Saiba como resolver os problemas frequentes nas geladeiras

Imagem

Saiba como resolver os problemas frequentes nas geladeiras

Por ser usada diariamente e ficar ligada 24 horas por dia, é normal que, com o tempo, sua geladeira apresente alguns problemas como lâmpada queimada, vazamento, congelamento de alimentos na grade superior, borracha que não veda, barulhos estranhos, entre outros.

A boa notícia é que grande parte dos problemas de uma geladeira podem ser identificados facilmente e, em alguns casos, resolvidos de forma simples e prática.
Confira a lista abaixo e descubra como resolver os sete problemas mais comuns de uma geladeira.

ATENÇÃO: caso não consiga identificar o problema ou consulte um técnico autorizado.

A lâmpada da geladeira queimou

Se quando você abre a sua geladeira a luz não acende, fica piscando ou simplesmente funciona a hora que quer, muito provavelmente a lâmpada da geladeira queimou.

E, se este é o seu problema, não se preocupe. Afinal, trocar a lâmpada da geladeira é um dos problemas mais simples de se resolver. No entanto, antes de sair procurando onde encontrar uma lâmpada igual ao do modelo da sua geladeira, é importante fazer alguns testes para entender se o problema está mesmo relacionado a isso ou se pode ser algum mau contato.

Nesses casos, a primeira coisa a fazer é checar se a lâmpada está realmente rosqueada no bocal. Outro procedimento importante é verificar o interruptor. Pressione-o com a mãos para garantir que ele não está preso ou emperrado fazendo com que ele permaneça sempre desligado.

Se, mesmo depois de checar tudo isso perceber que a luz realmente não acende, talvez a lâmpada da sua geladeira esteja mesmo queimada. Descubra o modelo correto e faça a substituição (sempre com o aparelho desligado para evitar choques elétricos). Lembre-se de procurar pela lâmpada de geladeira original do seu eletrodoméstico.

Geladeira abertacom a lâmpada queimada

Caso ainda tenha dúvidas de como proceder, aqui comentamos um pouco mais sobre a lâmpada da geladeira queimando.

A geladeira está vazando água

Já aconteceu de você entrar na cozinha e pisar em uma poça d’água que não deveria estar ali, procurar de onde estava vindo, e descobrir que a sua geladeira estava pingando água?

A gente sabe que quando esse tipo de coisa acontece a preocupação é resolver o mais rápido possível e, uma geladeira vazando ou pingando água nem sempre requer a visita de um técnico.

Geralmente o vazamento ocorre porque o dreno, localizado dentro do seu eletrodoméstico, entupiu. Essa parte do produto é responsável por escoar a água que degela naturalmente e, se ele estiver entupido, vai acabar transbordando para o chão da sua cozinha. Para desentupi-lo basta usar um arame ou algum objeto fino e flexível, introduzindo-o no duto por onde a água deveria escoar. Atenção: não use nenhum produto corrosivo para não danificar o seu eletrodoméstico!

Agora, se você possui uma versão do eletrodoméstico diferente das convencionais, o processo é um pouco diferente. Veja como resolver o problema de vazamento de água de geladeiras frostfree e com freezer embaixo.

A geladeira está fazendo barulho

Se a sua geladeira começou a fazer barulhos estranhos ou fora do comum é interessante ficar atento para identificar o problema logo no começo. No entanto, não precisa se preocupar. Esse tipo de problema é comum, fácil de identificar, mas algumas vezes, pode acabar requerendo a presença de um técnico.

Antes de tentar identificar o que pode estar acontecendo, precisamos entender que barulho que está fazendo, afinal, podem ser simples estalos, ruídos do compressor ou até mesmo do gás da geladeira.

Estalos: se o que você escuta são estalos, fique de olho no congelador ou nas paredes mais próximas a ele. Pode ser que alguns gelos estão se soltando, quase como um degelo.

Ruído do compressor: se o barulho da geladeira estiver trepidante demais, pode ser uma má instalação do compressor. Para resolver, entre em contato com um técnico de sua confiança.

Ruído do gás da geladeira: se o som que você ouve é semelhante ao de um gás, não se preocupe. Este tipo de ruído é normal e vem do sistema de refrigeração.

Outro ponto interessante é verificar o local de instalação e o piso onde está a sua geladeira. Certifique-se que seus pés estejam nivelados na mesma altura e que ela possua um espaço nas laterais e na traseira para o ar circular e poder funcionar perfeitamente.

Verifique também se prateleiras e gavetas estão mal encaixadas. Caso sim, elas podem estar e trepidando um pouco e aumentando o barulho que a sua geladeira faz.

Para te ajudar, confira outras dicas para resolver os problemas de uma geladeira fazendo barulho.

A geladeira não liga

Em alguns casos, pode ocorrer de você abrir a sua geladeira e notar que ela desliga ou anda desligando sozinha. Apesar desse problema precisar de um técnico especializado, existem alguns procedimentos que vão te ajudar a identificar possíveis razões e, talvez, resolvê-las.

Cheque se o fio da geladeira não saiu da tomada ou está mal encaixado. Pode ser que algo tenha caído atrás dela ou numa possível movimentação do eletrodoméstico, o fio acabou desencaixando da tomada.

Uma geladeira próximo de uma tomada e o texto: "verifique a tomada da geladeira se está mal encaixada"

Evite usar extensões. Sempre tente conectar a sua geladeira diretamente na tomada.

Tente descobrir se o problema está na tomada ou no eletrodoméstico. Para isso, basta ligar a geladeira em outra tomada ou então ligar outro produto na tomada em questão.

Independente do resultado, você vai precisar da ajuda de um profissional especializado para te ajudar!

Veja algumas outras dicas para resolver os possíveis problemas da geladeira que não liga.

A geladeira está suando

Pode parecer um pouco estranho, mas sim: as geladeiras podem suar. Isso não é nenhum problema grave e acontece devido à alta umidade presente no ar ou a má vedação da borracha da sua geladeira, que deixa escapar o ar frio dela, ou ainda defeito no termostato.

Em qualquer uma das ocasiões, vale verificar a opinião de um especialista para ter certeza se a troca de alguma peça específica se faz necessária!

Se quiser saber mais sobre porque a geladeira fica suando, clique aqui.

Um outro fato decorrente do suor da geladeira é quando ela está esquentando na lateral. Isso acontece justamente evitar que a sua geladeira fique suando.

A geladeira está congelando a comida

Um problema bastante comum, mas bem fácil de resolver é quando a geladeira está congelando a comida.

A primeira coisa que devemos fazer é checar o controle de temperatura. Pode ser que algo tenha esbarrado no medidor e acabou alterando-a sem querer.

Uma geladeira aberta com vários alimentos congelados

No entanto, se você detectou que a situação não está relacionada ao medidor da geladeira, o problema pode estar no Damper ou termostato. Nesses casos, arrumar o termostato da geladeira é um assunto bastante técnico. Por isso, aconselhamos a ajuda de um profissional especializado!

A geladeira está com mau cheiro

Esse não é um problema técnico, mas é bem frequente e atrapalha tanto quanto uma peça danificada. Quem nunca teve a triste experiência ao abrir a geladeira e vir um cheiro forte.

A parte boa é que o processo de tirar o cheiro ruim é bem fácil:

1º passo:
Procure pelos alimentos estragados dentro da sua geladeira e jogue-os fora. Frutas, verduras e legumes são os que geralmente estragam mais rapidamente.

2º Passo:
Limpe as gavetas e prateleiras com sabão neutro e água morna, utilizando sempre uma esponja macia para não danificar o seu produto.

Pronto. Isso já é o suficiente para eliminar os odores.

Para evitar que o cheiro volte a aparecer, você pode colocar um pouco de pó de café ou carvão ativado dentro da geladeira. Eles ajudam a absorver os odores e evitar que eles fiquem fortes.

Se quiser mais dicas, corre lá no nosso post sobre como tirar cheiro de geladeira.

A geladeira tem cheiro de gás

Uma das dúvidas mais comuns é como saber se o gás da geladeira está vazando. Para quem não sabe, toda geladeira possui um gás refrigerante que faz todo o processo de gelar a parte interna do seu eletrodoméstico. Ou seja, se este gás vazar, a geladeira não vai fazer o seu trabalho.

Fazer esse tipo de checagem necessita de conhecimento técnico, afinal, ruídos de gás refrigerantes são normais. Em outras palavras, você vai precisar de um especialista no assunto para saber onde é o local de vazamento.

Então, se você notar qualquer cheiro de gás, desligue o seu produto imediatamente e procure por um técnico!

Pronto, com todas essas dicas você vai conseguir identificar e até resolver alguns dos problemas mais comuns que podem acontecer com a sua geladeira!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!