Aprenda como fazer um bolinho de chuva fácil e sequinho

O bolinho de chuva é aquele tipo de lanche que faz parte da memória afetiva da maioria dos brasileiros. É uma iguaria doce feita com ingredientes bem acessíveis, que leva fritura e em seguida é polvilhada na canela e no açúcar.

Se você tem dúvidas sobre como fazer bolinho de chuva sequinho e gostoso, separamos aqui um passo a passo que irá mostrar como é fácil.

Receita de bolinho de chuva simples

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de leite
  • 2 pitadas de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Açúcar e canela a gosto

Modo de preparo

1.Em um recipiente de tamanho médio, comece batendo os ovos.

2. Na sequência, adicione aos poucos a farinha de trigo, o leite e o bicarbonato de sódio. Misture bem até a massa ficar homogênea.

3. Para finalizar, adicione o fermento e misture devagar.

4. Para fritar os bolinhos de chuva, aqueça o óleo em uma panela funda de modo que cubra por completo os bolinhos. O óleo não pode estar nem muito quente – para não queimar – e nem muito frio – para não encharcar.

Dica extra: para conferir a temperatura ideal do óleo, a sugestão é colocar um palito de fósforo dentro da panela; quando ele acender, seu óleo está no ponto certo para fritar. Mas fique de olho, pois esse processo é rápido: o fósforo acende e apaga em poucos segundos.

5. Com o auxílio de uma colher de sopa, adicione pequenas porções de massa no óleo.

6. Frite os bolinhos de chuva até que eles dourem por completo.

7. Retire do fogo com uma escumadeira e deixe os bolinhos descansando em um prato forrado com papel toalha.

8. Para servir, faça uma mistura com açúcar e canela e polvilhe sobre os seus bolinhos!

Ideias para bolinho de chuva

Depois que você aprende a receita-base para um bolinho de chuva sequinho e crocante, você pode se arriscar em muitas outras versões: vegano, com banana, com cenoura, recheado com goiabada ou doce de leite e até mesmo salgado!

Para te auxiliar, nós temos uma lista com 10 receitas de bolinho de chuva. Que tal conferir e experimentar?

A história do bolinho de chuva

A explicação para o nome é incerta, mas a mais disseminada é uma lenda do século XX que dizia que, em dias de chuva, para as crianças saírem de ambientes e espaços abertos para se protegerem da chuva, o bolinho era servido como forma de entretê-las.

De origem portuguesa, o bolinho de chuva tornou-se popular por aqui e em muitos outros cantos do mundo com receitas semelhantes, como é o caso do bugnes, na França; ou fritelle, na Itália. A verdade é que faça chuva ou sol, frio ou calor, o bolinho de chuva é um lanche delicioso e que pode ser acompanhado de um café passado na hora.

*As imagens deste conteúdo são meramente ilustrativas.

Compartilhar