Imagem

Como tirar umidade do ambiente com ar-condicionado

Você já se preocupou com a umidade do ar? Caso nunca tenha parado pra pensar nesse assunto, fique sabendo que ambientes fechados, como um escritório, quarto ou na sala da sua casa, os níveis de umidade precisam ser controlados para evitar a proliferação de bactérias e outros micro-organismos nocivos à nossa saúde. Aqui explicaremos como tirar umidade do ambiente com ar-condicionado para evitar possíveis problemas.

O nível ideal de umidade

Tanto um ar muito seco quanto muito úmido trazem problemas. Então, a melhor maneira é ter um equilíbrio entre os extremos. De maneira geral, recomenda-se que a umidade relativa do ar esteja por volta dos 60%.

A partir do 65%, mais ou menos, algumas bactérias já encontram o cenário perfeito para se proliferarem. Em casos mais extremos, onde a umidade pode chegar a 80% o número de bactérias pode aumentar mais de 40 vezes.

Mas quais problemas eu posso ter?

Você com certeza já passou pela experiência de entrar em um local e, na mesma hora, identificar um cheiro forte de “coisas guardadas”.

Esse odor se dá, entre outras coisas, pelo acúmulo de bolor e mofo que além de estragarem suas roupas e móveis, podem ser bastante prejudiciais para a respiração, piorando o quadro de quem tem asma, por exemplo.

Crianças, idosos e outras pessoas com a saúde debilitada também estão entre as vítimas do excesso de umidade em locais fechados.

Como identificar a umidade na minha casa?

Com tarefas diárias, como tomar banho, cozinhar e lavar ambiente internos, acabamos influenciando diretamente na porcentagem de água do ar. Para checar se você está em um ambiente muito úmido, fique de olho nestes sinais:

● Manchas de bolor nos cantos dos cômodos
● Cheiro forte dentro de armários ou guarda roupas
● Móveis de madeira visualmente úmidos
● Reações alérgicas em qualquer época do ano

Usando o ar-condicionado para o controle da umidade

A parte boa é que hoje já temos muitas opções para ter o controle a umidade do ambiente. Uma ótima alternativa é investir em um ar-condicionado Split inverter Consul. Além de ter a temperatura ideal o ano todo, o ar-condicionado também consegue tirar um pouco da umidade do ambiente.

Os modelos Split Inverter Consul possuem a função umidade, que acelera ou desacelera a desumidificação do ambiente. Em outras palavras, você consegue ter o controle da velocidade que o ar-condicionado tira a umidade de um determinado cômodo.

Controle ar-condicionado

Outra vantagem desse controle de retirada da umidade é evitar o mau cheiro do ar-condicionado. A gente já explicou aqui sobre o como tirar o mau cheiro do seu ar-condicionado.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre o funcionamento de um ar-condicionado, não deixe de conferir as ofertas de Ar Condicionado na Black Friday.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!