Imagem

Micro-ondas não esquenta…Ihhh agora?

Hoje em dia o micro-ondas é um eletrodoméstico quase que obrigatório em qualquer cozinha. De esquentar aquele pedaço de pizza da noite anterior a fazer receitas básicas em questões de minutos, o micro-ondas acaba sendo usado várias vezes ao dia para esquentar e preparar as mais diversas refeições.

Mas imagina só você querendo estourar uma pipoca sem fazer muita sujeira, coloca o tempo necessário, ele liga e… nada acontece. Se você está passando pelo problema do micro-ondas ligar mas não esquentar, não se preocupe, geralmente a causa é fácil de se detectar e vamos te ajudar nisso!

Por quê meu micro-ondas liga mas não esquenta?

Verifique as tomadas da sua casa

A nossa primeira dica parece ser brincadeira, mas muita gente comete esse erro. Se o seu micro-ondas liga mas não esquenta, pode ser que o eletrodoméstico e a tensão da sua casa não são compatíveis! Nesses casos, a melhor maneira de evitar esse problema é checar, antes da compra, a tensão necessária para o eletrodoméstico funcionar perfeitamente.

Ah, claro que o problema também pode estar na tomada que você está tentando usar. Em casos como este, é só testar em outra tomada que você tenha certeza que está funcionando.

Cheque a porta do micro-ondas

Geralmente os micro-ondas possuem uma trava de segurança que não o deixam funcionar com a porta aberta. Se o seu micro-ondas não esquenta, pode ser que o problema esteja justamente nessa medida de segurança.

Ou a porta não está se fechando completamente, talvez porque ter algo grande demais dentro do seu micro-ondas ou alguma coisa esteja atrapalhando o fechamento. Em outras situações, algum dispositivo interno não está identificando que a porta está totalmente fechada, por ela estar danificada, por exemplo.

Potência errada:

Além de verificar a voltagem, é necessário ficar atento a potência. Afinal, alguns alimentações e porções necessita de mais calor para poder esquentar. 

Por isso, sempre ajuste o nível de potência do equipamento de acordo com o manual de instruções do aparelho e depois verifique se o aquecimento acontece da maneira correta. 

Ah! às vezes, o problema também pode ser no modo de programação do aparelho, por exemplo, quando você coloca na opção “descongelar”, o aquecimento acontece mais lentamente e pode parecer que seu microondas não está esquentando. 

Saídas de ar obstruída:

Sabe aquelas pequenas aberturas que tem na lateral do seu aparelho? elas não estão ali a toa, afinal para o micro-ondas funcionar corretamente é necessário que a saída de ar esteja livre.

Dessa forma, é necessário verificar se não tem nenhum objeto obstruindo e impedindo a passagem do vapor, pois se isso acontecer o vapor pode acumular dentro do aparelho e consequentemente comprometer o aquecimento dos alimentos. 

É sempre bom ficar de olho no manual de instruções, lá explica qual é o espaço necessário que você precisa deixar ao redor do aparelho, geralmente o recomendado é de 10 cm.

Prato giratório com defeito:

Se o seu micro-ondas não esquenta, o problema pode estar no prato giratório, afinal o bom funcionamento do mesmo é essencial para o seu aparelho aquecer corretamente os alimentos. 

Problemas internos

Um pouco mais complicado de identificar que os demais sinais, um dos defeitos possíveis pode estar dentro do seu aparelho. Se você já verificou todas as situações acima e mesmo assim o seu micro-ondas liga mas não esquenta, você provavelmente terá que pedir ajuda para um profissional especializado.
A causa do problema pode ser em um interruptor interno que pode ter queimado ou se danificado com o tempo e não está mais alimentando os componentes internos do seu micro-ondas ou então o fusível que pode ter queimado.

Em qualquer uma das situações, não pense duas vezes em pedir ajuda para a assistência autorizada da Consul. O profissional vai saber dizer qual a raiz do problema e indicar a melhor solução possível para você!

Utensílios errado:

Parece coisa boba, mas o recipiente que você vai esquentar o seu alimento é fundamental para que o aquecimento aconteça, afinal às vezes o utensílio que você está utilizando não propicia a propagação de calor necessária. 

Por isso, sempre fique de olho em qual material você está usando e se ele é recomendado para ser utilizado no micro-ondas. Para saber mais, confira aqui o que pode ir no micro-ondas.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!