Imagem

Como lavar chapéu e boné

Bonés e chapéus são bem-vindos em qualquer estação do ano, mas não tem como negar que no verão eles fazem muito mais sucesso. Usados para proteger do Sol ou até para dar um toque especial na roupa que você escolheu usar, estes acessórios também precisam ser lavados, mesmo se você usá-los poucas vezes durante a semana.

Separamos algumas dicas sobre como lavar o seu chapéu de palha e o seu boné de tecido. Cuidando deles direitinho, você ainda vai conseguir usá-los por muitos verões!

Como lavar boné

Muita gente acha que jogar o boné na máquina de lavar já é o suficiente. O caso é que lavar na máquina pode deformar e estragar as costuras do seu boné. O melhor caminho é lavar à mão e com bastante cuidado.

Em uma bacia, adicione sabão, água quente e, com uma escova macia, vá esfregando o seu boné até tirar a sujeira ou possível mancha.

Boné lavando

Para enxaguar, basta deixar escorrer água fria pelo boné até ter certeza que todo o sabão saiu. Usar um pano limpo, junto com a água corrente da torneira pode facilitar o processo.

Por fim, para secar, a melhor maneira é usar toalhas pelo lado de dentro para absorver a água. Como sempre, para não desbotar as cores, deixe secando na sombra!

Como lavar chapéu

O chapéu tende a ser feito de um material ainda mais frágil que o boné. Então, aqui o cuidado deve ser redobrado! O chapéu de palha deve ser lavado a mão para evitar que ele amasse ou acabe deformando.

Aqui, vamos usar a mesma mistura de água quente com sabão mas, dessa vez, ao invés de mergulhar o chapéu inteiro, vamos usar um pano para aplicar o sabão no chapéu.
Mergulhe um pano limpo na água com sabão, torça para tirar o excesso e comece a esfregar delicadamente o chapéu.

Para enxaguá-lo, faça o mesmo processo, mas apenas com água. Molhe um pouco e vá removendo o sabão aos poucos. É importante lembrar para molhar o mínimo possível.

Para não estragar seu formato, vale seguir a mesma dica do boné. Basta colocar algumas toalhas na parte de dentro, preenchendo todo o espaço. Para não correr o risco de encolher, procure deixar secar na sombra!

E pronto. Com essas dicas você vai conseguir deixar seus bonés e chapéus limpos! E agora que você aprendeu essas dicas, confira como lavar roupas delicadas.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!