Imagem

Geladeira não gela? conheça os 8 principais motivos

A geladeira faz parte da vida de todo mundo. Ela é fundamental para manter os alimentos refrigerados ou congelados, deixando-os fresquinhos por mais tempo. Mas, às vezes, seja pelo tempo de uso ou por algum probleminha externo, a geladeira parou de funcionar e acaba não gelando mais.

Ihhh e agora, o que fazer? Relaxa, a gente te ajuda a achar as causas do porque sua geladeira não está gelando e te mostra como resolver esse problema.

Minha geladeira parou de gelar: o que pode ser?

Porta mal fechada:

Essa é simples de ser solucionada. Verifique se tem algum objeto atrapalhando o fechamento da porta e impedindo sua geladeira de gelar. Pode ser uma garrafa que não está bem colocada, o gavetão que não foi fechado completamente ou alguma embalagem maior. Se for isso, organize a geladeira e feche a porta.

Borracha gasta:

A borracha de vedação com o tempo pode ficar gasta, atrapalhar o fechamento da porta e com isso facilitar a saída de ar. O resultado disso é a geladeira gelando pouco, mas é possível resolver por conta própria sem dores de cabeça. A solução é optar por uma nova borracha de geladeira e para fazer a substituição do jeito certo confira o nosso post de como trocar a borracha da geladeira.

Abertura frequente da porta:

Para a geladeira gelar bem, é importante que a porta esteja a maior parte do tempo fechada. Portanto, evite a abertura frequente das portas, espere a comida esfriar antes de guardá-la e procure abrir a porta apenas quando tiver certeza do que quer pegar.

Temperatura incorreta:

De nada vai adiantar você encher a sua geladeira e ajustar a temperatura mínima. Ela não dará vazão à quantidade de alimentos e não esfriará como o esperado. Então, para sua geladeira gelar como o esperado, selecione sempre a temperatura de acordo com a quantidade de alimentos no seu interior. Alguns modelos têm funções específicas para cada tipo de uso.

Condensadora suja:

Está se perguntando “porque minha geladeira não está gelando”? saiba que o problema pode ser a sua condensadora suja. Nos modelos onde fica exposta, ela pode ser identificada como aqueles tubos que ficam logo atrás da grade, na traseira da geladeira. Esses tubos distribuem o gás que mantém a geladeira refrigerando, então é necessário evitar que se entupam e encham de pó. É possível limpá-las em casa, evitando usar produtos abrasivos (principalmente os feitos à base de cloro). Na limpeza da condensadora, opte sempre por água e pano limpo ou ar comprimido.

Vazamento de gás do congelador:

Se sua geladeira não gela a parte de baixo, o gás que passa pela condensadora pode estar vazando. O fluxo dele, na maioria dos modelos, é de cima a baixo, fazendo com que a parte inferior do eletrodoméstico resfrie. Esse tipo de problema só pode ser resolvido com ajuda de um técnico.

Filtro sujo:

Outra parte do sistema de condensação de ar é o Filtro Secador. Quando ele não é limpado com frequência, pode entupir e barrar a passagem do gás no processo de resfriamento, diminuindo a capacidade de refrigeração da parte inferior. Esse é um daqueles problemas que só pode ser resolvido com suporte técnico especializado.

Resistência queimada:

Há nas geladeiras uma placa fria que ajuda no resfriamento. Quando o condensador desliga, uma resistência presente nessa placa faz ela esquentar e derreter o gelo acumulado.

Quando essa resistência queima, a placa não consegue mais provocar o derretimento do gelo, levando a um acúmulo que impede a troca de calor com o ambiente externo. Mais um problema que só pode ser consertado por suporte técnico.

Se mesmo com essas dicas o seu problema não resolver, entre em contato com a central de atendimento Consul para a gente te ajudar.

Agora se conseguiu identificar a causa do porque sua geladeira não gela e resolver esse problema, talvez a gente possa de ajudar com outras situações cotidianas desagradáveis que acontece com esse aparelho. Para saber mais, veja o nosso conteúdo de como resolver os problemas frequentes nas geladeiras.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!