Imagem

Como limpar eletrodomésticos?

Manter a casa limpa não é uma tarefa fácil. Dá trabalho, leva tempo e é preciso tomar muito cuidado para não estragar móveis e eletrodomésticos. É importante saber quais são os produtos de limpeza que podemos utilizar para limpar cada tipo de superfície, principalmente, quando estamos falando de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Por isso, preste atenção nas dicas que preparamos para você não errar na hora de escolher os produtos de limpeza e aprenda como limpar seus eletrodomésticos da maneira correta.

Como limpar eletrodomésticos de inox?

Para garantir a limpeza correta evitando danos, devemos tomar alguns cuidados ao limpar eletrodomésticos de inox. Com isso, o primeiro passo é entender que não podemos usar materiais e adereços de limpeza que podem causar riscos ou manchas, como o lado verde da esponja, desengordurantes, álcool, etc.

O material ideal para limpeza de inox, são produtos que podem ser manuseados de forma leve como panos macios e esponjas de nylon. Outro ponto é aplicar produtos próprios para inox disponíveis no mercado que não o danificam, além de opções caseiras como o detergente neutro, mas se ainda tem dúvidas do que pode ser usado, confira nosso conteúdo completo sobre como limpar inox.

Como limpar eletrodomésticos branco?

Com o passar do tempo, é natural que os eletrodomésticos de linha branca fiquem  amarelados em sua área externa. Isso por conta da exposição a luz, à gordura e uso de alguns produtos de limpeza, os deixando com o aspecto de sujo e velho. Para isso podemos usar alguns produtos naturais para retirar resíduos e desamarelar, sem danificá-los, como:

  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre branco 
  • Detergente neutro

O ideal é aplicar uma das soluções misturado com água, fazendo o uso de um pano ou esponja macia, sempre de maneira leve tomando todo o cuidado necessário.

Confira nossas dicas de limpeza para cada eletrodoméstico:

Máquina de lavar

É importante limpar a lavadora por dentro e por fora. A cada seis meses, encha o compartimento de sabão da sua máquina com alvejante e programe um ciclo longo de lavagem, com o nível mais alto de água. Aproveite para remover resíduos do filtro interno.

Para limpar a parte externa no dia a dia você pode usar um pano úmido com um pouquinho de sabão neutro ou limpador multiuso. Evite passar álcool e outras substâncias abrasivas que podem danificar a pintura.

E não deixe de conferir nosso guia completo de como limpar a máquina de lavar.

Geladeira

Aqui também é fundamental limpar tanto a parte interna quanto a externa. Na parte dentro, com a geladeira desligada, se você não quiser optar pelo limpador multiuso por conta do cheiro que ele acaba deixando, você pode usar uma solução de água e bicarbonato de sódio para remover a sujeira e deixar gaveta e prateleiras como novas.

Por fora, limpe a superfície com pano úmido e sabão neutro e, caso tenha alguma sujeira mais difícil de remover, use o lado macio da esponja de lavar louça. Atenção: assim como no caso da máquina de lavar, evite substâncias abrasivas e não use o lado mais áspero da bucha, que pode riscar a pintura.

Uma geladeira na cozinha e itens aparecendo ao lado: detergente neutro e um pano limpo

 

O cuidado é redobrado caso sua geladeira seja de inox ou Evox – nesse tipo de superfície, nunca passe produtos à base de cloro, como água sanitária, que podem danificar as camadas de zinco e aço.

E se mesmo depois da limpeza a geladeira continuar com algum cheiro estranho, veja aqui como tirar cheiro da geladeira em 2 passos.

Micro-ondas

É importante remover a gordura acumulada da parte interna do seu micro-ondas com frequência. Para isso, lave o prato giratório com detergente normalmente junto com a louça e use pano úmido para limpar a parte de dentro.

Se a sujeira interna insistir, você pode usar o seguinte truque: misture uma colher de sopa de vinagre com água e aqueça no micro-ondas, em um recipiente apropriado, por cinco minutos na potência máxima. Depois, remova o vapor com um pano limpo. Não use produtos com cheiro forte na parte de dentro do micro-ondas.

Para limpar a parte de fora, use pano úmido e sabão neutro ou um pouco de desengordurante. Mas, tome cuidado para não molhar o painel! Essa parte você pode limpar com pano seco ou papel toalha.

Fogão

Independentemente de qual o material da superfície do seu fogão, a principal dica é não usar o lado mais áspero da esponja para esfregar. Em caso de sujeira pesada, você pode usar produtos de limpeza desengordurantes conforme as instruções do rótulo, mas sempre com o lado macio da bucha. As grades e bocas removíveis podem ser lavadas na pia com detergente comum.

Cooktop

Sua superfície plana e de vidro não deixa acumular muita sujeira e faz com que a limpeza seja rápida e prática. Basta limpar as grades e a mesa usando a parte macia da esponja com um pouco de sabão neutro e retirar tudo em seguida com um pano seco. A superfície do cooktop é mais delicada que a do fogão convencional, portanto, não use os mesmos produtos para limpar ambos.

Forno

Seja convencional ou elétrico, é um dos aparelhos mais complicados na hora de limpar. Lave as grades e grelhas removíveis na pia com detergente comum e, caso a sujeira persista, deixe de molho em uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio antes de esfregar bem.

Você pode usar a mesma mistura para limpar toda a parte interna ou, se preferir, um desengordurante apropriado para forno e fogão. Não use água sanitária ou qualquer outro tipo de produto inflamável, e nem nada que tenha fragrância forte que possa contaminar a comida.

Agora que você já sabe os principais truques para manter sua cozinha brilhando, anote uma última dica: cuidado com a segurança. Sempre desligue o micro-ondas da tomada e espere que fogão, cooktop e forno esfriem completamente antes de limpar.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!