Imagem

Como acabar com o mofo e ácaros: guia geral

Pouca gente se dá conta, mas um dos grandes vilões para a saúde fica dentro de casa. Ácaros e mofo podem ser microscópicos, mas fazem um mal sem tamanho para o nosso bem-estar. Muitas vezes, eles são os responsáveis por complicações respiratórias como sinusites, rinites, inflamações nos olhos e até conjuntivites.

Embora eles cresçam sem a gente perceber, conseguimos tomar certas precauções para que eles não se proliferem com tanta facilidade. Vem com a gente, porque reunimos algumas sugestões para te ajudar a acabar com ácaros e mofo.

Dicas gerais de como acabar com ácaros e mofo:

Mantenha sempre o ambiente ventilado

A maneira mais fácil de evitar a proliferação de ácaros e mofo dentro de casa é deixar as portas e janelas abertas. A luz natural, a ventilação e a troca de ar do local evitam o acúmulo de umidade, o que é um prato cheio para esses microrganismos se multiplicarem.

Vemos uma janela aberta com bastante luz natural iluminando um quarto

Lave as roupas periodicamente

Apenas o ato de lavar as roupas corretamente já pode evitar a proliferação de alguns fungos. Certifique-se de estar usando a dosagem certa de sabão e, principalmente, se está secando as suas roupas completamente.

Para te ajudar, já comentamos aqui como lavar roupa na máquina de lavar, garantindo que fiquem limpas, cheirosas e sem desperdício de nada!

Ah, e também já demos algumas dicas de ouro sobre como secar roupa do jeito certo. Olha só como é fácil!

Aproveite os benefícios do ar-condicionado

O ar-condicionado também pode servir como um grande aliado no combate aos ácaros e mofo. Mesmo que o objetivo dele seja o de resfriar o ambiente, ele consegue filtrar levemente o ar, ao reter algumas partículas menores, evitando que elas sejam respiradas por nós.

Ar-condicionado com ilutrações indicando a limpeza do ar

Outra característica secundária do ar-condicionado, é que ele retira a umidade do ar para funcionar perfeitamente. Em outras palavras, o ambiente fica um pouco mais seco o que, consequentemente, evita o surgimento de mofo e outros fungos!

Desumidifique os ambientes:

Além de poder contar com a ajuda com ar-condicionado para retirar a umidade dos ambientes auxiliando no combate de  ácaros e mofos, é sempre bom estar atento a vazamento, rachaduras, infiltrações ou qualquer outros vestígios de umidade excessiva, por isso, reparos contínuos em casa são importantes. 

Faça sempre uma faxina geral:

Se você quer saber como acabar com o mofo e ácaros, tenha em mente que a principal arma contra esses micro-organismo é uma faxina caprichada. Por isso, procure fazer uma limpeza geral semanalmente para evitar o acúmulo de sujeira. Além disso, comece a ter o hábito de aspirar o ambiente, principalmente o sofá, carpete, colchão, almofadas e cortinas.

Vinagre e água sanitária vão te ajudar nessa:

Essa dica é para você que quer aprender a como tirar bolor, afinal por conter ácido acético na sua composição, o vinagre é um grande aliado na hora de eliminar as manchas de bolor nos cômodos. No entanto, se ainda sim a mancha persistir, lave a região atingida com água sanitária.

Outros dicas de como evitar mofo e ácaros:

  • Se sua dúvida é como acabar com ácaros no colchão, o nosso conselho é sempre utilizar capas antiácaros. Mas, se você quiser eliminar o ácaro já existente, você pode primeiramente passar um aspirador de pó no colchão e depois polvilhar bicarbonato em cima e deixar agir por algumas horas e por fim retirar com aspirador.
  • Troque as roupas de cama semanalmente. 
  • Higienize os bichos de pelúcias pelo menos a cada duas semanas.
  • Evite lavar o travesseiro ou colchão com água para não acumular umidade.
  • Não use produtos que matam ácaros – os bichos mortos continuarão causando crises alérgicas.
  • Lavar os travesseiros de tempos em tempos, além de trocá-los a cada dois anos;
  • Certificar-se de que os cobertores, edredons e lençóis estejam completamente secos antes de serem guardados
  • Se possível, aposente os carpetes e cortinas de pano. 
  • Troque o filtro do ar-condicionado da casa e do carro. 

Por serem invisíveis a olho nu, é praticamente impossível se livrar completamente dos ácaros e mofo, porém com essas medidas já conseguimos dar jeito em boa parte desse mal.

Receitas caseiras para acabar com o mofo e ácaros:

Para eliminar ácaros:

Além do uso do vinagre na hora de limpar a casa, uma boa solução para acabar com os ácaros é o spray que vamos te ensinar agora. Para fazer o seu em casa, você vai precisar de:

  • ½ copo de água destilada;
  • ½ copo de álcool;
  • 30 gotas do óleo essencial de sua preferência.

Depois é só misturar todos os ingredientes em um borrifador e pulverize sobre os móveis. No entanto, evite utilizar a solução em ambientes com a presença de crianças e mulheres grávidas.

Para eliminar o mofo:

O vinagre e o bicarbonato são ótimos para acabar com ácaros, por isso, iremos de ensinar uma receitinha super simples para você passar onde tem mofo na sua casa. Para essa receita, os ingredientes são:

  • 240ml de vinagre branco 
  • 1 colher de bicarbonato 

Para preparar a solução, basta misturar o vinagre branco e o colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo, já que a mistura borbulhar bastante. Depois, coloque o líquido em um borrifador para aplicar nos objetos mofados e deixe agir por aproximadamente 10 minutos, secando com um pano limpo. Lembre- se que o processo deve ser repetido 1 vez por mês.

Agora que você já sabe como eliminar esse micro-organismo da sua casa, que tal aprender também como tirar mofo e bolor das roupas

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!