Imagem

Como lavar tapetes

Responsável por dar aquele charme especial na sala ou no quarto, o tapete é um dos itens de casa que mais sofrem com a sujeira, seja pisando, deixando cair coisas sobre ele ou então acumulando poeira e outras sujeiras.

Por isso, de tempos em tempos é tão importante que os tapetes de casa sejam lavados. Deixá-los limpos, além de contribuir para o cômodo onde serão usados, ainda terão sua vida útil prolonga.

Para facilitar sua vida, temos algumas dicas práticas de como lavar o tapete em casa e deixá-lo como novo! Vem com a gente!

Primeira limpeza

Antes de qualquer coisa, é preciso verificar se o seu tapete pode, de fato, ser lavado. Confira na etiqueta do produto essa informação.

Por ser uma peça muito grande e que junta muitos detritos, vale fazer uma primeira limpeza antes de colocar o tapete dentro da lavadora. Pendurar o tapete e bater já ajuda bastante a eliminar os pequenos detritos, assim como passar um aspirador com certa frequência.

Se ele estiver encardido, você pode deixá-lo de molho em água e sabão. Utilize uma vassoura para espalhar e esfregar um pouco do sabão por toda a peça. Depois de 30 minutos, você já pode jogar na máquina e terminar a lavagem.

Lavar tapete na máquina

Se o tapete da sua casa for aqueles mais finos, a primeira parte deve ser feita manualmente: você consegue tirar os detritos maiores com uma vassoura, por exemplo. Em seguida, ao colocar na máquina, basta selecionar a programação para tecidos pesados. Ah, e lembre-se de checar qual a capacidade da sua lavadora antes de começar a lavar o seu tapete, hein!

A única diferença para a lavagem de roupas pesadas é que você não precisa necessariamente jogar amaciante e vale selecionar pelo menos 3 enxágues para garantir que todo sabão saia do seu tapete.

Lavar tapete felpudo

Como comentado acima, para os tapetes de pelo você vai precisar fazer uma pré-lavagem com água e sabão. Isso porque em um tapete de pelo é muito mais fácil que a poeira se acumule, deixando-o encardido facilmente.

Na hora de colocar na lavadora, não se esqueça de dividir o peso igualmente. Os pelos acumulam muita água e a sua peça vai ficar bem pesada. Dependendo de quanto sabão você usou, vai precisar de alguns enxágues.

Secando o tapete

Independente do modelo do seu tapete, é importante deixá-lo secando na sombra para evitar manchas. Por ser bastante tecido, é preferível que ele fique secando durante um dia inteiro, pelo menos. Ninguém quer ficar com cheiro de tapete molhado dentro da sala, né?

Tapete

Agora que você já sabe como lavar tapetes, confira também como lavar travesseiros na máquina.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!