Imagem

Máquina de lavar não liga: O que pode ser?

Você foi ligar a lavadora de roupas e percebeu que ela não estava funcionando. Agora não sabe qual o problema dela e nem o que fazer para descobrir, então veio até aqui atrás da nossa ajuda. Bem, veio ao lugar certo! A seguir vamos enumerar os possíveis problemas que podem impedir que sua máquina ligue, ou até fazê-la ligar, mas não funcionar.

É comum acharmos que a placa da lavadora, peça que faz a máquina de lavar funcionar, tenha queimado e procurarmos assistência técnica quando algo assim acontece. Entretanto, é recomendado que você confira algumas coisas antes.

Máquina de lavar não liga: principais motivos

Falta de energia elétrica

É a primeira coisa a se conferir quando a máquina de lavar não liga. Verifique se o plug dela está conectado na tomada, se há corrente elétrica na sua residência e se a tomada está funcionando corretamente, fornecendo energia apenas parcialmente ou não fornecendo energia nenhuma. Um problema em qualquer desses pontos pode ser o motivo do não ligamento do aparelho.

Tampa/porta mal fechada ou defeituosa

A maioria das máquinas atuais contam com um sensor que identifica quando a porta ou a tampa da sua máquina estão fechadas. É um dispositivo de segurança chamado interruptor, que evita acidentes durante a centrifugação e outras etapas da lavagem que podem acontecer se a tampa da lavadora estiver aberta.

Nesse caso, o problema pode tanto ser que sua máquina não está fechando devidamente, quanto que o interruptor está com defeito. No segundo caso, o suporte técnico é necessário.

Botão liga/desliga com problema

Aqui a lógica é um pouco parecida com a da tampa: verifique se o botão não está em uma posição incorreta ou se ele não funciona. Se o botão da sua lavadora Consul estiver com defeito, pode encontrar a reposição na categoria de peças de máquina de lavar da loja online. 

Haste da micro chave torta ou quebrada

A haste da microchave é uma peça metálica que, como o nome diz, aciona a micro chave. Essa peça é a responsável por iniciar ou interromper o funcionamento da sua lavadora. Esse é um dos problemas que só podem ser identificados e resolvidos com ajuda do suporte técnico.

Placas de interface e potência queimadas

São duas placas que interagem entre si para fazer sua máquina funcionar. A placa de interface é a que diz à placa de potência quais comandos você deu para o funcionamento da sua lavadora. A placa de potência, então, executa-os. Problema no funcionamento de qualquer uma delas pode ser o responsável pelo defeito da sua lava-roupas e somente um técnico especializado pode identificar qual delas não está funcionando. Procure nosso suporte técnico que iremos te ajudar. 

Agora se o seu problema for na centrifugação, veja nosso conteúdo com as possíveis causas de quando a máquina de lavar não centrifuga, e saiba também como solucionar esse problema.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!