Imagem

Ácaros e mofo: saiba como lidar

Pouca gente se dá conta, mas um dos grandes vilões para a saúde fica dentro de casa. Ácaros e mofo podem ser microscópicos, mas fazem um mal sem tamanho para o nosso bem-estar. Muitas vezes, eles são os responsáveis por complicações respiratórias como sinusites, rinites, inflamações nos olhos e até conjuntivites.

Embora eles cresçam sem a gente perceber, conseguimos tomar certas precauções para que eles não se proliferem com tanta facilidade. Vem com a gente, porque reunimos algumas dicas bem simples que vão te ajudar bastante!

Dicas para se livrar dos ácaros e mofo

A maneira mais fácil de evitar a proliferação de ácaros e mofo dentro de casa é deixar as portas e janelas abertas. A luz natural, a ventilação e a troca de ar do local evitam o acúmulo de umidade, o que é um prato cheio para esses microrganismos se multiplicarem.

Vemos uma janela aberta com bastante luz natural iluminando um quarto

Lave as roupas periodicamente

Apenas o ato de lavar as roupas corretamente já pode evitar a proliferação de alguns fungos. Certifique-se de estar usando a dosagem certa de sabão e, principalmente, se está secando as suas roupas completamente.

Para te ajudar, já comentamos aqui como lavar roupa na máquina de lavar, garantindo que fiquem limpas, cheirosas e sem desperdício de nada!

Ah, e também já demos algumas dicas de ouro sobre como secar roupa do jeito certo. Olha só como é fácil!

Aproveite os benefícios do ar-condicionado

O ar-condicionado também pode servir como um grande aliado no combate aos ácaros e mofo. Mesmo que o objetivo dele seja o de resfriar o ambiente, ele consegue filtrar levemente o ar, ao reter algumas partículas menores, evitando que elas sejam respiradas por nós.

Ar-condicionado com ilutrações indicando a limpeza do ar

Claro que essa característica depende muito do filtro do ar-condicionado. Se você tem alguma dúvida sobre com qual frequência trocar os filtros do ar-condicionado, já explicamos tudo o que você precisa saber, aqui no Facilita!

Outra característica secundária do ar-condicionado, é que ele retira a umidade do ar para funcionar perfeitamente. Em outras palavras, o ambiente fica um pouco mais seco o que, consequentemente, evita o surgimento de mofo e outros fungos!

Outros cuidados

Ainda existem outros cuidados que conseguimos ter para combater esses microrganismos. São eles:
• Lavar as cortinas periodicamente;
• Lavar os travesseiros de tempos em tempos, além de trocá-los a cada dois anos;
• Certificar-se de que os cobertores, edredons e lençóis estejam completamente secos antes de serem guardados
Higienizar e aspirar os tapetes e carpetes.

Por serem invisíveis a olho nu, é praticamente impossível se livrar completamente dos ácaros e mofo, porém com essas medidas já conseguimos dar jeito em boa parte desse mal.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!