Imagem

Máquina de lavar não centrifuga, o que pode ser?

A centrifugação, responsável por remover o excesso de água das peças que estão sendo lavadas, é a última etapa do ciclo da máquina de lavar que contribui para a secagem mais rápida das roupas e afins. Porém, o que fazer quando a máquina de lavar não centrifuga?

Não se preocupe, pois estamos aqui para te ajudar! Como ninguém quer passar por situações onde a roupa permanece encharcada depois de limpas, separamos algumas dicas para você conseguir detectar e resolver o problema com a centrifugação da máquina.

Importante: Antes de mais nada, é importante ressaltar que é comum que as máquinas de lavar apresentem problemas, como por exemplo, na centrifugação, à medida em que suas peças entram no processo de desgaste com o tempo e a quantidade de lavagens.

A máquina não está centrifugando?

Se você está passando por problemas com a sua roupa molhada, o primeiro passo é descobrir onde está a origem do problema. Quando a máquina para de centrifugar, 4 problemas diferentes podem ser detectados, sendo eles: nos botões em que você seleciona a programação da sua lavadora; na parte mecânica do motor de transferência, na eletrobomba ou no sistema elétrico do produto.

Para facilitar na hora da análise, separamos abaixo dois tópicos relacionados à problemas mecânicos ou elétricos.

Máquina de lavar

Problemas mecânicos

Dentre todos os citados, é muito mais comum o problema estar relacionado à parte mecânica, do que nos botões da programação (placa). Isso ocorre devido ao desgaste natural das peças da máquina que, com o passar do tempo e das lavagens realizadas, apresenta dificuldades na etapa final da lavagem.

Motor de transferência – Falha na transmissão

Peça responsável por auxiliar o cesto da máquina de lavar durante o processo de centrifugação (e agitação), a transmissão, ou motor de transferência, pode ser um dos principais fatores da falha na centrifugação da máquina, uma vez que é crucial para o funcionamento da função.

Sendo facilmente detectado, se a máquina está fazendo ruídos e o cesto parou de rodar, o problema com certeza estará aqui! Normalmente, a falha na transmissão pode estar ligada à algum problema no capacitor ou câmbio, assim como no atuador de freio, à algum fio interno quebrado ou à placa eletrônica.

A substituição do kit de mecanismo da máquina de lavar, ou de qualquer uma das peças que comentamos anteriormente, será o bastante para solucionar o problema.

Importante: Lembre-se de analisar bem antes de comprar qualquer peça. Sugerimos, sempre, contatar a ajuda de profissionais especializados no assunto para solução do problema.

Eletrobomba

Certo, você verificou que seu problema é mecânico, mas não está relacionado ao motor de transferência. Nesse caso, provavelmente o problema está na eletrobomba, a peça responsável por esvaziar a máquina.

Simples para ser detectado, se sua máquina de lavar não está centrifugando e também não está expelindo a água do enxague, significa que a eletrobomba não está conseguindo realizar sua função dentro do processo da lavagem. Isso ocorre, geralmente, por desgaste da peça, interrompendo o processo de lavagem.

Geralmente, a substituição da eletrobomba é o suficiente para sua lavadora voltar a funcionar de forma completa. Para estes casos, assim que detectado o problema, o melhor caminho é contar com a ajuda de um profissional especializado.

Problemas elétricos

Diferenciando-se das causas citadas anteriormente, os problemas elétricos não estão relacionados às peças da máquina, mas ao seu sistema de programação eletrônico. Dessa forma, confira abaixo uma das formas de detectar problemas eletrônicos relacionados à falha de centrifugação da máquina.

Problemas na placa eletrônica (botões)

Menos comum do que os casos apresentados acima, é possível que sua máquina de lavar apresente dificuldade para centrifugar por problemas relacionados a placa eletrônica de funções. Dessa forma, fica mais fácil verificar se o problema está relacionado à placa, a partir do momento em que você seleciona qualquer função no painel e ela não inicia o processo de lavagem.

Detectado o problema com a placa eletrônica, o melhor a se fazer é contar com ajuda de pessoas especializadas no processo de troca da peça. Lembre-se sempre de apresentar o modelo da sua máquina de lavar.

Evite danos na sua máquina

Se você identificar que a sua lavadora não está centrifugando é importante correr atrás da solução o mais rápido possível. Isso porque um simples problema, como um fio solto ou uma engrenagem enroscada, que pode ser resolvido rapidamente, pode sobrecarregar o seu produto desnecessariamente.

Então, não deixe para solucionar o problema apenas quando sua máquina quebrar. Fazer manutenções periódicas ou ficar muito atenta a qualquer ruído ou comportamento estranho, vai fazer com que a sua máquina de lavar trabalhe por mais tempo!

Aproveite que já aprendeu um pouco mais sobre resolver o problema de centrifugação da sua máquina de lavar, confira algumas dicas de como deixar as roupas mais cheirosas.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!