Imagem

Como tirar manchas de caneta ou canetinha das roupas?

Manchar as roupas com tinta de caneta ou canetinha sempre é uma situação chata. Independente se ela está em roupas de crianças ou adultos, existem algumas dicas caseiras bem simples de como tirar mancha de caneta ou canetinha da roupa, que podem te aliviar diante deste problema.

É importante  lembrar que existem diferenças entre os processos dependendo do tecido que foi manchado. Portanto, fique atento ao realizar os procedimentos a seguir.

Como tirar mancha de caneta

Caso a mancha tenha sido feita por uma caneta à base de água (modelos tradicionais do mercado), as soluções caseiras são bem simples de fazer. Tratando-se de tintas que não precisam de removedores especiais para serem limpas, existem duas situações que devem ser tratadas com atenção antes de começar qualquer processo, sendo elas: mancha de tinta de caneta seca ou molhada.

No geral, o que você precisará avaliar em ambos os casos, serão apenas dois cenários: no primeiro, se a mancha é pequena ou fresca e, no segundo, se ela é grande ou um pouco mais resistente.

Manchas pequenas ou frescas

Álcool e algodão

Para as manchas pequenas e mais recentes, a melhor solução é colocar um pouco de álcool em um algodão e passar sobre o local manchado. Dessa forma, além de não danificar o tecido da roupa, o álcool eliminará todo vestígio deixado pela caneta.

Vinagre branco

Outra solução bem comum que pode ser utilizada é o vinagre branco junto a um pano, para remover as manchas de tinta mais frescas.

Para isso, basta colocar um pano limpo embaixo da mancha e adicionar o vinagre branco em cima da tinta. Com um segundo pano, passe levemente sobre a mancha para absorver o excesso de líquido e removê-la. Ao final, lave a peça normalmente.

Camiseta

Manchas grandes ou mais resistentes (secas)

Detergente branco

Em um algodão, pingue algumas gotas de detergente para louças e passe sobre a tinta seca ou em maior quantidade na roupa. Ao remover todo o excesso, aplique mais detergente sobre a mancha que ficou e deixe agir por uma hora. Após isso, pegue o algodão e esfregue sobre a mancha e lave normalmente. Repita o processo se necessário.

Não se esqueça de deixar um pano embaixo da mancha da peça. Dessa forma, o líquido não se espalhará para uma parte limpa da roupa.

Removedor de tinta (em caso de tinta seca)

Para as manchas secas, é importante lembrar que será um pouco mais difícil removê-las por completo, pois a tinta já se fixou no tecido. Para essa situação, você vai conseguir remover grande parte da tinta usando um pouco de álcool em um algodão e passando levemente no local da mancha.

Após realizar esse processo, basta lavar a peça com um removedor de manchas junto ao sabão convencional. Mas lembre-se de lavar a peça sozinha, seguindo as instruções do produto e os símbolos de lavagem da roupa.

Camiseta

Como tirar mancha de canetinha ou canetas permanentes

Para manchas de canetinha hidrográfica ou canetas permanentes, o processo é um pouco diferente, pois em alguns casos, sua composição é a base de óleo, o que dificulta bastante a remoção da mancha quando risca algum tecido.

Porém, nenhuma mancha é impossível de remover (já falamos sobre isso em nosso guia de como tirar manchas de roupas)! Aplicando algumas técnicas e produtos, não será difícil remover manchas de canetinha das roupas. Siga nosso passo a passo a seguir:

Álcool e algodão

1º Passo – Absorva a tinta

Assim como no processo para tirar a mancha de tinta da roupa, coloque um pouco de álcool no tecido manchado (menos em peças de couro) e passe levemente o algodão por cima.

Não esqueça de deixar um pano ou papel toalha debaixo do tecido, para não manchar o outro lado.

2º Passo – Leve à máquina

Após remover a maior parte da mancha de canetinha ou caneta permanente, leve a peça ainda úmida com o álcool à máquina de lavar. Adicione o sabão normalmente e lave bem. Caso a mancha não tenha saído por completo, repita o processo.

Importante: Não esqueça de lavar a peça separadamente das demais. Assim você evita que a tinta se espalhe entre as outras roupas.

3º Passo – Coloque para secar

Finalizado o processo de lavagem, basta colocar a roupa para secar em um local arejado, de preferência longe do sol. Certifique-se de que a mancha saiu por completo, caso contrário ela secará e o processo de remoção deverá ser feito novamente.

Leite quente

Você também pode usar um pouco de leite quente sobre a mancha para removê-la de forma mais segura.

Este processo é bem simples, basta esquentar o leite até que fique em temperatura morna para quente, aplicar o líquido no tecido manchado e esfregar delicadamente. Após realizado o processo, lave a peça normalmente.

Simples e fácil, não? Aproveitando que já aprendeu a tirar manchas de caneta e canetinha das roupas, o que acha de conferir nossas dicas para tirar manchas de ferrugem da roupa?

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!