Imagem

Como tirar mau cheiro do ar-condicionado?

Poucas invenções são tão importantes para deixar o ambiente agradável como o ar-condicionado. E quando imaginamos esse conforto e um clima fresquinho, os odores desagradáveis definitivamente não fazem parte desse cenário, não é mesmo?

Se isso está acontecendo durante o funcionamento do seu aparelho, vamos listar as possíveis causas desse problema, localizar a fonte e principalmente explicar como tirar mau cheiro do ar-condicionado.

Verificação e limpeza

Muita gente acredita que o problema do ar-condicionado com cheiro ruim pode vir do gás congelante ou pelo mal funcionamento de algum componente do aparelho. Mas, uma das causas mais comuns do cheiro desagradável pode estar na falta de limpeza do ar-condicionado.

O primeiro passo é realmente dar uma boa verificada no equipamento, já que existem grandes chances de o mau cheiro vir do acúmulo de sujeira que pode incluir desde poeira até pequenos animais mortos ou vegetação em decomposição presos em sua estrutura. A gente já explicou aqui no Facilita como realizar a limpeza do ar-condicionado, é só dar olhadinha aqui.

O temido mofo

Como o ar-condicionado trabalha sugando e filtrando o ar do ambiente, pode ser que a parede ou móvel em que ele está instalado esteja mofado, inevitavelmente o cheiro no ar-condicionado será potencializado pelo aparelho.

Além do cheiro desagradável, a presença de mofo no ambiente pode trazer riscos à saúde de todos. Vale a pena ver essas dicas para se livrar desse vilão.

De olho no dreno

É importante checar se a mangueira de drenagem está instalada corretamente e limpa. Para fazer a limpeza, você pode retirar a mangueira e lavar sua parte interna com água quente e um pouco de água sanitária, ou vinagre branco e até alvejantes e desinfetantes capazes de matar bactérias e fungos que possam causar o mau cheiro. Enxágue a mangueira com bastante água, até retirar completamente o cheiro do produto, deixe ela secar bem e coloque de volta no ar-condicionado.

Cheiro de queimado

Muita atenção com esse tipo de mau cheiro! Isso pode ser sinal de sobrecarga do aparelho e comprometer seu funcionamento. Caso isso aconteça, mesmo com os filtros e o ar-condicionado limpo, chame a assistência técnica o mais rápido possível e não ligue o aparelho até a visita do profissional.

É muito importante manter os cuidados com a manutenção do ar-condicionado e é muito mais fácil do que parece, sabia? Facilitamos ainda mais para você!

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!