Imagem

Como limpar vidros: dicas úteis para tirar manchas

Por mais que existam diferentes tipos de vidros, como espelhados, antirreflexo, antivandalismo, temperados, fumês, craquelados ou coloridos, a maneira de limpá-los é a mesma e pode ser simples, prática e com itens que você tem na sua casa. Se você costuma ter problemas na hora de limpar os vidros e percebe que eles sempre ficam manchados, que a sujeira não sai facilmente e que até mesmo água é capaz de deixar marcas no vidro, a gente te mostra como limpar vidros.

Por que o vidro mancha com facilidade?

O vidro é um tipo de material translúcido, ou seja, que permite passar a luminosidade. Essa característica faz com que qualquer tipo de sujeira ou mancha fique evidente sobre a superfície. Por ser material em é possível visualizar diferentes tipos de manchas com facilidade, é preciso ter cuidado, inclusive, no momento de limpar os objetos de vidro.

Produto de limpeza caseiro para limpar vidro

Na hora de realizar a limpeza do vidro o ideal é optar por produtos de limpeza que não sejam abrasivos, em outras palavras, que não contenham ingredientes que possam prejudicar a qualidade do vidro. Sendo assim, caso você opte por um limpador industrializado, o ideal é olhar o rótulo e verificar se é adequado para ser aplicado sobre superfícies de vidro.

Se você não quiser arriscar, pode optar pelo produto de limpeza caseiro feito à base de vinagre de vinho branco e água morna. Veja a receita a seguir:

Ingredientes

  • ½ xícara de vinagre de vinho branco
  • 2 ½ litro de água morna

Modo de preparo

Misture os ingredientes e coloque-os em um borrifador

Como limpar superfícies de vidro


1. Comece limpando cantos e bordas onde a poeira tende a se acumular. Uma escova de dentes antiga é ideal para retirar a poeira localizada entre o vidro e a moldura.

2. Feito isso, passe suavemente um pano seco e limpo de cima para baixo do vidro. Evite mudar de direção ou fazer movimentos arredondados. Essa variação é um dos fatores que podem deixar o vidro manchado

3. Verifique se há manchas e dedos sujos no espelho. Se houver, coloque um pouco de álcool em um pedaço de algodão e passe delicadamente sobre a mancha até que ela seja absorvida.

4. Em seguida, borrife a solução caseira feita à base de água e vinagre de vinho branco. Uma dica é borrifar a uma distância de 20 cm do vidro, para evitar que o produto se espalhe muito. Borrife uma quantidade pequena e passe o pano em seguida.

5. Com um pano de microfibra, limpe a superfície de cima para baixo. Vá borrifando a solução de água e vinagre à medida que ela for absorvida, por toda a extensão do vidro.

6. Para finalizar, seque o vidro com uma toalha de papel de cima para baixo. Ela conseguirá absorver o líquido presente sem riscar ou manchar.

Como limpar objetos de vidro


O processo de limpeza de copos, taças e objetos de vidro é semelhante ao de outras superfícies, mas o diferencial é que, dependendo do tamanho do objeto e de quão manchado ele estiver, é possível deixá-lo de molho por 30 minutos na solução de vinagre de vinho branco e água morna. Depois disso, basta tirar as peças de molho e deixá-las secar naturalmente ou apalpar uma toalha de papel sobre o objeto.

Dicas importantes na hora de limpar o vidro

Além do produto de limpeza caseiro, existem algumas técnicas que podem ajudar a tornar o processo de limpeza do vidro mais eficiente e prático, evitando manchas e marcas na superfície.

Faça a limpeza de janelas e portas de vidros em dias nublados

O sol faz com que a água seque mais rapidamente, o que pode facilitar o aparecimento de manchas na superfície do vidro. Em dias nublados, a luz do sol está mais escondida, possibilitando que a limpeza do vidro seja feita por completo e sem deixar marcas.

Limpe de cima para baixo

Uma maneira de minimizar a possibilidade de manchar o vidro é fazer a limpeza de cima para baixo e evitar mudar a direção. A explicação é a própria Lei da Gravidade. Ao limpar de cima para baixo, quando a solução de água e vinagre de vinho branco escorrer, você terá a chance de limpar a superfície sem deixar manchas ou marcas de sujeira.

Use panos de microfibra

Panos que soltam pêlo podem dificultar a limpeza dos vidros. Na hora da faxina, opte pelos de microfibra para limpar e seque com toalhas de papel.

O que não usar para limpar vidro

Alguns limpadores de vidro podem conter substâncias como amônia, cloro ou substâncias corrosivas, que prejudicam a qualidade e estrutura da superfície. Além disso, esponjas e palhas de aço também são itens que precisam ser eliminados, pois podem riscar a superfície.

Muitas pessoas costumam usar o jornal na hora de limpar vidros, mas esse tipo de material também não é muito indicado. Isso porque, a tinta do jornal pode passar para o espelho, deixando-o manchado.

Agora que você já sabe como limpar vidros, talvez você se interesse por uma matéria sobre como limpar espelhos.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!