Imagem

Pequenas atitudes no dia-a-dia podem fazer toda a diferença para poupar os recursos do nosso planeta.
Reutilizar água da máquina de lavar é uma mudança de hábito vantajosa para o consumidor, que passa a pagar menos na conta d’água, e para o meio-ambiente – especialmente em épocas de estiagem. Veja como é simples reaproveitar a água da sua lavadora Consul para limpeza geral na casa:

Passo a passo para reaproveitar água da máquina de lavar

Se não for descartada, a água da máquina de lavar pode ser reutilizada em outras tarefas domésticas, como lavar o chão da área de serviço, do banheiro, da varanda e do quintal. As máquinas de lavar com reaproveitamento de água, como a da Consul, já vem preparadas para isso, com o modo de lavagem Econômico ou a função Reutilizar Água. Nestes casos, você vai precisar:

  1. Escolher o modo Econômico ou acionar a função Reutilizar Água no começo da lavagem.
  2. Após terminada a etapa, uma luz acenderá no painel para avisar que a máquina está esperando você retirar a água com sabão.
  3. Você faz isso levando a mangueira da máquina ao recipiente onde pretende armazenar a água e, em seguida, abrindo e fechando a tampa dela.

Com esses três passos, terá água com sabão em ótimas condições para a faxina de sua casa ou apartamento e de quebra irá economizar água!

Dicas para lavar roupa de maneira sustentável

Além do reaproveitamento de água, há uma série de mudanças de hábitos que você pode fazer para tornar a lavagem de roupa ainda mais sustentável. Entre elas, temos:

  • Evite “usar e lavar”, além de diminuir a vida útil das peças a cada lavagem, te obrigando a comprar roupas com mais frequência, isso nem sempre é necessário. A recomendação, geralmente, é de apenas lavar sujeiras e manchas localizadas e usar as peças durante algum tempo antes de colocá-las no cesto;
  • Quando possível, lave maiores quantidades de roupas ao mesmo tempo e prefira água fria. Existem exceções nesse caso e no do tópico anterior, como o de pessoas infectadas por algum vírus ou bactérias que precisam ter suas roupas lavadas com mais frequência, mas normalmente lave o maior número possível de roupas, para que o processo de encher e esvaziar a máquina ocorra no menor número de vezes possível;
  • Dê sempre preferência por secar as roupas naturalmente. A secadora é muito útil em dias frios, chuvosos, quando temos pressa ou quando nos falta espaço, mas secar naturalmente é bem mais econômico;
  • Prefira produtos de limpeza concentrados. Eles normalmente são vendidos em embalagens menores e sem água para diluir, fazendo dessa uma forma simples de lavar as roupas de maneira mais sustentável.

Ao programar sua máquina de lavar, escolha o ciclo Lavagem Econômica ou selecione o ciclo escolhido e acione a função Reutilizar Água.

Após terminar a etapa da lavagem, uma luz acenderá no painel e a máquina ficará parada esperando que você retire a água com sabão.

Direcione a mangueira da máquina de lavar para um recipiente aonde queira armazenar a água. Para iniciar a drenagem, abra e feche a tampa.

Após a drenagem, a máquina de lavar segue o ciclo normalmente. Guarde a mangueira e pronto! Já pode usar água com sabão para lavar quintal, banheiro ou até mesmo a lavanderia.

Fa©ilitaConsul

Viu como é fácil economizar reaproveitando a água da máquina? Uma outra forma de ter atitudes sustentáveis na hora de lavar roupa é conhecendo a sua lavadora. Para isso, confira o nosso guia da máquina de lavar para saber como ela funciona.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!