Imagem

Geladeira congelando: como resolver?

Você já se pegou na situação de tirar alguma coisa do refrigerador e encontrá-lo congelado quando não deveria? Saiba que isso pode acontecer, e não necessariamente significa que seu refrigerador precisa de reparo. Confira os diferentes casos e como resolver o problema da geladeira congelando:

Por quê minha geladeira está congelando tudo?

Problema na saída de ar:

Se você está com aquele velho problema da geladeira congelando embaixo, a primeira coisa que deve fazer é checar se há algum tipo de obstrução nas saídas de ar internas. A maioria delas fica localizada nas paredes do fundo do refrigerador e são fendas estreitas por onde o ar frio circula e que fazem parte do funcionamento da geladeira.

Como o ar que sai é muito gelado, é possível que acabe congelando os alimentos que ficam encostados ou até mesmo muito próximos. Se forem especificamente esses alimentos os que estão congelando, basta evitar que sejam guardados muito perto das saídas.

Verifique o termostato:

Verifique se a temperatura está ajustada corretamente, adequada tanto à temperatura externa quanto à quantidade de alimentos no interior do eletrodoméstico. Um termostato em temperatura muito baixa quando há pouca coisa armazenada no refrigerador pode congelar o que está dentro dela, principalmente nas prateleiras superiores.

Pode ser também que o termostato esteja com defeito, já que ele controla quando o motor da geladeira para de gelar. Por isso, faça um teste subindo um pouco a temperatura interna e conferindo se os alimentos pararam de congelar ou não. Se for termostato defeituoso, é necessário solicitar ajuda técnica, e você pode encontrar nas peças de geladeira da loja Consul, outro termostato para reposição.

Agora que você já sabe o porquê e o que fazer quando sua geladeira estiver congelando muito, que tal aprender também como resolver outros problemas frequentes da geladeira?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!