Imagem

Como limpar o espelho: Guia definitivo

Limpar o espelho é uma das tarefas-chave da vida doméstica. A faxina só fica realmente concluída quando é possível olhar o espelho de diferentes ângulos e ver que não têm marcas de impressão digital, marcas de maquiagem ou pasta de dente.Mas quando o assunto é a limpeza do espelho o sucesso da tarefa não depende apenas de água e sabão. Para falar a verdade, não é adequado aplicar água e sabão nos espelhos, pois aumenta o risco de ele ficar manchado. Para obter um bom resultado na hora de limpar o espelho, é preciso técnica e uso correto de certos materiais. A seguir a gente te mostra como limpar espelho.

O que não usar para limpar o espelho

Alguns limpadores de espelho podem conter substâncias como amônia, cloro ou substâncias corrosivas, que prejudicam a qualidade e estrutura do espelho. Além disso, panos muito peludos, esponjas e palhas de aço também são itens que precisam ser abolidos na hora de limpar o espelho, pois podem riscar a superfície.

Muitas pessoas costumam usar o jornal na hora de limpar o espelho, mas esse tipo de material também não é muito indicado. Isso porque, a tinta do jornal pode passar para o espelho, deixando-o manchado.

Melhor produto de limpeza caseiro para espelhos


Existem diferentes tipos de limpadores para espelhos disponíveis, mas se você quiser um produto de limpeza definitivo para os espelhos da sua casa, a melhor receita é uma combinação de água e vinagre de vinho branco. Esse tipo de solução pode ser aplicada no espelho do banheiro, do quarto, da sala e até mesmo em eletrodomésticos espelhados.

Vale dizer que o vinagre de vinho branco será diluído em água, portanto não há risco de prejudicar a superfície aplicada.

Veja a seguir como preparar essa solução.

Ingredientes

½ xícara de vinagre de vinho branco
2 ½ litro de água morna

Modo de preparo

Misture os ingredientes e coloque-os em um borrifador

Passo a passo de como limpar espelho

1. Comece limpando cantos e bordas onde a poeira tende a se acumular. Uma escova de dentes antiga é ideal para retirar a poeira localizada entre o vidro e a moldura.

2. Feito isso, passe suavemente um pano seco e limpo de cima para baixo do espelho. Evite mudar de direção ou fazer movimentos arredondados. Essa variação é um dos fatores que podem deixar o espelho manchado

3. Verifique se há manchas ou marcas de pasta de dente, cosméticos e dedos sujos no espelho. Se houver, coloque um pouco de álcool em um pedaço de algodão e passe delicadamente sobre a mancha até que ela seja absorvida.

4. Em seguida, borrife no espelho a solução caseira feita à base de água e vinagre de vinho branco. Uma dica é borrifar a uma distância de 20 cm do espelho, para evitar que o produto se espalhe muito. Caso haja uma grande quantidade de solução sobre o espelho, as chances de a solução secar e manchar a superfície são maiores. Portanto borrife uma quantidade pequena e passe o pano em seguida.

5. Com um pano de microfibra, limpe a superfície do espelho de cima para baixo. Vá borrifando a solução de água e vinagre à medida que ela for absorvida, por toda a extensão do espelho.

6. Para finalizar, seque o espelho com uma toalha de papel de cima para baixo. Ela conseguirá absorver o líquido presente no espelho sem riscar ou manchar.

Como limpar espelho com manchas e riscos

Pode acontecer de você encontrar riscos, restos de cola e oxidação no espelho da sua casa. Para esse tipo de situação também é possível usar a solução à base de água e vinagre de vinho branco. Outra opção é fazer uma mistura de detergente neutro e água morna. Veja a seguir:

Ingredientes

1 copo de água morno
10 gotas de detergente neutro

Modo de preparo

1 Misture o detergente à água até diluir e aplique sobre a superfície com um pano de microfibra suavemente de cima para baixo.

Agora que você já sabe como limpar espelhos, que tal aprender a limpar o vidro do forno?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!