Imagem

Micro-ondas faz mal pra saúde?

Com os dias cada vez mais corridos, é só questão de tempo do micro-ondas tomar o seu espaço em todas as cozinhas. Hoje ele é um eletrodoméstico quase que obrigatório e o que não falta são alimentos e receitas próprias para serem preparadas nele.

Mas mesmo assim, sempre bate aquela dúvida: será que uma tecnologia que esquenta a comida pode trazer problemas? Não se preocupe, já facilitamos tudo e abaixo vamos explicar se o micro-ondas faz mal para a saúde.

Como funciona as micro-ondas

O primeiro passo é saber como funciona o seu micro-ondas. Antes de se tornar um eletrodoméstico, micro-ondas eram usadas como uma frequência de rádio e não demorou muito pra perceberem que essas ondas também eram capazes de aquecer as coisas.

Como o próprio nome já diz, o seu aparelho emite ondas eletromagnéticas em uma frequência muito alta. Isso faz com que as moléculas do ar e de dentro dos alimentos se agitem ao ponto de gerar calor e se aquecerem.

micro-ondas

E faz mal para a saúde?

O seu produto, principalmente se for um modelo mais atual, já vem preparado para que nenhuma dessas ondas de alta frequência escapem de dentro do micro-ondas. Se eles esquentam os alimentos de dentro, provavelmente iriam esquentar tudo em volta também.

Por isso, desconfie de qualquer aparelho muito velho ou que pareça estar com defeito. É importante que a vedação não deixe que as ondas escapem.

Então, respondendo a pergunta: se o seu micro-ondas estiver novo e em bom estado, ele não fará mal nenhum para a saúde.

Esquentando comida no micro-ondas

Agora que você já descobriu que o seu micro-ondas não faz mal para a saúde, precisamos falar das comidas que você vai esquentar nele. Preparar uma pipoca de micro-ondas, ou então até fazer um ovo no micro-ondas não tem nada demais, de vez em quando.

Mas um hábito bastante comum é, além de usar o micro-ondas para esquentar uma comida que você preparou, é preparar opções de comidas semi prontas. Elas são uma ótima alternativa para quem tem pouco tempo disponível, mas vale lembrar que estes alimentos costumam ter muito sódio e outros condimentos que, se consumidos diariamente, podem trazer algumas complicações para a saúde.

Então, as chances de algo fazer mal pra saúde é muito mais pelo o que você consome, do que por onde você esquenta a sua comida.

Agora que já sabe um pouco mais sobre o micro-ondas, que tal descobrir como limpar o seu micro-ondas em 4 passos?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!