Imagem

Como fazer cuscuz no micro-ondas

Existem vários tipos de cuscuz: o nordestino, o paulista, o marroquino… E todos eles podem ser feitos no micro-ondas! As receitas são super fáceis de preparar e vão te ajudar a economizar tempo na cozinha, além de reduzir a pilha de louça suja para lavar no final.

Cuscuz nordestino no micro-ondas

É muito fácil de preparar essa receita no micro-ondas. Feito com farinha de milho flocada, esse é um dos pratos mais tradicionais da culinária nordestina. Costuma fazer parte do cardápio do café da manhã e é servido com manteiga ou queijo – mas você pode incrementar e usar outros recheios.

Ingredientes

Ingredientes para fazer cuscuz nordestino ao lado do micro-ondas

2 xícaras (chá) de farinha de milho flocada para cuscuz
1 xícara (chá) de água
Sal a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente próprio para ir ao micro-ondas, misture a farinha e sal. Depois, junte a água aos poucos e vá misturando a cada adição. Com a ajuda de uma colher, nivele a mistura dentro da vasilha e deixe descansar 15 minutos. Cubra o recipiente com a tampa do micro-ondas e, em seguida, cozinhe o cuscuz na potência alta por cerca de 3 minutos. Depois de pronto, espere a vasilha esfriar um pouco, desenforme e acrescente queijo, manteiga ou outro recheio de sua preferência.

Dica: se quiser preparar uma porção individual, basta usar menos farinha e levar o cuscuz ao micro-ondas numa caneca. O importante é sempre manter a proporção de duas partes de farinha e uma de água para que a receita funcione.

Cuscuz paulista no micro-ondas

Esta versão do cuscuz é feita com farinha de milho e leva outros ingredientes que incrementam o prato, servido normalmente em dias de festa.

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de milho amarela em flocos
2 xícaras (chá) de água
1 cebola picada
3 colheres (sopa) de azeite
2 latas de sardinha
1 lata de molho de tomate pronto
1 lata de seleta de legumes
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
1/2 xícara (chá) de palmito picado
Salsinha picada
Sal a gosto
1 tomate fatiado
1 ovo cozido fatiado

Modo de preparo

Em um refratário grande apropriado para micro-ondas, junte todos os ingredientes, exceto a farinha de milho e uma das duas latas de sardinha. Cubra a vasilha com papel filme e faça alguns furinhos no plástico. Em seguida, leve ao micro-ondas na potência alta por aproximadamente 12 minutos ou até que tudo esteja cozido. Junte, então, a farinha de milho e misture aos poucos. Fique atento: se perceber que mistura está muito quente, adicione mais água, sempre aos poucos. Volte a mistura para o micro-ondas e cozinhe tudo por mais 5 minutos. Unte uma forma redonda com furo no meio e forre o fundo e as laterais com as rodelas de tomate, o ovo cozido fatiado e as sardinhas inteiras. Coloque a massa do cuscuz e nivele bem, pressionando contra o fundo da forma com a ajuda de uma colher. Deixe esfriar por pelo menos meia hora antes de desenformar e servir.

Dica: você pode decorar o cuscuz paulista como quiser. Vale usar azeitonas, fatias de tomate, de palmito, de ovo cozido, sardinhas inteiras… Use a criatividade e faça como preferir.

Cuscuz marroquino no micro-ondas

O cuscuz marroquino é muito fácil de fazer. A receita tradicional leva frango desfiado e damasco, mas você pode usar outros ingredientes que simplificam mais ainda o preparo e até mesmo inventar a sua própria versão deste prato que é muito versátil.

Ingredientes

1 xícara (chá) de cuscuz marroquino
2 xícaras (chá) de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de azeite
1 lata de grão de bico
½ xícara de uvas-passas
½ xícara de nozes picadas
Salsinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Antes de começar a fazer o cuscuz, prepare o caldo de legumes: ferva água no micro-ondas em um recipiente adequado, retire com cuidado e dissolva o caldo. Despeje a mistura na vasilha em que você vai preparar o prato, adicione uma colher de azeite e o cuscuz. Tampe e deixe hidratar por cerca de cinco minutos ou até que o cuscuz tenha absorvido todo o líquido. Regue com mais uma colher de azeite e solte os grãozinhos cuidadosamente com um garfo. Tempere com o sal e a pimenta do reino, e misture os outros ingredientes. Pode ser servido quente ou frio.

Dica: se quiser, pode substituir as passas e castanhas por legumes como milho, ervilha e cenoura cozida. E, caso você queira variar no tempero, pode substituir a salsinha por coentro.

Agora que você já sabe como preparar os diferentes tipos de cuscuz no micro-ondas, veja se você usar os recipientes que você tem em casa para fazer esses pratos no nosso post especial sobre que tipo de material pode ir ao micro-ondas.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!