Imagem

Guia geral para a faxina de fim de ano

Nada como entrar no ano novo com boas vibrações e de casa limpa! Essa época do ano é perfeita para quem está a fim de fazer uma grande faxina, limpar todos os cantinhos que acabam esquecidos no dia a dia e, de quebra, se livrar de objetos e utensílios velhos que não têm mais uso.

Pensando em facilitar esse momento, elaboramos este guia com todas as dicas de arrumação e limpeza que você precisa para deixar sua casa brilhando antes da virada do ano – ou depois, se você quiser. Confira nosso cronograma de limpeza doméstica, cômodo por cômodo. Reserve pelo menos dois dias para se dedicar a isso, arregace as mangas e prepare-se para a faxina de fim de ano da sua vida.

Lista de produtos de limpeza

Ao longo deste guia, você vai encontrar algumas sugestões de receitas caseiras para limpar sua casa nesta faxina. Mas, além disso, você também vai precisar de:

  • Álcool
  • Detergente líquido para louça
  • Sabão neutro ou de coco
  • Limpa-vidros
  • Desinfetante
  • Água sanitária
  • Lustra-móveis
  • Limpa-carpetes (para os estofados)
  • Limpa-piso (apropriado para o chão da sua casa)
  • Flanelas
  • Panos de chão
  • Esponja de louça

O mapa da faxina de fim de ano

A ordem de limpeza dos cômodos não altera o resultado final. Faça da maneira que for mais prática de acordo com a planta da sua casa ou apartamento.

Como são muitas coisas para fazer em cada cômodo, o ideal é que você possa contar com a ajuda de outros moradores da casa para dividir as tarefas. Se você mora sozinho ou não quer ajuda, você pode dividir a faxina em casa ao longo do mês: fazer os quartos em um final de semana, depois a sala no seguinte, e a cozinha e a área de serviço no outro.

Além de seguir as nossas dicas, leve em conta os seguintes passos em todos os cômodos da casa:

  1. Tirar o pó da superfície dos móveis com pano e lustra-móveis;
  2. Varrer ou aspirar o chão;
  3. Finalizar a limpeza passando pano com um produto apropriado para cada tipo de piso.

Outra tarefa importante que você incluir na lista é limpar as paredes, que muitas vezes acumulam manchas de líquidos que espirram, riscos de lápis ou caneta feitos por crianças ou marcas de patas de animais. Para isso, você pode molhar um pano em água morna com detergente líquido. Só tome cuidado para não estragar a pintura esfregando a parede com muita força – principalmente se a tinta for à base de água.

Limpeza no quarto e escritório

  1. Tire todas as roupas, sapatos e acessórios dos armários. Aproveite para separar peças usadas que você não usa mais nas seguintes pilhas:
    – Descarte: peças que estão muito velhas e não servem para doação;
    – Doação: peças usadas em bom estado que podem ser doadas para pessoas que precisam;
    – Reparos: peças que precisam de serviços de costura ou sapataria;
    – Lavagem: peças que estão com manchas de mofo ou “cheiro de guardado”, e precisam ir para a lavadora;
    – Para guardar: peças que não serão usadas tão cedo, como cobertores pesados e casacos de inverno, e devem ser guardadas nas prateleiras mais altas e de difícil acesso para abrir espaço no resto do guarda-roupa.
  2. Limpe a parte externa e interna dos armários e cômodas com um pano úmido para remover toda a poeira – deixe secar bem antes de guardar qualquer coisa. Coloque saquinhos anti-mofo nas gavetas e nos cantos para ajudar a preservar as suas roupas. Se quiser fazer em casa, basta embrulhar pedacinhos de giz em papel crepom e fechar com fita ou barbante. O giz absorve a umidade e evita a formação de mofo.
  3. Separe seu edredom para lavar em casa – se não couber na sua máquina de lavar, leve para a lavanderia. Se tiver cortinas e tapetes, faça o mesmo.
  4. Tire a cama e todos os móveis do lugar. Passe o aspirador de pó ou a vassoura em todos os cantos.
  5. Tire o pó de móveis como criados-mudos, prateleiras e escrivaninhas usando um pano com lustra móveis. Limpe peças estofadas com um produto apropriado.
  6. Aproveite para separar livros velhos que você pode doar e papéis que estejam acumulados para jogar fora. Se seu computador, televisor e outros equipamentos eletrônicos ficam neste cômodo, limpe-os com limpa-telas e pano de microfibra.
  7. Use um pano úmido com limpa-vidros para tirar todas as manchas das janelas e espelhos.
  8. Não se esqueça de limpar as molduras dos quadros, os batentes das portas e rodapés com pano úmido.

Janela de vidro sendo borrifada com produto de limpeza e limpa com flanela

Limpeza na sala de estar e jantar

  1. Comece tirando as cortinas, tapetes, capas de almofadas, toalhas e caminhos de mesa que vão para a máquina de lavar.
  2. Faça uma limpa em todos os objetos antes de começar a tirar pó. Separe livros, DVDs, CDs ou discos, bibelôs e outros objetos de decoração que você pode doar ou descartar.
  3. Depois de tirar tudo das estantes e prateleiras, tire o pó usando um lustra-móveis. Não esqueça as partes internas e as gavetas.
  4. Limpe as janelas, espelhos e tampos de mesa de vidro com produto adequado.
  5. Tire o pó do varão das cortinas, dos rodapés, dos batentes das portas, de quadros, pendentes e luminárias com um pano úmido.
  6. Para limpar bem os estofados, aplique um pouco de detergente líquido sobre as manchas e esfregue com uma escova de cerdas macias. Depois, use essa receita caseira para limpar tudo:
    – Misture 50 ml de vinagre branco, ½ litro de água morna e uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio;
    – Ponha a mistura em um borrifador e espalhe pela superfície do estofado sem exagerar na quantidade.
    – Deixe agir por cerca de 15 minutos e retire com um pano levemente úmido
  7. Antes de voltar os móveis para os seus lugares, finalize a limpeza do chão passando pano com produto apropriado para o piso da sua sala.
  8. Aproveite para desenrolar e organizar os fios dos eletrônicos. Uma maneira simples de fazer isso é usando aqueles arames que fecham as embalagens de pão de forma para manter todos os fios retos e alinhados.
  9. Com tudo limpo, depois de passar pano e deixar o chão secar, volte os objetos e móveis para os seus devidos lugares.

Detergente líquido aplicado em mancha no sofá

Limpeza na cozinha

  1. Tire todos os alimentos dos armários. Verifique as datas de validade e descarte os que estiverem vencidos.
  2. Faça o mesmo com louça, panelas, talheres e outros utensílios guardados nos armários. Descarte potes que não têm mais tampa e outras coisas que você não usa mais para abrir espaço.
  3. Aproveite para lavar coisas que estão guardadas há muito tempo, como panelas grandes, travessas, a tigela da batedeira e do processador de alimentos etc.
  4. Se tiver tempo, é uma boa oportunidade para arear as panelas – ou seja, lavá-las com um produto específico para retirar manchas e dar brilho. A melhor maneira de fazer isso é usando uma pasta feita com vinagre e bicarbonato de sódio. Coloque o bicarbonato em um recipiente e vá adicionando vinagre aos poucos até que a consistência da mistura fique parecida com a de um saponáceo cremoso. Depois, cubra as partes externa e interna das panelas com o creme e deixe agir por mais ou menos meia hora. Lave normalmente depois.
    Você pode usar a mesma fórmula para lavar a parte interna da cuba da pia e as torneiras.
    Ah, um detalhe importante: não faça isso com panelas de teflon! Esse procedimento é válido apenas para panelas com acabamento em metais como ferro, alumínio ou inox.
  5. Se a sua pia for de mármore, aproveite para deixá-la de molho em uma pasta de bicarbonato de sódio com água morna. Deixe agir por alguns minutos e enxágue.
  6. Limpe seu purificador de água de acordo com as nossas instruções.
  7. Assim como você fez com os armários, tire todos os alimentos da sua geladeira e aproveite para descongelar o aparelho. Leia nosso conteúdo completo explicando tudo sobre geladeira para saber como fazer isso.
  8. Chegou a vez do micro-ondas. Retire o prato giratório para lavar, e limpe as partes interna e externa de acordo com o nosso conteúdo que tem tudo sobre micro-ondas.
  9. Para limpar seu fogão ou cooktop, use um produto apropriado para o tipo de superfície para deixar de molho. Depois, remova com a parte mais macia da esponja de lavar louça e finalize com pano úmido. Retire as bocas e grades, lave-as na pia e deixe secar antes de colocá-las no lugar. Limpe o painel, os botões e a parte externa do fogão – se for o caso – com pano úmido e detergente.
  10. O forno dá um pouco mais de trabalho. Você pode usar um saponáceo cremoso apropriado para este tipo de limpeza ou, em vez disso, fazer uma pasta com vinagre e bicarbonato de sódio. Espalhe a mistura em toda a parte interna do forno, espere meia hora e remova a receita caseira com a esponja. Finalize com um pano úmido para tirar todos os resíduos.
  11. Depois de dar uma geral em todos os eletrodomésticos, é a hora de dar atenção ao piso. Além de varrer, se tiver um ralo ou outro canal de escoamento na sua cozinha, deixe o chão de molho em água com um desinfetante para limpeza pesada por meia hora e esfregue bem com a vassoura.
  12. Se for necessário, estenda a limpeza do chão às paredes e lave os azulejos. Para limpar os rejuntes, você pode borrifar vinagre e deixar o produto agindo para amolecer a sujeira por cerca de 20 minutos. Depois, esfregue com uma escovinha.
  13. Enxague tudo e finalize passando pano com desinfetante.

Limpeza na área de serviço

  1. Para limpar a máquina de lavar, comece tirando o filtro. Com uma esponja, tire toda a sujeira e finalize com um pano úmido para deixar a superfície limpinha. Use a função Auto Limpeza da sua lavadora ou siga as instruções que estão no nosso conteúdo exclusivo com tudo sobre máquina de lavar.
  2. Aproveite para organizar seus panos de limpeza, baldes, vassouras, rodos e outros utensílios. Jogue fora os que estiverem danificados.
  3. Esvazie os armários e prateleiras, e faça a limpa nos produtos de limpeza. Guarde apenas os que ainda estão bons para uso.
  4. Limpe armários e prateleiras com pano úmido para tirar o pó.
  5. Se o seu ferro de passar fica na área de serviço, use a pasta de vinagre com bicarbonato para limpar a superfície dele com cuidado. Retire todos os resíduos com um pano.
  6. Deixe o tanque de molho em um produto de limpeza pesado, como água sanitária, e depois esfregue bem com sabão.
  7. Use vinagre para limpar os rejuntes.
  8. Lave o chão e esfregue bem. Tire a máquina de lavar do lugar e limpe bem embaixo dela.
  9. Depois de voltar todos os objetos para o lugar, passe pano com desinfetante.

Limpeza de banheiro

  1. Tire todos os produtos das prateleiras e armários. Confira as datas de vencimento e descarte os que já tiverem expirado. O mesmo vale para os vidros e potes que tiverem apenas um restinho que você não vai usar nunca.
  2. Limpe a parte interna dos armários ou do gabinete da pia com pano úmido.
  3. Use um desinfetante indicado para limpeza pesada para lavar pia, vaso sanitário e boxe.
  4. Repita o truque da cozinha para limpar os rejuntes: borrife vinagre, deixe agir e depois esfregue com ajuda de uma escovinha.
  5. Se tiver boxe de acrílico ou vidro, lave bem com água e detergente, que é ótimo para desengordurar.
  6. Não esqueça de limpar bem o espelho e as janelas com limpa-vidros. Se tiver cortinas, retire e ponha para lavar.
  7. Aquela pasta de vinagre e bicarbonato que você usou no forno ajuda também a dar brilho nas torneiras e outros objetos com acabamento em metal do seu banheiro.
  8. Por fim, lave bem o chão e finalize passando pano.

É muita coisa, mas você vai dar conta dessa faxina de fim de ano! Basta dividir as tarefas direitinho e você vai entrar no novo ano com a casa brilhando. 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!