Imagem

Aprenda a lavar e desencardir meias

Lavar roupa branca não costuma ser uma tarefa fácil e fica ainda mais difícil se forem meias encardidas. É comum perceber só depois que a roupa está seca que a sujeira não saiu completamente de algumas peças. Mas o que fazer para se livrar de vez das meias encardidas?

Temos uma boa notícia: não é difícil remover esse tipo de mancha. Dê uma olhada nessas dicas de como lavar as meias e descubra quando usar a máquina, quando lavar à mão, como deixar de molho e quais são os outros truques para dar adeus ao encardido.

Como lavar meias

A regra de ouro para lavar roupas é separar as peças entre brancas, pretas e coloridas. Isso evita com que as peças fiquem manchadas com outras cores.

Para as meias, o processo é o mesmo. Separe pelas cores na hora de lavar. Uma boa dica é não deixar as meias do avesso. A sujeira geralmente vai estar na parte de fora da peça, então, é melhor que este lado esteja exposto na hora da lavagem.

Evite lavar as meias no tanque e esfregando com muita força. Isso pode estragar o tecido e os elásticos da sua meia. Se você notar que elas estão muito sujas, a melhor forma de remover a sujeira é deixá-las de molho por algumas horas antes da lavagem para facilitar a limpeza.

Como desencardir meias

Se as suas meias ficaram sujas a ponto de encardir o tecido, não precisa se desesperar. Ainda tem solução!

Como já comentamos, esfregar as meias só vai estragar o tecido e o elástico das peças. Por isso, a melhor maneira de remover o encardido é deixando elas de molho, mas com alguns ingredientes além dos tradicionais sabão e alvejante. Você vai precisar de:

Uma bacia ou balde;

Sabão neutro;

Água quente;

Bicarbonato de sódio.

Jogue suas meias no balde junto com a água quente, o sabão neutro e uma colher de bicarbonato de sódio e deixe agir por algumas horas. Ah, lembre-se de que neste processo de molho você ainda precisa separar as meias por cores!

Par de meias posto de molho em um balde com água, sabão e bicarbonato de sódio

Depois do molho, enxágue bem as meias em água corrente e lave-as normalmente.

Como secar e guardar as meias

Na hora de secar suas meias, prenda elas já com os pares certos e deixe secar ao ar livre. Evite apertar ou torcer para não estragar o elástico.

Na hora de guardar, também não é bom enrolar naquela famosa “bolinha de meia” porque um dos pares vai ficando mais frouxo com o tempo.

Máquina de lavar em fundo branco com meia pendurada no varal e instruções para separar por cor, não lavar ao avesso e secar ao ar livre

Cuidados ao lavar meia-calça

Ainda mais delicadas que as meias, as meias-calças precisam de cuidados especiais. O ideal para evitar que as peças desfiem e percam a elasticidade é lavá-las à mão. Se você precisar colocá-las na lavadora, programe a máquina para funcionar no ciclo para tecidos leves e proteja suas meias-calças com aqueles saquinhos de tecido para lavar lingerie.

Deu pra perceber que as meias são peças que merecem um cuidado especial, certo? Mas não são só elas que merecem essa atenção. Aqui você confere outras dicas de como lavar roupas delicadas.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!