Plantas para apartamento: tudo que precisa saber

Algumas pessoas adoram ser pais de pet. Outras, amam cuidar de suas plantinhas e acham isso extremamente terapêutico. Isso vem pegando todas as idades, desde os mais velhos até os mais jovens, que têm seu próprio cantinho. Vamos falar de plantas para apartamento!

E se você pensa que precisa de um grande quintal ou jardim para garantir que elas estejam felizes, está muito enganado. As plantas para apartamento, por exemplo, vieram para ficar e são as favoritas das grandes metrópoles, purificando o ar da casa e trazendo uma melhor qualidade de vida para seus moradores.

Que tal a gente aprofundar nossas raízes nesse assunto e conhecer os vários tipos de plantas incríveis que existem para você deixar seu apartamento ainda mais vivo? Vamos nessa!

 

Plantas para apartamento: sombra

Como é de conhecimento geral, plantas precisam de luz para fazerem sua fotossíntese e crescerem fortes e saudáveis. O que poucas pessoas sabem é que existem algumas que não precisam dos raios diretos do sol para sobreviverem e isso as torna mais do que perfeitas para serem plantas para apartamento.

Algumas delas são:

 

Jiboia

A hera-do-diabo, jiboia-verde ou apenas “jiboia” é um ótimo exemplo de vegetação para ficar dentro de casa. Além do seu comprimento poder ultrapassar 120 cm, nas condições corretas, ela pode ser plantada em vasos pequenos e ser cultivada em quaisquer cômodos da sua casa que tenham a característica de oferecer uma boa iluminação indireta e boa ventilação.

Para garantir que ela tenha um crescimento apropriado, procure adicionar algum tipo de matéria orgânica ao extrato de tempos em tempos — mais ou menos, a cada três meses —, além de garantir que ele esteja sempre úmido, porém bem drenado — ou seja, após regá-la, garanta que todo o excesso de água tenha saído e que a terra não esteja encharcada.

Lembre-se que o segredo para uma planta saudável é observar, tocar e sentir a terra, entender suas necessidades a cada estação e por aí vai.

 

Areca-bambu

Esse tipo de palmeira é advinda de climas de florestas tropicais, o que significa que ela adora uma boa sombra e umidade. Inclusive, ela é uma umidificadora natural, além de ser belíssima, filtrar toxinas e ser até que fácil de cuidar.

Mantenha-a sempre em um lugar no qual ela receba luz indireta do sol, preferindo vasos grandes para que ela tenha espaço para crescer, e mantendo uma rega frequente — sempre verificando com o dedo se a terra está úmida antes de regar novamente, para evitar encharcá-la.

Uma dica boa é: na hora de montar o vaso, faça uma camada de drenagem. Assim, você garante que a terra estará sempre na condição perfeita.

 

Lírio-da-paz

Dentre as opções de plantas para apartamento, esta é uma linda escolha para decorar sua casa com um toque sofisticado. O lírio-da-paz recebe seu nome por conta de suas flores brancas e gosta de sombra, porém também gosta de ficar em ambientes bem iluminados. Ou seja, deixe-o naquele lugar da sua casa que o sol não toca, mas que tenha bastante iluminação indireta.

Essa é uma planta que adora ter uma terra úmida e de ser alimentada com compostos orgânicos, como húmus de minhoca. Mas não a regue nem a adube em excesso. O solo encharcado pode fazer com que as raízes apodreçam e usar muito adubo pode fazer com que suas flores não cresçam.

Inclusive, você quer saber um pouco mais sobre como cuidar das flores em casa? Temos um artigo especial sobre o assunto esperando por você. Dê uma conferida nele depois que acabar de ler este aqui.

 

Plantas para apartamento: sol

Agora que já abordamos as plantas que adoram sombra e água fresca, podemos falar sobre aquelas que são fãs número um do sol. Essas, ao contrário de suas parentes mais tímidas, adoram receber os raios de sol diretamente em suas lindas folhas.

Se você é fã de sol, vai querer retocar o seu bom bronze ao lado de uma dessas plantas:

 

Suculenta

Quando a gente pensa em sol e resistência ao calor, pensamos na hora nas suculentas. Esse tipo de planta foi criada pela mãe natureza para reservar o máximo possível de água em suas folhas e enfrentar temperaturas escaldantes.

Podemos até dizer que essa é uma planta super independente, pois não há a necessidade de ter grandes ou específicos cuidados com ela. Em tempos muito secos e de muito calor, basta regá-la em abundância quando você perceber que o substrato dela está totalmente seco. Já no frio, os cuidados são ainda mais tranquilos! Regue-a em abundância uma vez a cada 20 dias e pronto.

 

Palmeira fênix

A gente sabe… Esse não parece ser um bom exemplo de plantas para apartamento, mas acredite em nós: ela é. Se você tiver uma varanda na qual o sol fica praticamente o dia inteiro, poderá colocar a palmeira fênix em um vaso grande, exposta aos raios solares. Assim, é garantido que ela se tornará uma árvore bem forte. É a perfeita opção para quem quer trazer uma ambientação mais tropical para a sua casa. 

Essa belezinha gosta de sua terra com bastante adubo orgânico e sempre úmida.

 

Aspargo-pluma

O aspargo-pluma é outra planta extremamente fácil de se fazer feliz. Não há segredo: plante-a em um vaso de tamanho ideal e deixe-a em um lugar que ofereça sol em abundância e pronto. Você verá essa linda espécime crescer e triunfar.

Como ela gosta mais de uma terra mais arenosa, é só colocá-la em um extrato feito com terra, areia e húmus. Pronto! Você garantiu uma vida feliz e agradável para a mais nova integrante da família.

 

Plantas para apartamento pequeno

Você tem um apartamento pequeno e acha que não cabe nem uma plantinha nele para te fazer companhia? Aqui estão três plantas para ambientes fechados que serão suas melhores amigas de hoje em diante.

 

Palmeira ráfia

Marcando mais uma vez presença na nossa lista, temos outra integrante da família das palmeiras: a palmeira ráfia ou ráfis. Ela é super versátil e combina com diversos tipos de decorações e cômodos.

Ela não gosta muito de raios solares direto nela, então o melhor é deixá-la em um lugar da sua casa que não tenha muita incidência de sol. E ao contrário de todas as outras plantas que citamos por aqui, essa aqui não é muito fã de ter a terra sempre úmida. Ou seja, você só precisa regá-la moderadamente, deixando o solo dela um pouco mais seco.

 

Violeta

Que tal adicionar um pouco de cor ao seu apartamento? Se você gostou da ideia, a violeta  é uma ótima opção para decorar seu amado cantinho.

Ela adora um lugar bastante iluminado, então não a deixe ficar em lugares muito escuros da sua casa. Mas mesmo adorando iluminação, não se engane, pois ela é delicada. Isso significa que ela não gosta de tomar banhos de sol em suas pétalas, pois isso pode danificá-las. Então, assim como muitas plantas aqui de nossa listinha, o ideal é que ela fique em um lugar que tenha luz do sol indireta.

A violeta pode ser plantada em vasos pequenos e com boa drenagem, precisando ser regada apenas por volta de duas vezes por semana. Ah, ela adora uma boa nutrição também. Em lojas de jardinagem você encontra fertilizantes livres de ureia — o ideal para as violetas — e adubos especialmente criados para essa espécie. Tudo para fazê-la crescer feliz.

 

Mini cactos

E é lógico que não poderíamos deixar de falar das plantinhas mais perfeitas para lugares com pouco espaço. Os mini cactos são compactos, são fofos e, assim como as suculentas, não necessitam de cuidados tão metódicos.

Eles podem ocupar qualquer lugar da sua casa, desde sua sala, sua cozinha, até seu banheiro. A única coisa que você precisa fazer é deixá-los em um lugar com boa incidência de luz solar e regá-lo em abundância apenas de vez em quando. O segredo é sempre verificar se a terra na qual ele foi plantado está totalmente seca. Se estiver, é hora de regar de novo; se não, pode esperar mais um pouco.

 

Plantas para varanda

Apartamentos com varandas amplas são sempre o lugar perfeito para os amantes de plantas e flores. É o espaço ideal para criar um oásis pessoal, um ambiente lindo, com uma diversidade belíssima de cores e formas.

Caso você tenha esse tipo de espaço, temos algumas opções excelentes para te inspirar.

 

Lança-de-São-Jorge

Uma ótima primeira escolha para se fazer é a lança-de-São-Jorge. Se você for uma pessoa de fé e/ou supersticiosa, ainda melhor! Essa planta, para muitas pessoas, traz proteção para o lar e afasta toda e qualquer energia negativa do seu canto de paz.

Agora, mesmo sem esse significado, ainda é uma planta incrível de se ter. Diferente da “espada-de-São-Jorge”, suas folhas são mais finas e em formato cilíndrico. Ela é muito resistente às altas temperaturas do verão e às secas. Tanto que não gosta muito que sua terra fique muito úmida. Então se você regá-la duas vezes por semana, ela já ficará contente.

Essa é uma planta para se cultivar em vasos, porém é preciso ter muita atenção! Suas folhas, assim como as da espada-de-São-Jorge e do comigo-ninguém-pode, são tóxicas. Isso significa que, caso você tenha algum pet, talvez essa não seja uma boa opção para ter em seu apartamento.

Mas tudo bem, pois temos outras ideias para você.

 

Girassol

Outra linda e radiante — quase literalmente — opção para você é criar alguns girassóis em sua varanda! Imagine ter essas belíssimas flores seguindo o sol, mostrando todo o seu esplendor amarelo e colorindo sua casa?

A gente nem precisa dizer que essa é uma planta que, definitivamente, precisa de sol, né? Além disso, apesar de ser uma flor, essa é uma planta para lá de resistente aos períodos de seca. Então, ao contrário do que se pensa, não há necessidade alguma de uma rega diária. Novamente, aqui entra aquela dica de ouro de observar a terra. Coloque o dedo dentro dela e, se estiver completamente seca, pode oferecer uma boa rega e, depois, deixar a terra ficar completamente seca para colocar água novamente. Uma vez por semana é uma boa média, mas o segredo é sempre observar.

 

Samambaia

Essa última dica é para aqueles que têm varanda que não pega quase nada de sol. Para esses casos, que tal pegar uma samambaia?

Sim, a tão querida e lindíssima samambaia, presente em muitas casas brasileiras. Ela é bem fácil de cuidar, mas merece receber bastante amor e atenção. Ela não gosta de receber os raios de sol diretamente em suas folhas, mas, mesmo assim, ama um lugar bem iluminado. Ou seja, para as varandas que não o sol não bate diretamente, ela é mais do que perfeita!

E aqui está outro pulo do gato: pode-a com frequência e garanta que o solo dela esteja sempre úmido e você terá uma bela e bem verde planta para deixar sua varanda um charme.

 

Plantas para quem tem pets

Já falamos de tantos tipos de plantas para apartamento em tantas situações diferentes que não poderíamos deixar nossos pais de pet na mão. Por isso, trouxemos algumas incríveis opções para aqueles que têm bichinhos de estimação.

 

Grama para gatos

A primeira dessa lista não poderia ser outra que não a grama para gatos. Para aqueles que têm nossos amigos felinos, essa é uma opção quase necessária. Os gatos adoram mastigar e comer esse tipo de grama, pois faz um bem danado para eles: ajuda o sistema digestivo a funcionar melhor, tem bastante minerais e fibras, e ainda acalma os bichanos.

Você consegue encontrar a grama para gatos na maioria das grandes lojas de pet e é só regá-la com frequência que ela sempre estará pronta para seu gato degustá-la.

 

Maranta tricolor

Uma planta belíssima e super interessante de se ter, e que não representa perigo algum para seu pet é a maranta tricolor. Ela tem um rito diário para lá de curioso: toda noite ela se fecha para abrir novamente apenas no dia seguinte.

Ela é uma planta que, assim como muitas que citamos, adora uma boa umidade, mas… Adivinhou! Não suporta terra encharcada. Uma ótima dica é plantá-la em um vaso espaçoso com uma camada de pedras ao fundo. Assim, é garantia de que ela terá as condições perfeitas para triunfar e ficar bela.

 

Lavanda
A última de nossa lista, além de ser pet friendly, é para lá de linda, tem um cheiro delicioso e é uma grande favorita dos amantes de flores: a lavanda.

Ela não é nem um pouquinho tóxica para nossos amados bichinhos e é perfeita para perfumar sua casa e trazer cor e vida para os seus ambientes. Porém, para ela crescer alegremente, alguns pontos merecem ser seguidos.

A primeira coisa que você precisa fazer é “despertar” as sementes, por assim dizer. O nome correto disso é “quebra de dormência”. Não basta apenas colocar a semente direto no solo e irrigar. Há a necessidade de fazer esse processo que vai permitir que as sementes germinem apropriadamente.

Depois, escolha um local da sua casa que tenha muito sol para deixar seu vaso, pois a lavanda ama receber luz solar em grande quantidade. Na hora de montar o vaso para plantar sua semente germinada, procure por oferecer uma terra mais arenosa para a sua planta.

E não esqueça de construir uma camada de drenagem no fundo, pois lavandas não são muito fãs de uma alta quantidade de água em seu solo.

Por fim, depois que sua planta estiver para lá de saudável e linda, não se esqueça de podar suas folhas secas, pelo menos, uma vez por ano. Isso vai garantir que ela viva por muito tempo.

Esperamos que esse artigo sobre plantas para apartamento tenha inspirado você. Existem milhares de possibilidades para levar mais cor e mais vida para o seu lar, e mais qualidade de vida para a sua família. Por isso, se deixe levar pela sua criatividade e pela beleza dessas plantas que trouxemos para você hoje, e faça da sua casa o seu oásis particular.

A gente se vê no próximo artigo! Até lá.

Compartilhar