Dicas para preparar uma moqueca para o almoço de Páscoa

Receita de moqueca

A moqueca é um prato tradicional brasileiro que pode ser uma boa opção para o almoço de Páscoa. Se você quer preparar um almoço diferente esse ano e substituir o bacalhau, o ensopado à base de peixe e frutos do mar vai deixar sua família com água na boca.

No entanto, é muito comum acharem que a moqueca é um prato complicado de fazer ou que ela só pode ser preparada na panela de barro. Mas será que é tudo verdade? A seguir você encontra algumas dicas para preparar sua moqueca para o almoço de Páscoa de forma simples e com os ingredientes que você tem em casa.

Diferentes tipos de moqueca

Tipos de moqueca

Mesmo que a moqueca seja feita à base de peixe, existem diferentes tipos de moqueca que se distinguem pelo tipo de ingredientes utilizados na receita.

A moqueca capixaba é originária do Estado do Espírito Santo e é conhecida como patrimônio cultural da região. Tendo como influência e culinária nativa brasileira e portuguesa, na moqueca capixaba sabor do peixe e dos frutos do mar fica em destaque, tendo como acompanhamento ingredientes como tomate, cebola, coentro, azeite de oliva e urucum.

Além dela, existe também a moqueca baiana, originária do Estado da Bahia e com forte influência da culinária africana. A receita de moqueca baiana conta também com leite de coco e azeite de dendê.

Tanto a moqueca capixaba quanto a baiana costumam ser acompanhadas de pirão, um creme feito com o caldo de peixe da moqueca engrossado com farinha de mandioca e arroz.

Moqueca só pode ser feita em panela de barro?

A receita clássica de moqueca é feita em panela de barro. O motivo é que ela ajuda a intensificar o sabor dos alimentos. Além disso, a panela de barro cozinha mais lentamente e ajuda a preservar as propriedades naturais dos alimentos.

Se na sua casa não houver uma panela de barro, não tem problema, você pode preparar sua moqueca. É possível usar uma panela de ferro ou até mesmo uma comum. Mas atenção, procure cozinhar os alimentos em fogo baixo para não correr o risco de os ingredientes ficarem grudados no fundo da panela na hora de cozinhar.

Moqueca com camarão

Peixes para preparar moqueca

Você pode escolher diferentes tipos de peixe para sua receita de moqueca, mas o ideal é que eles sejam peixes com consistência, do contrário eles podem desmanchar na hora que forem levados à panela. Por isso, escolha peixes que tenham uma consistência mais carnuda, como cação, robalo, namorado ou filhote.

Também é possível optar pelo camarão, preparando uma moqueca de camarão com peixe ou somente de camarão. Para escolher o camarão um detalhe importante é checar se ele está com cheiro suave e com brilho na casca. Se caso eles estiverem com manchas escuras, é melhor evitar o consumo.

Além disso, tanto o camarão quanto o peixe devem ser consumidos frescos. Esse é um dos segredos para que a receita de moqueca fique saborosa.

Acompanhamentos para a moqueca

Os acompanhamentos da moqueca ajudam a completar a experiência de saborear esse prato, que é a cara do Brasil. O arroz é um dos principais acompanhamentos para a moqueca, você pode fazer uma receita simples ou preparar um arroz com amêndoas.

O pirão, creme feito com o caldo de peixe da moqueca engrossado com farinha de mandioca, também é um acompanhamento tradicional para a moqueca.

Além disso, um prato que costuma complementar a moqueca é a farofa. Se você optar por uma receita de moqueca baiana, a farofa de dendê é uma boa pedida. Caso seu almoço de Páscoa seja com a moqueca capixaba, a farofa de banana é uma ótima opção de acompanhamento para o prato.

Quem optar pela versão vegana da moqueca pode preparar um arroz branco ou um arroz com nozes e também uma farofa de banana ou com lentilha e soja.

Dicas para preparar uma moqueca saborosa

Existem diferentes detalhes importantes para o preparo da moqueca e segui-los com atenção é uma maneira de garantir que o seu almoço de Páscoa fique saboroso. A seguir você encontra algumas dicas para preparar uma moqueca deliciosa.

como temperar seu peixe para moqueca

Tempere o peixe antes de levá-lo à panela

O peixe é um tipo de alimento que absorve o tempero e cozinha rapidamente quando levado ao fogo. Por isso, para que ele não passe do ponto, uma dica é acrescentá-lo quando os outros ingredientes já estiverem cozinhando.

Uma dica é temperar o peixe fresco com uma mistura de suco de limão e uma pitada de sal. Dessa maneira será mais fácil mariná-lo na hora que ele for para a panela.

Se você se interessou por tipos de temperos, nós temos um conteúdo explicando melhor as diferentes funcionalidades das especiarias.

Deixe o peixe na geladeira

Depois de temperar o peixe colocá-lo na geladeira ajudará a manter sua qualidade, enquanto ele absorve a mistura de limão e sal.

Cozinhe em fogo baixo

Um dos enganos que costuma acontecer na hora de preparar a moqueca é cozinhar os ingredientes em fogo alto. Isso costuma acontecer porque a panela de barro leva mais tempo para cozinhar os alimentos, então há quem pense que aumentando a intensidade do acendedor a moqueca ficará pronta mais rápido.

Evite cozinhar os ingredientes em fogo alto quando estiver fazendo a moqueca, independentemente de qual panela utilizar. Lembre-se que faz parte da graça da moqueca sentir o aroma dos ingredientes cozinhando.

Acrescente os ingredientes em camadas

Para que a moqueca dê certo, é preciso colocar um pouco de azeite de oliva na panela. Em seguida, acrescentar metade das cebolas e depois metade dos tomates. A intenção é cobrir o fundo da panela para receber o peixe.
Após ter acrescentado o peixe, pode-se acrescentar o restante das cebolas e dos tomates, organizando assim os ingredientes em camadas.

Deixe a panela cozinhar sem interferências

É comum querer checar como está o preparo da moqueca, mas para que ela fique saborosa, o indicado é deixá-la cozinhar por pelo menos 15 minutos sem interferência.

Moqueca

Dicas para preparar uma moqueca vegana

Quem prefere uma opção sem carne pode apostar na moqueca vegana. Nessa receita, ela pode ser preparada substituindo o peixe por legumes, como batata, berinjela e cenoura. Também é possível fazer uma receita com ou sem leite de coco. Também é possível fazer uma deliciosa moqueca vegana à base de banana da terra com tofu.

Quem tem costume de consumir alimentos veganos, pode se aventurar em uma receita de moqueca de jaca ou de palmito. Veja algumas dicas de como preparar uma moqueca vegana saborosa.

Aposte no tofu

Se você quer apostar em uma versão vegana para a moqueca, o tofu pode ser um bom ingrediente para o seu prato. Ele é muito utilizado em pratos veganos como um substituto para o queijo. No entanto, esse ingrediente pode servir de base para diferentes sabores e pode deixar sua moqueca vegana mais saborosa.

Uma dica é grelhar um pouco o tofu em uma frigideira antes de levá-lo à panela junto com os outros ingredientes.

Aposte no gengibre

O gengibre é uma raiz que pode deixar sua moqueca apimentada de uma forma mais sutil. Como nessa receita os ingredientes são mais leves, o gengibre pode trazer esse sabor de maneira mais equilibrada.

Agora que você já sabe algumas dicas para deixar sua moqueca mais saborosa, que tal ver algumas sugestões para preparar a mesa para o almoço de Páscoa?

O arroz pode ser um bom complemento à sua moqueca vegana, sem roubar o protagonismo do prato principal. É possível incluir também uma farofa de banana da terra ou uma farofa vegana de lentilha com soja.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!