Como tirar tinta de parede da roupa?

Imagem

Então você resolveu dar aquela renovada na casa. Trocar a cor das paredes ou apenas retocar a tinta para uma transformação do ambiente. Se, no meio do processo, respingar um pouco de tinta em você, saiba que nem tudo está perdido. Vamos ensinar exatamente como tirar mancha tinta de parede da roupa.

Assim, você não perde a peça, nem deixa de colocar suas habilidades em prática. Mas antes de te ensinarmos o passo a passo, é necessário que você considere os seguintes pontos:

Identifique qual tipo de tinta manchou a roupa

Existem tintas à base de água e de óleo. O tira-manchas mencionado no nosso passo a passo, como explicamos, é mais indicado para as tintas à base de água. Já aquelas à base de óleo são mais difíceis de tirar.

Por isso, é importante conferir a lata do produto para entender exatamente como lidar com cada caso. Aliás, é normal também encontrar algumas indicações de produtos específicos para tirar manchas de parede da roupa na própria embalagem do produto.

Preste atenção ao tecido da roupa

Outro fator que influencia no sucesso ao remover manchas é o tecido da peça de roupa. Alguns deles, principalmente os sintéticos, não podem entrar em contato com produtos químicos ou solventes. Já com o jeans, por exemplo, acontece o contrário. Por ser mais resistente, você pode até raspar o excesso de tinta com uma faca ou passar direto para um removedor de manchas.

Passo a passo de como remover tinta de parede da roupa

Como tirar tinta de parede da roupa?

Se você acabou de manchar sua roupa de tinta de parede, siga o passo a passo abaixo que garantimos que irá te ajudar.

1º passo: reação imediata

Respingou? O maior segredo para remover a tinta de parede sem precisar aposentar a roupa depois disso é agir o quanto antes. Assim que perceber a tinta fresca no tecido, comece o seu tratamento antimanchas.

2º passo: sem excessos

Para começar, é preciso tirar o excesso de tinta. Você pode fazer isso com ajuda de uma espátula ou, se não tiver, com um pedaço de papel toalha mesmo. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para não acabar espalhando ainda mais a tinta fresca.

3º passo: tratamento leve

Antes de lavar ou recorrer a produtos mais fortes, tente remover a mancha com uma técnica simples, porém eficiente: água e detergente ou sabão em barra (neutro mesmo ou de coco). Use uma escova para esfregar com cuidado.
No entanto, se a tinta for á base de óleo, o solvente ou o tíner é o produto ideal na remoção desse tipo de mancha. Aqui basta esfregar com um pano e lavar a peça da forma habitual.

4º passo: tira-manchas em ação

Ainda não funcionou? Hora de aplicar um produto específico para remover manchas do gênero. Com tintas à base de água, um tira-manchas pode ser a solução mais indicada e eficaz. Ao aplicá-lo, siga as instruções do fabricante com atenção e espere alguns minutos até que ele faça efeito.

5º passo: de molho

Assim que terminar o processo e se livrar da mancha, deixe a peça de roupa de molho por volta de vinte minutos em um balde com água, morna ou quente, e sabão. Em seguida, esfregue ou lave normalmente na máquina de lavar. Pronto, agora é só colocar para secar.

Como tirar tinta de parede seca da roupa:

Como tirar tinta de parede da roupa?

A mancha secou e você não removeu a tempo? Passe um pano com álcool isopropílico após retirar o excesso de tinta ou, caso isso não funcione, aplique um pouco de álcool direto no tecido. Vale fazer um teste em um pedaço escondido para garantir que a peça não estrague.

Seguindo as dicas apresentadas e o passo a passo, esperamos que você não encontre nenhum problema ao remover a tinta de parede, esteja ela ainda fresca ou seca.

E então, aprendeu como tirar tinta de parede de roupa? Para facilitar ainda mais a sua vida, você pode sempre recorrer ao nosso guia definitivo para tirar manchas de roupas.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!