Imagem

Tudo o que você precisa saber sobre fornos

O forno é um dos eletrodomésticos mais versáteis da cozinha, seja na versão convencional, integrada ao fogão, ou na versão de embutir. Mas, você está aproveitando todas as suas funcionalidades? Sabe como ele funciona, como instalar e como limpar? E as diferenças entre os diversos tipos? Descubra tudo o que você sempre quis saber sobre fornos.

Como o forno funciona?

O forno funciona como uma estufa muito quente, que cozinha os alimentos de maneira uniforme. Diferentemente do cozimento que acontece em uma panela no fogão, no forno, o alimento recebe calor de todos os lados, por igual. Assim, é possível cozinhar alimentos volumosos, como um frango inteiro ou um pão, por exemplo.

Cozimento lento

No forno, é possível utilizar temperaturas mais baixas para assar os alimentos lentamente. Esse processo é comumente utilizado para carnes mais duras e gordurosas, que precisam de mais tempo para ficarem macias.

É o caso de carnes como cupim, costela e barriga de porco. Essas carnes, se expostas ao calor intenso de uma frigideira, ficam duras. Já no forno, elas conseguem atingir um nível alto de maciez e suculência.

Alimentos que precisam crescer

Pães e bolos precisam de um calor uniforme para crescer e depois assar. Só no forno é possível proporcionar o calor ideal para a fermentação acontecer e, posteriormente, produzir um exterior crocante e/ou dourado.

Gratinar e dourar

Uma boa lasanha precisa de uma camada de queijo gratinada, certo? Mas, antes da formação da crosta, é necessário assá-la, assim como o pão.

No forno, é possível fazer as duas coisas. Basta, depois de assar, acionar a função Grill. Uma resistência elétrica localizada na parte superior do forno é acionada, proporcionando um calor intenso na parte de cima do alimento e formando o que chamamos de “gratinado”.

Banho-maria

Também é possível cozinhar os alimentos em banho-maria utilizando o forno. Alguns alimentos, como o pudim, precisam de um cozimento ainda mais lento. Para tanto, coloque a forma dentro de uma assadeira cheia de água. Assim, a água vai resfriar constantemente a forma, baixando a temperatura para um cozimento mais brando.

Forno assando um bolo

Aquecer e descongelar

Essas funções são geralmente exercidas pelo micro-ondas. Mas o forno é uma ótima alternativa na hora de aquecer e descongelar alimentos. Se faltou energia elétrica na sua casa, que tal usar o forno para esquentar o jantar?

Refeições completas e fáceis

Com a correria do dia a dia, procuramos, cada vez mais, maneiras de cozinhar com mais praticidade e agilidade. Está muito na moda fazer refeições completas em uma única assadeira, utilizando o forno. Assim, fica tudo pronto ao mesmo tempo, enquanto você se ocupa de outra atividade. E, o melhor: menos louça para lavar depois.

Você pode escolher entre frango, carne ou peixe, complementar com batatas, legumes e pronto! Tudo feito no forno, com toda a facilidade que você precisa.

Como escolher o forno ideal?

Para escolher o forno ideal para a sua casa, você precisa considerar os seguintes itens:
– Tamanho da cozinha
– Frequência de uso
– Capacidade necessária
– Possibilidades de instalação

Para espaços compactos, o forno de embutir é uma boa opção. Já para famílias grandes, o ideal é escolher um forno com alta capacidade, e os fornos convencionais, que são integrados ao fogão, costumam ser maiores. Se a frequência de uso for alta, você pode querer considerar um forno à gás, já que o elétrico pode significar um aumento na sua conta de luz.

Forno convencional X forno de embutir

A maior vantagem do forno de embutir é a versatilidade. Caso você decida fazer uma reforma na sua cozinha ou precise mudar de casa, há mais opções para posicionar o seu forno, já que ele é independente do cooktop. Como já falamos, ele também é uma boa opção para cozinhas compactas, porque ocupa menos espaço que um fogão.

O forno convencional continua sendo uma boa opção para cozinhas com mais espaço. Se você usa o seu forno com muita frequência e costuma fazer alimentos grandes, talvez seja bom optar por esse modelo, por conta de sua capacidade.

Forno de embutir elétrico X forno de embutir à gás

Os fornos de embutir possuem duas versões: elétrico e à gás. Ambos possuem vantagens e desvantagens, veja algumas:

Forno de embutir elétrico Forno de embutir a gás
Não depende da saída de gás Mais barato
Maior precisão de temperatura e aquecimento mais uniforme Gasta menos energia
Desligamento automático Funciona mesmo quando falta luz

Saiba mais sobre as diferenças entre forno elétrico e forno à gás.

Como fazer a instalação do forno?

Depois de decidir entre um forno convencional ou um forno de embutir, você precisa verificar como fará a instalação.

A instalação do forno convencional nada mais é que o posicionamento e ligação do gás no fogão. Os fogões normalmente vêm, de fábrica, prontos para o GLP, o gás de botijão. Se sua casa é abastecida com gás encanado (gás natural), será necessário fazer a conversão. Entenda como fazer a conversão de GLP para gás natural.

Para instalar o forno de embutir, você vai precisar de um nicho, seja embaixo da bancada, do cooktop, ou em uma torre, junto com o micro-ondas. Verifique as medidas do seu forno para fazer o projeto do móvel que o receberá e siga nossas dicas para instalar o forno de embutir.

Como limpar o forno?

Atualmente, a maioria dos modelos de forno disponíveis no mercado conta com uma tecnologia autolimpante. Assim, a gordura não se acumula e limpar o interior do forno torna-se muito mais simples. Entenda como funciona o forno autolimpante.

Por mais eficiente que seja a função autolimpante, de tempos em tempos é necessário fazer uma limpeza. Siga esses passos:
– Retire as grades e lave-as com esponja macia e detergente.
– Limpe o vidro. Veja nossas dicas para limpar o vidro do forno.
– Limpe o interior do forno com uma esponja macia e detergente.
– Retire o detergente com um pano úmido.
Agora você já sabe tudo sobre forno e pode escolher o melhor modelo para a sua cozinha. Que tal aprender para o que serve o pré-aquecimento?

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!