Como fazer chantilly e acertar o ponto

O chantilly é um coringa das sobremesas, que vai do recheio dos bolos até o chocolate quente, passando pelos cafés especiais e pelo clássico banana split. Com basicamente dois ingredientes – creme de leite fresco e açúcar – essa é uma receita que tem seus segredos.

Para que a sua receita não desande e que você encontre o ponto perfeito do chantilly, nós separamos um passo a passo para facilitar esse preparo. Vamos lá:

Receita de chantilly caseiro

O primeiro passo antes da nossa receita é deixar o seu creme de leite fresco na geladeira, pois quando está bem gelado, você bate melhor e consegue o ponto do seu chantilly de forma mais fácil. Para quem está com pressa, basta deixar o creme de leite fresco no congelador por um tempo, gelando-o ainda mais rápido.

Ingredientes

500 ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de açúcar

Dica extra: essa é uma receita base, então se você precisa fazer menos, é só dividir a receita: para 250 ml de creme de leite fresco, use uma colher de sopa de açúcar; e siga a mesma lógica caso precise aumentar a receita. Mas lembre-se que essa é uma receita que dobra de tamanho na hora de bater, então você irá obter uma boa quantidade de creme já com a nossa medida de 500 ml.

Modo de preparo

1.Leve o creme de leite fresco para uma tigela grande – lembre-se que a receita irá duplicar de tamanho.

2. Adicione o açúcar e bata até o creme engrossar. Você verá que o chantilly está chegando no ponto certo quando ele dobrar de tamanho e começar a formar picos na haste do seu batedor.

3. Importante: não bata demais o seu chantilly, senão ele passa do ponto e desanda, ficando uma espécie de manteiga.

4. Quando chegar no ponto certo, é só utilizar como necessário ou reservar na geladeira.

É preciso ter batedeira para fazer chantilly caseiro?

Não necessariamente. O chantilly pode ser batido tanto na batedeira quanto à mão, com o auxílio de um batedor de arame (ou fouet).

Na batedeira levará menos tempo e você não fará tanto esforço físico. Porém, há quem prefira bater o chantilly à mão pelo maior controle da textura e espessura do creme. Com o batedor de arame fica mais fácil controlar o ponto ideal e não deixá-lo desandar.

É possível dar outros sabores para o chantilly?

Sim! Você pode adicionar camadas de sabor com itens como a essência de baunilha, raspas de limão ou laranja ou mesmo um pouco de mel.

Porém, é preciso atenção: o mel, especialmente, deve entrar já quando o creme está começando a firmar, porém um pouco antes dele chegar no ponto ideal, assim ele consegue se misturar à massa sem a necessidade de bater demais.

Essa dica também serve caso você queira colorir o seu chantilly: use gotas de corante alimentício da sua cor escolhida e pingue elas um pouco antes da massa atingir o ponto ideal.

Qual a diferença do creme de leite fresco para o de caixinha?

A diferença entre os dois está no teor de gordura: o creme de leite fresco tem em torno de 35% de gordura; o creme de leite de lata tem entre 20% e 25% de gordura, já o creme de leite de caixinha tem menos de 20% de gordura.

Na hora de bater o chantilly, é a gordura que dá textura e sustentação para a mistura. O creme de leite de caixinha não consegue chegar ao ponto ideal de chantilly e vai dar aquela sensação de que o creme que desandou.

Chantilly no ponto, é hora de aproveitar!

Com o seu chantilly pronto você pode ficar livre para usá-lo na cobertura e no recheio de bolos, como acompanhamento de tortas ou sorvetes e até mesmo sobre o seu chocolate quente!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!