Imagem

Como fazer arroz no micro-ondas

Tem quem ache que o micro-ondas só serve para aquecer comida pronta ou descongelar aquela potinho que estava esquecido dentro do congelador. Porém, este eletrodoméstico é um verdadeiro coringa na sua cozinha, um ajudante na hora de preparar aquele prato mais básico, como o arroz.

Diferente do que muita gente acha, fazer arroz é bem fácil. E com o micro-ondas esse processo fica ainda mais rápido e prático. Olha só:

Arroz branco no micro-ondas

Para começar, vamos te contar como fazer o arroz branco, aquele mais comum, que combina muito bem com feijão, em apenas três passos:

Ingredientes

1 xícara de arroz
2 xícaras de água
Sal a gosto
Alho
Cebola
Óleo

Como dourar os ingredientes

Existem diversas formas de temperar o arroz e algumas delas levam alho e cebola douradas. A parte boa é que esse processo também pode ser feito no micro-ondas!

Para dourar os ingredientes no micro-ondas, coloque-os em um refratário com um pouco de óleo e deixe por 1 minuto na potência máxima.

Com tudo refogado, é hora de preparar o arroz!

Modo de fazer

1° Passo
Em um refratário próprio para ir ao micro-ondas, adicione o arroz, sal e água e misture bem. Depois, coloque o tempero que desejar. Se você dourou o alho e a cebola, agora é a hora de adicioná-los na receita.

2° Passo
Cubra o refratário com a própria tampa do micro-ondas.

3° Passo
Programe o micro-ondas para 15 minutos na potência máxima. Se, ao final desse tempo, ainda houver água, coloque mais 5 minutos e repita o processo até o arroz estar sequinho.

Tigela de arroz dentro do micro-ondas em funcionamento

Arroz integral no micro-ondas

O preparo do arroz integral no micro-ondas é bastante parecido com o arroz convencional. O que muda é apenas um passo. Confira o passo a passo:

Ingredientes

1 xícara de arroz
2 xícaras de água
Sal a gosto

Modo de fazer

Para facilitar no cozimento do arroz integral, deixe ele de molho em água morna de 15 a 20 minutos. Enquanto o arroz descansa, aproveite para refogar alguns temperos, seguindo os mesmos passos do tempero do arroz branco.

Arroz integral coberto com plástico-filme, furado com palito de dentes

Depois do descanso do arroz, escorra a água e coloque em um refratário junto com os temperos que preferir e com as 2 xícaras de água.

Cubra com um plástico filme e faça alguns furinhos para a água poder evapora. Em seguida, leve ao micro-ondas por 7 minutos, retire e verifique se ainda tem muita água. Caso precise, repita o processo até o arroz estar sequinho.

Arroz à grega no micro-ondas

Com uma latinha de seleta de legumes, você consegue fazer um arroz à grega bem fácil. Olha só:

Ingredientes

1 xícara de arroz
2 xícaras de água
Sal a gosto
Azeite
Seleta de legumes

Modo de fazer

Este arroz tem os mesmos passos que os anteriores. A diferença é que você vai levar o arroz ao micro-ondas por 2 minutos, depois irá adicionar os legumes picados e voltar a aquecer por mais 5 minutos em potência alta.

Pronto, o seu arroz já está pronto para ser servido! Se quiser complementar a sua receita, também já ensinamos a fritar bacon no micro-ondas e como fazer ovo no micro-ondas.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!