Imagem

O que é forno autolimpante?

Quem tem o hábito de cozinhar muito sabe como é fácil sujar o fogão. Qualquer vacilo é algo que respinga, cai ou escorre e lá vai a gente ter que limpar tudo no fim do almoço, junto com a louça.

Quando o assunto é assar algo, a história muda. Isso porque alguns fornos possuem um recurso autolimpante. O processo é bastante simples e tudo o que você precisa fazer para usar este recurso é deixar com o que o forno faça o que sabe de melhor: aquecer.

Como funciona o forno autolimpante?

Essa função tem o objetivo de facilitar a remoção da gordura e restos de alimentos do forno, sendo muito útil para quem passa horas na cozinha ou utiliza o forno frequentemente. O modo autolimpante faz com que a gordura respingada dos alimentos que estão sendo assados evapore e se desintegre facilmente, sendo eliminada por meio de uma reação química.

Isso acontece porque no interior de um forno autolimpante possui um tipo de esmalte e estrutura com pequenos poros. Então, quando você começa a assar algo a gordura respinga nesses poros e acaba reagindo com o revestimento do produto.

A combinação do ar quente que está circulando dentro do forno e o esmalte deste revestimento faz com que a gordura evapore, impedindo que o interior do seu forno fique respingado de gordura. Para completar a limpeza, um pano úmido é o suficiente para eliminar qualquer resquício de sujeira que tenha ficado.

Forno elétrico autolimpante

Uma boa opção para quem deseja praticidade no dia a dia é ter um forno elétrico autolimpante. O equipamento possui as mesmas funções do forno convencional, como assar, dourar, gratinar alimentos e dar o toque final que você deseja. Ele também ocupa pouco espaço e pode ser utilizado para fazer diversas receitas menores ou mais rápidas.

Otimize a limpeza do forno

Para que a função autolimpante funcione melhor, é importante que a temperatura interna do seu forno esteja muito alta. Para chegar na temperatura ideal é importante deixar a tampa do seu fogão fechada para quem não tenha qualquer perda de calor.

Alguns alimentos como açúcar, leite e molho de tomate podem danificar o esmalte do forno caso entrem em contato com o material. Portanto, é importante tomar cuidado ao manusear e preparar esses pratos. Caso esses tipos de alimentos caiam ou respingue no forno, o mais indicado é que seja feita a limpeza manual da sujeira, antes de utilizar a função do forno autolimpante.

A nossa dica para não ter que aquecer o forno novamente do zero, é aproveitar a temperatura que já estava sendo usada para assar a sua comida. Então é só tirar o seu assado e continuar com o fogão aceso por mais um tempo.

Forno quente

E o forno limpa fácil, é diferente?

Um pouco diferente da função autolimpante, o forno limpa fácil possui a tecnologia Cleartec, que facilita a limpeza, já que possui uma superfície interna com esmalte de baixa porosidade e lisa, evitando o acúmulo de gordura. Assim, a gordura dos alimentos não ficará aderida na superfície e será muito mais simples limpar o forno.

Como diferenciar o forno limpa fácil do autolimpante

O que diferencia as funções dos dois tipos de forno é o acabamento interno. No forno autolimpante ocorre a reação das partículas de gordura ao entrar em contato com os poros que são formados nesse revestimento, assim, a gordura será desintegrada e ocorrerá a evaporação da mesma.
O revestimento do forno limpa fácil é liso, portanto a gordura não irá evaporar, mas ele evitará que ela grude na superfície, facilitando a remoção. Isso faz com que a limpeza seja mais rápida e prática, poupando esforços na hora da higienização após o uso.

Agora que você já conhece as funções autolimpante e limpa fácil, sabe como deve ser feita a limpeza de um forno. Se você quer aproveitar e conhecer outras funções práticas para sua rotina, conheça algumas opções de fogão e forno limpa fácil da Consul. Veja qual irá combinar melhor com a decoração do ambiente e qual possui o tamanho ideal para sua cozinha.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, veja esse post que preparamos e saiba tudo sobre fornos.

 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!