Como higienizar frutas e verduras corretamente

higienizar frutas e verduras

Com a necessidade de higienização mais controlada, não somente pelo aumento do uso de agrotóxicos e pesticidas em alimentos, mas também pela grande disseminação de vírus e bactérias, saber como higienizar frutas e verduras corretamente pode garantir o consumo de produtos protegidos por você e sua família.

Dicas de como lavar frutas e verduras

Para facilitar sua vida, separamos dicas essenciais em alguns passos para que você saiba como lavar frutas e verduras corretamente. Assim, você minimiza exponencialmente o risco de contaminação em alimentos por pesticidas e outros produtos usados para o controle de pragas em plantações e lavouras. Confira!

Como higienizar frutas e verduras com hipoclorito?

Muito utilizado em desinfetantes para superfícies, o hipoclorito de sódio é uma substância que também pode limpar alimentos, como frutas, folhas e verduras, além de purificar a água. Seu nome popular é água sanitária e pode ser comprado em supermercados, quitandas, farmácias e outros estabelecimentos que vendam produtos para limpeza, por exemplo.

Além disso, o produto pode ser administrado em pastilhas (dissolvidos em água, de acordo com as instruções previstas na embalagem), e é preciso ficar atento: existem hipocloritos de sódio para outras finalidades do que as indicadas para uso doméstico, com concentração de substâncias em maior quantidade.

Esses são usados, basicamente, para desinfetar poços, piscinas, cisternas e outros locais e podem fazer mal se consumidos em alimentos ou água.

A limpeza de frutas, verduras e folhas com o hipoclorito de sódio se dá em três fases:

  1. Lavagem: a lavagem deve ser feita primeiramente, individualmente em cada uma das frutas, verduras ou folhas. Nesse caso, inicialmente, lave-as em água corrente com um pouco de detergente. Depois, coloque os alimentos em uma bacia ou tigela com uma solução preparada por água filtrada e hipoclorito. Essa solução deve conter aproximadamente 20 ml (duas colheres de sopa) de hipoclorito de sódio para cada litro de água filtrada.
  2. Sanitização: é a etapa que tira todos os micro-organismos biológicos, mas cria um ambiente químico nos alimentos, podendo ser prejudicial à saúde.
  3. Enxágue: para complementar a sanitização, é preciso enxaguar muito bem as verduras e frutas, bem como as folhas que tiverem contato com a solução.

Como desinfetar frutas e legumes com detergente?

desinfetar frutas com detergente

Poderoso desengordurante, o detergente é bem eficiente na limpeza de frutas, verduras e legumes. No entanto, vale ter um cuidado maior: como o produto pode penetrar no alimento, é preciso enxaguar bem, até remover toda e qualquer camada que tenha ficado em contato com o alimento. Veja como:

  1. Separe as frutas e verduras individualmente.
  2. Esfregue os alimentos com uma escovinha ou esponja, com pouco detergente.
  3. Enxágue em seguida, retirando todo e qualquer excesso do produto do alimento.

Dica adicional: para evitar que maçãs e peras escureçam, o ideal é lavá-las com detergente um pouco antes de consumi-las.

Como higienizar frutas e verduras com bicarbonato?

Com menor eficiência na remoção de agrotóxicos dos alimentos, o bicarbonato de sódio também pode ser usado para limpeza antes do consumo de frutas e verduras. Você deve usá-lo:

  1. Molhe os alimentos individualmente.
  2. Passe o bicarbonato com a ajuda de uma esponja ou com as mãos, esfregando bem.
  3. Enxague em água corrente, de forma abundante, até remover todos os resíduos.

Como desinfetar frutas e verduras com vinagre?

Um ótimo agente para matar e eliminar bactérias, o vinagre é muito eficiente para a higienização correta de diversos alimentos, incluindo frutas, legumes, verduras e folhas. Mais saudável do que o hipoclorito de sódio, deve ser usado da seguinte forma:

  1. Dilua entre 40% a 50% de vinagre para cada litro de água.
  2. Deixe os alimentos de molho por aproximadamente 20 minutos.
  3. Retire e enxágue-os.

Como higienizar folhas verdes?

higienizar folhas

As folhas verdes podem ser desinfetadas com bicarbonato de sódio, hipoclorito ou vinagre. Antes mesmo de iniciar o processo, é recomendado que a desinfecção aconteça pouco antes do consumo. Assim, você deve:

  1. Lavar bem as folhas, uma a uma, com o auxílio de uma escovinha, em água corrente.
  2. Dispor as folhas na solução escolhida (seguindo as proporções e o tempo estabelecido para cada uma delas).
  3. Enxaguar novamente cada folha individualmente.

E os alimentos para cozinhar?

Por passarem pelo processo de cozimento que ferve a água em que estão os alimentos, não há a necessidade de desinfetá-los antes do processo, uma vez que fervê-los elimina bactérias, vírus e outros micro-organismos indesejados. Para tanto, antes de colocá-los para cozinhar, lave-os em água corrente em abundância.

Frutas e verduras que não consumimos a casca

Para as frutas, verduras e legumes que consumimos normalmente sem a casca, a higienização pode ser mais simples, mas não dispensada. Vale jogar uma solução diluída de álcool ou hipoclorito de sódio para borrifá-las.

Depois, basta secá-las com um papel absorvente e guardar. Cuidado que as bananas, por exemplo, ficam escuras e seguem a mesma recomendação de maçãs e peras: ser higienizada pouco antes do momento de consumi-las.

Como guardar os alimentos após a higienização?

Guardar os alimentos, sejam frutas, verduras, folhas ou legumes, após a higienização, requer alguns cuidados. As folhas, por exemplo, devem ser secadas uma a uma e colocadas em um pote para ser guardadas na geladeira, separadas uma a uma por uma folha de papel-toalha.

As verduras, frutas e legumes, podem ser guardados em vasilhas fechadas ou sacos plásticos, também higienizados corretamente. Dessa maneira, os riscos de contaminação por alimentos crus diminuem consideravelmente, evitando diversas doenças e males para todos.

Agora que você já sabe como higienizar frutas e verduras, que tal aprender mais sobre como higienizar corretamente outros alimentos?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!