Imagem

O que é forno autolimpante?

Quem cozinha bastante a própria comida sabe como é fácil de sujar o fogão rapidamente. Qualquer vacilo é algo que respinga, cai ou escorre e lá vai a gente ter que limpar tudo no fim do almoço, junto com a louça.

Mas quando o assunto é assar algo, a história já muda! Isso porque alguns fornos possuem um recurso autolimpante. O processo é bastante simples e tudo o que você precisa fazer para usar este recurso é deixar com o que forno faça o que sabe de melhor: esquentar.

Como funciona o forno autolimpante?

Essa função autolimpante faz com que a gordura dos alimentos que estão sendo assados evapore por meio de uma reação química.

Isso acontece porque o interior de um fogão autolimpante possui um esmalte interno que que o deixa cheio de pequenos poros. Então, quando você começa a assar algo a gordura do seu assado respinga nesses poros e acaba reagindo com revestimento.

A combinação do ar quente que está circulando dentro do forno e o esmalte deste revestimento faz com que a gordura evapore, impedindo que o interior do seu forno fique respingado de gordura. Para completar a limpeza, um pano úmido é o suficiente para eliminar qualquer resquício de sujeira que tenha ficado.

Otimize a limpeza

Para que a função autolimpante funcione melhor, é importante que a temperatura interna do seu forno esteja muito alta, por volta dos 480°C. Para chegar nesta temperatura é importante deixar a tampa do seu fogão fechada para quem não tenha qualquer perda de calor.

Forno quente
A nossa dica para não ter que aquecer o forno novamente do zero, é aproveitar a que a temperatura que já estava sendo usada para assar a sua comida. Então é só tirar o seu assado e continuar com o fogão aceso por mais um tempo.

Não deixe de conferir os nossos modelos de fogões na Loja Consul.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!