Quando isso não acontece, é lá que a maioria dos erros começam, já que acabamos comprando sem pensar no que vamos precisar de fato. Abaixo você confere algumas dicas para evitar esses erros:

1. Faça uma lista

Essa talvez seja a forma mais simples de diminuir o desperdício de comida. Fazer uma lista simples do que está faltando em casa ou do que você está planejando cozinhar vai te ajudar a evitar jogar alimentos fora, além de evitar gastos desnecessários.

2. Atenção na validade

Pouca gente tem o costume de conferir a data de validade dos produtos do mercado e, sem perceber, estão comprando alimentos prestes a serem descartados. Na sua próxima ida ao mercado, não se esqueça de checar a validade e calcular o tempo para aquele produto não ser desperdiçado!

3. Não compre perecíveis em grandes quantidades

Uma tática é ir ao mercado ou feiras livres semanalmente e comprar em menor quantidade aqueles alimentos que você sabe que acabam estragando mais rápido, como frutas, verduras, legumes, ovos, queijos, pães e carnes.

Em casa

Agora que você se planejou e fez as compras de acordo com o que vai realmente consumir, que tal usar a sua geladeira de forma otimizada para conservar melhor os alimentos? Veja como:

1. Congelamento

É possível congelar frutas frescas para uso futuro, além de pratos prontos. Essa técnica, além de diminuir o desperdício, vai te poupar dinheiro e tempo. Organize as porções em potes e, se possível, coloque uma etiqueta com a data do congelamento.

2. Organização da geladeira

Se a gente não toma cuidado, a geladeira acaba virando um grande depósito de alimentos e, cedo ou tarde, você vai acabar encontrando algum alimento estragado lá dentro. Para evitar esse problema, a solução é bem simples: guarde tudo em potes transparentes.

Outra dica é organizar por ordem de validade, ou seja, coloque na parte de cima, próximo à sua linha de visão, os produtos mais perecíveis. Nas prateleiras abaixo, coloque os alimentos que vão durar um pouco mais.

Agora, aproveite e confira as nossas dicas sobre como armazenar alimentos na geladeira da melhor maneira.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!