Imagem

Como fazer café no micro-ondas

Fazer um cafezinho é muito fácil e fica ainda mais prático quando você usa o micro-ondas. Seja tradicional ou solúvel, o café faz parte do dia a dia dos brasileiros e nós separamos algumas dicas imperdíveis para facilitar ainda mais esse preparo.

Café tradicional ou solúvel?

Você pode preparar os dois tipos com a ajuda do micro-ondas – afinal de contas, o que vai ser aquecido no aparelho é a água. Apesar de ambos serem fáceis de fazer, muita gente considera o café solúvel uma opção ainda mais prática do que o café coado.

Colher colocando café solúvel na xícara de água quente

Seja qual for o seu tipo de café, confira o nosso passo a passo para fazer tudo no micro-ondas.

Modo de preparo:

1. Leve a água ao micro-ondas em um recipiente apropriado;

2. Aqueça a água por mais ou menos três minutos, de acordo com a potência do seu aparelho;

Xícara de café dentro do micro-ondas

3. Quando a água estiver bem quente, mas ainda não tiver fervido, tire o recipiente do micro-ondas com cuidado para não se queimar;

4. Se estiver fazendo café tradicional, jogue a água quente aos poucos sobre o pó dentro do filtro até que o café esteja todo coado;

5. Se o preparo for de café solúvel, basta jogar a água quente diretamente sobre o pó e misturar bem.

De olho na temperatura da água

Um dos grandes segredos para fazer um bom café é a temperatura da água. Quando você for preparar o seu, tome sempre o cuidado de não deixar que a água ferva. É isso que queima o pó e deixa o café com sabor amargo. Aqueça bastante a água, mas tire-a do micro-ondas antes de levantar fervura sempre!

Cuidados para ferver água no micro-ondas

O micro-ondas aquece de dentro para fora – e isso vale tanto para os alimentos quanto para os recipientes. Por isso, as vasilhas ficam muito quentes e é preciso tomar cuidado para não se queimar na hora de retirá-las do aparelho.

Outro fator importante é o tipo de recipiente utilizado para ferver a água do seu café. Use sempre canecas, jarras e vasilhas feitas de vidro ou outros materiais que podem ir ao micro-ondas. Alguns recipientes de plástico não suportam o calor e podem derreter.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para fazer café no micro-ondas, já pensou em fazer um bolinho para acompanhar? Aprenda a fazer três receitas de bolo no micro-ondas e capriche no café da manhã!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!