Como limpar ferro de passar roupa

como limpar ferro de passar

Um dos eletrodomésticos essenciais em muitos lares é o ferro de passar roupas. No entanto, com o tempo de uso, o aparelho pode ficar queimado embaixo, sujo ou mesmo acumular pequenos pelinhos e materiais que estão presentes nas peças de roupa. Por isso, preparamos um tutorial de como limpar ferro de passar roupa, explicando tudo direitinho para você, de acordo com cada modelo. Veja só!

Cuidados necessários

Atenção: antes mesmo de começar a limpar seu ferro de passar roupas, é preciso que ele esteja desligado da tomada e frio, para evitar acidentes como choques ou queimaduras.

Produtos que você pode utilizar

como limpar ferro de passar roupa

Cada tipo de ferro pode ser limpo de uma maneira. Por isso, veja abaixo na relação de modelo e saiba que talvez você precise de:

  • Pano limpo e macio
  • Limão
  • Vinagre branco
  • Esponja de aço
  • Sal
  • Detergente neutro
  • Água oxigenada
  • Vela
  • Açúcar
  • Bicarbonato de sódio

Como limpar ferro a vapor

Os ferros a vapor geralmente têm a função limpeza automática. Se o modelo que você tem em casa, tiver a função (vale olhar no manual ou na parte superior do aparelho), o procedimento é o seguinte:

  1. Encha o reservatório com água e ligue o ferro na temperatura máxima.
  2. Espero que o aparelho atinja sua temperatura máxima, por meio do indicador de temperatura.
  3. Desligue o aparelho, retire-o da tomada.
  4. Cuidado com a parte debaixo do ferro para evitar queimaduras.
  5. Segure o ferro de passar na posição horizontal.
  6. Aperte o botão para eliminar toda a água, com cuidado para evitar respingos em suas mãos ou braços.
  7. Certifique-se de que toda a água foi retirada do aparelho.
  8. Ligue novamente o ferro de passar na tomada e passe-o sobre um pano limpo e seco.
  9. Toda a sujeira da parte debaixo deve ficar no pano.

Para limpar a parte interna do ferro a vapor

Se seu aparelho não possuir a função de limpeza automática um outro procedimento deve ser realizado. Esse jeito, inclusive, é também indicado para limpar a parte interna do aparelho, mesmo que este tenha a função de limpeza. Confira!

Você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de chá de água
  • 1/2 xícara de chá de vinagre branco

Modo de fazer:

  1. Misture a água e o vinagre e despeje dentro do reservatório de água do ferro.
  2. Ligue-o na tomada e selecione a temperatura mais alta. Se não houver o controle manual da temperatura, use a opção na posição “algodão”.
  3. Quando o ferro atingir a temperatura máxima, pegue uma toalha, coloque sobre a tábua de passar e passe o ferro.
  4. Pressione o botão do vapor, para que a mistura de água e vinagre seja eliminada.
  5. Não é preciso usar toda a solução que está dentro do reservatório.
  6. Aperte o botão de vapor a cada 20 segundos, durante 1 minuto e 30 segundos.
  7. Após esse processo, desligue o ferro, retire-o da tomada e descarte todo o restante da mistura que houver dentro do aparelho.
  8. Encha o reservatório novamente somente com água.
  9. Repita o processo para remover qualquer resto de vinagre que tenha permanecido dentro do aparelho.
  10. Use a mesma toalha e passe o ferro por cima dela, por aproximadamente um minuto e 30 segundos.
  11. Descarte a água que ainda estiver no reservatório.
  12. Pronto! Seu ferro estará limpo também na parte interna do aparelho.

Como limpar ferro antiaderente

Materiais antiaderentes requerem cuidados especiais. Por isso, se seu ferro de passar roupas tem camadas antiaderentes, preste atenção nessas dicas:

  • Não use materiais abrasivos para limpeza, como buchas ou mesmo produtos
  • O detergente neutro, acompanhado de um pano macio, são seus melhores amigos
  • O ideal é manter o ferro limpo logo após seu uso, continuamente, para evitar manchas
  • Água e bicarbonato de sódio podem ser utilizados (veja instruções abaixo).

O melhor jeito de limpar seu ferro antiaderente é: umedecer um pano macio e limpo e higienizar a parte antiaderente do ferro, todas as vezes que ele for usado. No entanto, se for necessário usar algum produto para a limpeza que não tenha sido feita periodicamente, o detergente neutro, acompanhado de uma bucha não abrasiva, resolverá o caso de manchas.

Após esfregar os pequenos pontos com a parte macia da bucha, passe um pano seco e limpo até remover o excesso de sabão. Só não se esqueça que para realizar a limpeza o ferro deve estar desligado da tomada e frio.

Há também quem use uma pastinha feita com água e bicarbonato de sódio. Basta misturar uma colher de sopa de água com duas colheres de sopa de bicarbonato. Quando o ferro estiver desligado e frio, passe a pastinha na parte antiaderente com um pano macio, com foco nas manchas e em outras sujeiras. Limpe o ferro com um pano macio e seco.

Como limpar ferro elétrico

O método mais indicado para limpar seu ferro elétrico é, após sua retirada da tomada, encher com água limpa o ferro e acionar a função autolimpeza (veja instruções acima). Entretanto, se seu ferro elétrico não contar com a função ou tampouco for a vapor, use um pano com detergente neutro.

O vinagre também é um bom aliado. Basta (com o ferro frio e desligado da energia elétrica) borrifar um pouco de vinagre, esperar uns dois minutos e esfregar os pontos manchados com um pano macio ou bucha não abrasiva.

Como limpar ferro de cerâmica

Outro tipo de ferro que pode ter mais durabilidade e precisar de limpeza profunda com menos frequência é o que tem base de cerâmica. Assim, todas as vezes que usar o eletrodoméstico, retire-o da tomada e espere que o aparelho esfrie um pouco e fique com a temperatura morna, quase fria. Cuidado para não se queimar!

Pegue um pano úmido e passe na base de cerâmica. Isso evitará a manutenção mais pesada e também que a base de cerâmica seja danificada por algum produto. Muito se fala em usar velas ou mesmo produtos mais fortes. Pois saiba que o uso tanto da vela, quanto dos produtos podem destruir a base de seu ferro.

Ferro queimado embaixo: como limpar

como limpar ferro de passar

Quando o ferro está com algum ponto queimado pode acabar transferindo a mancha do queimado para suas roupas. Por isso, uma mistura simples de vinagre e sal em partes iguais pode ser a solução para este problema. Basta colocar a mistura em um recipiente, umedecer um pano ou bucha macia com a solução e passar na base queimada, com o ferro morno.

Muito cuidado para não machucar as mãos. Certifique-se de que o aparelho não esteja quente o suficiente e, se possível, use luvas de proteção que não sejam emborrachadas (para que não grudem na base).

Uma outra solução caseira para limpar as manchas de seu ferro de passar roupa é usar água oxigenada. Use um algodão umedecido em água oxigenada, esfregue (com o ferro frio) os pontos manchados ou queimados e depois use outro pano com detergente neutro para retirar o excesso e outro para retirar totalmente o detergente.

Agora que você já sabe como limpar seu ferro de passar roupa, que tal aprender como tirar pelos das roupas?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!