Imagem

Aprenda a como lavar cortinas e persianas

Tem dúvidas sobre como lavar suas persiana e cortina? Não sabe se deve colocar na máquina, quais produtos usar, se elas precisam ser trocadas ou se devem ser lavadas uma vez por mês? Viemos aqui te ajudar a entender isso em alguns passos :

Como lavar cortina em 8 passos

O recomendável é que se faça uma grande lavagem por ano enquanto mantém a cortina limpa com o aspirador semanalmente. Se a sua for com tonalidades mais claras, deve saber que elas são mais propícias as manchas. Então caso você queira aprender a como lavar cortina branca que estão manchadas, a nossa dica é utilize o removedor apenas na área suja, mas lembre- se de sempre verificar na etiqueta quais produtos são recomendados para o tipo de tecido da sua cortina.

Se você mora em regiões mais úmidas ou há pessoas alérgicas a ácaros na casa, o recomendável é aumentar a frequência de lavagem, para duas ou até quatro vezes ao ano, dependendo do que julgar necessário.

  1. Comece aspirando as cortinas usando o bocal de escova do aspirador de pó para tirar o excesso de sujeira.
  2. Retire tudo o que for removível: argolas, acessórios, etc.
  3. Se ela estiver muito suja, deixe-a de molho em água com sabão em pó por cerca de 40 minutos.
  4. Leve apenas a cortina à máquina (sem o forro e também sem outras peças como roupa de cama e vestimentas) e proteja suportes, rendados e argolas que não forem destacáveis usando um saco para lavagem de peças sensíveis ou uma fronha.
  5. Lave de acordo com as instruções na etiqueta da cortina, não use água quente se não for recomendado.
  6. Para não estragar o rendado e não danificar sua máquina com as batidas de partes sólidas, não centrifugue.
  7. Não use amaciante.
  8. Deixe a cortina secar naturalmente, estendida para que ela possa desenrugar.

Tecidos e modelos especiais

  • Cortina de voal: Se a sua for desse modelo e você quer aprender a como lavar cortina de voal, saiba que é preferível que essa limpeza seja feito à mão. Se for usar a Lavadora, sempre selecione o modo delicado. Use sabão líquido de coco e, se a cortina for branca, coloque uma colher de sopa de bicarbonato durante a lavagem.
  • Cortina de algodão pré-encolhido: pode ser lavada na máquina com sabão comum.
  • Cortina de linho: Agora se sua dúvida é como lavar cortina de linho,algodão puro e seda, saiba que esse tipo de tecido tem risco de encolher e desbotar. Então, neste caso é recomendável deixar a limpeza por conta de uma empresa especializada.
  • Cortina de poliéster: deixe de molho por até 40 minutos em água fria e pura. Troque a água três vezes nesse período. Não deixe secar no sol.
  • Cortina de renda: só fazer a limpeza na máquina de lavar com um saco de proteção para peças delicadas.
  • Cortina de veludo: escove as cortinas periodicamente com pano de camurça levemente umedecido em água morna.
  • Cortina blackout ou PVC: Por último te ensinamos a como lavar cortina blackout. Neste caso, é só passar a esponja úmida com sabão neutro no tecido e depois tirar o excesso com um paninho.

Saiba como limpar persianas

Se você quer aprender a como lavar persiana vertical, vale lembrar que antes de tudo é necessário se atentar com a frequência, afinal essa são mais fáceis de acumular pó. No entanto, a limpeza é simples, exigindo apenas de manutenção semanal. Para fazê-la, siga esse passo a passo:

  1. Retire a lâmina do trilho, para tirar o pó delas passe apenas um pano úmido com água ou passe o aspirador com as lâminas ainda no trilho.
  2. Logo em seguida, coloque elas de molho em um balde com água e sabão e esfregue levemente com a esponja.
  3. Seque bem com um pano seco e encaixe-as novamente no trilho.
  4. Persianas com lâminas de madeira também podem receber uma camada de lustra-móveis.

Caso a sua persiana seja do tipo double vision, saiba que o processo aqui é ainda mais prático, já que elas não podem ser lavadas, nesse caso só poderá retirar o excesso de pó com o equipamento da sua preferência seja ele o aspirador de pó ou um espanador simples. Já aquelas do tipo horizontal, você pode seguir esse mesmo passo e por fim passar uma esponja com água e detergente neutro e, depois tirar o excesso com um pano.

Agora, se o seu modelo não for esse e você quer saber como limpar persiana de rolo, que em sua maioria são de tecidos, saiba que o processo aqui são mais complexos, afinal esse tipo é mais delicado. Por isso, para a manutenção semanal passe apenas um espanador de pó, mas a limpeza você deve deixar que uma empresa especializada cuide disso.

Mesmo aprendendo a como lavar cortinas e persianas, você também deve saber que muitas vezes elas são o habitat ideal para alguns micro-organismo, para evitar esse tipo de situação em sua casa, confira como se livrar de ácaros e bactérias aqui.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!