Imagem

Dicas práticas de como lavar os acessórios de inverno do jeito certo

Com a chegada do inverno, sempre surge uma preocupação: como lavar os acessórios de lã, couro e as roupas térmicas? Seja para tirar o cheiro das peças que ficaram guardadas durante o verão, seja para mantê-las limpas e cheirosas durante os dias frios, veja como cuidar de cada um desses materiais.

Regra universal para lavar roupas e acessórios

Como sempre explicamos, a regra mais importante na hora de lavar qualquer peça de roupa é seguir as instruções de lavagem da etiqueta. Veja nosso guia de símbolos de lavagem.

Acessórios de lã

Assim como as roupas de lã, os acessórios, como gorro, luva e cachecol, devem ser tratados como roupas delicadas. É possível lavá-los à mão ou na máquina. Para saber mais sobre os cuidados com essas peças, confira nosso post sobre como lavar peças de lã.

Acessórios de tricô

Os acessórios e roupas de tricô devem ser lavados como os de lã. Além de todos os cuidados com temperatura da água e tipo de ciclo, também é preferível utilizar detergente líquido ao invés de sabão em pó. O sabão em pó pode ficar preso nas fibras das roupas de tricô e endurecê-las, depois da secagem.

Na hora de secar e guardar, também é importante tomar alguns cuidados:
– Não pendure a peça de tricô no varal. Coloque-a para secar na horizontal, sobre uma toalha branca. Assim, você evita que ela deforme.
– Seque à sombra: o sol danifica as fibras do tecido. A secadora, por sua vez, pode encolher a peça.
– Guarde as peças dobradas dentro de gavetas ou em prateleiras. Nunca as coloque no cabide para não perderem a modelagem.

Acessórios de couro

Luvas de couro, assim como jaquetas e casacos, devem receber um cuidado especial. Essas peças, em geral, não podem ser lavadas, nem à mão, nem na máquina.

Veja os produtos que você pode utilizar para limpar peças de couro:

Ao usar detergente, retire-o completamente após a limpeza e seque sua peça de couro. No caso dos limpadores e impermeabilizantes específicos, siga as instruções da embalagem. Couros mais delicados, como camurça e couro de carneiro, merecem ainda mais atenção. O ideal é fazer a limpeza com profissionais.

Segunda pele e roupa térmica

Tanto a segunda pele quanto a roupa térmica são feitos de tecidos tecnológicos que precisam da mesma lavagem de roupas de academia. Veja o passo a passo:
– Usar o ciclo de roupas delicadas ou lavar a mão
– Não usar amaciante, alvejante ou água quente
– Não centrifugar ou torcer
– Secar à sombra

É importante seguir esses passos à risca. Assim, suas peças não vão deformar, encolher ou perder as características que tornam possível manter o corpo aquecido.

Agora, que tal descobrir como lavar cobertores de lã e microfibra e se manter quentinho no inverno?

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!