Imagem

Dicas de como tirar mancha de esmalte da roupa

A mancha de esmalte é uma das mais chatas de tirar da roupa. Mas se você estiver fazendo as unhas e isso acontecer com você, não se desespere: é um problema que tem solução! E, para facilitar, nós vamos te ensinar direitinho o passo-a-passo de como tirar mancha de esmalte da roupa. Veja como é possível recuperar suas peças de maneira fácil e rápida!

Siga nosso passo a passo de como tirar esmalte da roupa

1. Deixe o esmalte secar

Camiseta suja de esmalte com a legenda "aguarde o esmalte secar"

É mais fácil tirar as manchas depois que o esmalte já secou. Se você mexer nele molhado, pode acabar espalhando mais ainda e aumentando o tamanho do problema.

2.Teste antes de remover

Os removedores à base de acetona podem danificar alguns tipos de tecidos. Então, se você não sabe ao certo se a sua roupa é de tecido sintético ou não e só tem acetona em casa, faça um teste antes de’ remover a mancha. Passe um pouquinho de acetona em uma parte escondida da peça, como na barra, por exemplo. Deixe secar e observe se o produto vai ou não danificar o tecido antes de prosseguir.

3. Use removedor de esmalte antes da lavagem

Algodão com removedor sendo colocado sobre mancha de esmalte na camiseta

Primeiro, tente tirar os pedaços de esmalte seco com delicadeza para não estragar o tecido. Para remover o que sobrar da mancha, pressione um pano embebido em removedor de esmalte no lado avesso da roupa. Não esfregue! Apenas deixe que o removedor absorva o esmalte. Você também pode usar toalhas de papel ou algodão em vez de um pano. Depois, lave a peça normalmente com sabão de sua preferência.

4. Tenha paciência com peças brancas

Em roupas mais claras, as manchas de esmalte podem dar mais trabalho para sair. Tenha paciência e repita o processo de aplicar o pano umedecido com removedor quantas vezes for necessário até que o esmalte saia. E não caia na tentação de esfregar, que se a roupa for branca a chance de aumentar o estrago é ainda maior.

5. Cuidado com a acetona nos tecidos!

Tecidos sintéticos, como viscose, podem ser seriamente danificados por acetona. Evite usar removedores de esmalte à base desta substância para realizar a remoção das manchas.

Siga as dicas e saiba também como tirar mancha de esmalte do sofá

Se o esmalte sujar seu sofá, tapete ou carpete, você pode aplicar o mesmo truque de como tirar esmalte da roupa sem medo – sempre evitando o uso de removedores à base de acetona para não correr o risco de danificar os tecidos. O mesmo vale para lençóis e toalhas.

Agora você não precisa mais sofrer quando cair uma gota de esmalte na sua roupa e pode fazer as unhas em casa tranquilamente. Quer saber mais sobre como remover vários tipos de sujeira sem erro? Leia nosso guia completo de como tirar manchas das roupas.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!