Imagem

Como lavar cobertor e edredom

Geralmente os cobertores e edredons mais pesados ficam guardados durante a temporada de calor e só saem do guarda-roupas quando chega o frio. A parte ruim disso é que aquele cheiro de guardado sempre fica presente e o que a gente mais quer é dormir com uma coberta bem cheirosa, não é mesmo?

Mas diferente do que muita gente pensa, lavar cobertores e edredons é bem fácil. Você só precisa tomar alguns cuidados e seguir as instruções da etiqueta e nossas dicas, que tudo vai dar certo.

Como lavar cobertor na máquina

O primeiro passo, depois de tirar seu cobertor e edredom do armário é deixá-los um pouco no Sol. Manter eles guardados por tanto tempo e sem passagem de ar, faz da sua coberta o lugar perfeito para ácaros e outras bactérias. Deixar as peças no Sol e ao ar livre por algumas horas, acaba com alguns fungos e outros micro-organismos, e consequentemente faz aquele cheiro forte sumir também.

Sua coberta e edredom vão exigir bastante da sua máquina, por isso é importante conferir a capacidade dela.

Organizando a lavagem

A segunda etapa do processo é você organizar o cobertor e edredom dentro da máquina. Arrume as peças de modo que fiquem distribuídas igualmente lá dentro, assim evitamos que o peso todo se concentre só de um lado.

Nesta etapa, o uso de sabão líquido vai garantir que ele se espalhe melhor durante a lavagem. O sabão em pó pode ficar todo empelotado, deixando resíduos na peça após sua lavagem.

máquina de lavar

Dando um jeito naquele edredom encardido

Caso o seu edredom e cobertor estejam muito sujos, ao ponto de aparentarem estar encardidos, recomendamos que você deixe as peças de molho de um dia para o outro.
Feito isso, uma outra boa dica é fazer mais de uma lavagem. Vale lembrar que o seu edredom possui várias camadas de tecidos diferentes, então é importante que o sabão faça o seu trabalho em todas as etapas possíveis. É preciso ter paciência.

Pós lavagem

Certifique-se de que o cobertor ou edredom estarão completamente secos antes de serem usados, para evitar aquele cheiro de guardado novamente. Para isso, é importante estender bem a peça, deixar secando ao ar livre e, se possível, deixá-la no Sol mais um pouco.

Aproveite que já viu como lavar seu cobertor e edredom e aproveite para aprender como deixar suas roupas mais cheirosas!

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!